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Texto e contexto: a Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa

Este texto analisa as contribuições/implicações dos postulados da Linguística Contemporânea para o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente, abordando as alterações que ocorrem na metodologia de ensino dessa disciplina em virtude dos reflexos das investigações linguísticas.

As vias musicais

No carro, parado. A Rodovia Washington Luís, de vez em quando, traz essa surpresa: um ou dois quilômetros de automóveis enfileirados que, ao contrário de sua função, não se movem. Ouço músicas que gravei em um pendrive enquanto, pelo engarrafamento, eu vejo o mundo, cheio de pessoas e sinais. Imagino que outras pessoas dentro de outros carros possam estar impacientes, querendo chegar em casa. Eu, que não tenho pressa, penso que nesse meu trajeto não há pontes, o que me desagrada. Pontes são quase sempre bonitas. E são, também, uma imagem bonita, que vários poetas usam. Na objetividade reinante do mundo concreto, as pontes seriam apenas mais um amontoado de concreto e vigas. Mas, observando do carro parado, a ponte não é para ir nem pra voltar: a ponte é somente pra atravessar.

O bullying na escola: uma breve abordagem

Apelidos, brincadeiras de mau gosto, comentários (maldosos/negativos), gestos, gozações inocentes, ilustrações depreciativas, piadinhas, olhares etc. O que no início é considerado apenas brincadeira progride rapidamente para problemas mais graves, como: ameaças, chantagens, humilhações, intimidações, isolamento, insultos, agressões verbais e físicas, podendo até resultar em morte. Esse cenário reflete a atual situação das nossas escolas que estão vivenciando uma problemática, o bullying. Tal situação tem se refletido continuamente nos mais diversos âmbitos sociais e, sobretudo, no educacional. Segundo Jordão (2011, p. 1), "um terço dos adolescentes brasileiros diz sofrer agressões e intimidações na escola".

Por que devemos estudar artes e cinema dentro da escola?

Três grandes etapas marcam, até hoje, o processo de comunicação humana: a oralidade, a escrita e a imagem.

Uma escola de crianças arteiras

Uma escola que não segue uma pedagogia definida; um lugar onde as crianças podem assistir a aulas nas salas das outras crianças – caso achem mais interessante – e onde a “obrigação” é pintar, brincar e fazer arte, muita arte. Lá as palavras de ordem são afeto, criatividade, curiosidade e liberdade. É mais ou menos assim que as diretoras do Tabladinho definem esse espaço situado no Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro. Para saber um pouco mais sobre essa escola fundada na década de 1970 (mas que muito tempo antes já existia como um espaço aonde as crianças iam para brincar e criar), a revista Educação Pública fez uma entrevista com a pedagoga Lúcia Motta e a historiadora, antropóloga e especialista em Educação Infantil Inês Motta – ambas há pelo menos 30 anos à frente do Tabladinho:

Rubem Fonseca – novos livros, velhos hábitos

Contar a história de uma vida seria aborrecido e inacreditável. São palavras que Rubem Fonseca repete em sua disfarçada autobiografia, José. Aos 86 anos, esse autor de Juiz de Fora que mudou a narrativa brasileira resolveu, mais uma vez, mostrar que a literatura tem suas fronteiras tão mal traçadas quanto os limites entre a verdade e a mentira. Assim, lança um livro tangente à sua biografia, mas que, ao mesmo tempo, não desmente nem assume em nenhum momento que narra a vida do próprio autor. Uma vida pode ser aborrecida; torná-la literatura é fazer dessa vida algo tão interessante e verossímil quanto a arte.

Observatório da crítica

Ao acessar www.observatoriodacritica.com.br, você encontra um site com cara de blog. Isso porque a ideia desse espaço é arquivar entrevistas, resenhas, artigos e referências de livros com conteúdo metacrítico e, ao mesmo tempo, ser interativo como um blog, propiciando a troca entre professores, pesquisadores, estudantes, escritores e outros.

Distorção idade-série, um dos males da educação do século XXI

A distorção idade-série virou uma bola de neve, principalmente nas escolas estaduais do Rio de Janeiro, que oferecem o curso regular noturno de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Podemos observar que o Art. 24, V, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) menciona, no seu item b - possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. Com base nesse artigo, os Governos Federal e Estadual vêm desenvolvendo programas e projetos com o intuito de minimizar o problema.

Outros setembros

Neste começo de mês, a humanidade foi varrida pela onda midiática que nos fez lembrar dos dez anos do 11 de Setembro norte-americano. Combatido pela contra informação de esquerda pela lembrança de outro 11 de Setembro (de 1973), que marcou o fim do governo popular chileno de Salvador Allende. Eu, amigo velho, me lembrei de uma curiosa tese, extraída, através de algum malabarismo hermenêutico, da metafísica do velho Hegel sobre o fim da história.

“Aquele cara do olho azul” e a Mulher Melão

A máxima “gosto não se discute” tenta evidenciar o quanto tal sentimento é subjetivo, o quando ele diz respeito à inclinação de cada um. Claro que alguns gostos podem mudar com o passar do tempo, com as companhias, com o hábito.