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Uma alegria triste
Foi quando eu vi aquela entrevista com Gilles Deleuze para Claire Parnet, se não me falha a memória. Era uma espécie de abecedário. A ideia era simples: cada letra, um tópico para que o filósofo pudesse discorrer. As entrevistas foram concedidas entre 1988 e 1989. É considerado, por quase todo mundo que gosta de Deleuze, como uma espécie de testamento. Uma longa entrevista na qual o pensador francês mistura memória e confissões pessoais com a fina flor do rigor conceitual de um pensamento de fronteira, entre poesia e filosofia.
Disciplina e resultado motivadores
Não é sem razão que muitas pessoas desanimam ao perceber que os resultados daquilo que desejaram não foi obtido. É o clássico “quase deu certo”. Porém normalmente faltam alguns itens para que se alcance o objetivo esperado; dentre eles destaca-se a disciplina. Boa parte das vezes não somos disciplinados.
Educadores lançam manifesto contra o fechamento de escolas no meio rural
Um grupo de professores, intelectuais e entidades da área da educação assinaram manifesto lançado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na sexta-feira 14 de outubro. O documento denuncia o fechamento de 24 mil escolas no meio rural e cobra a implementação de políticas para o fortalecimento da educação do campo.
Consciência negra o ano todo
A revista Nova Escola traz um hotsite que vem bem a calhar com a época em que estamos: o mês da consciência negra. É bem verdade que algo tão importante como o respeito à diversidade racial não deveria ter um mês especial, mas como ainda temos um longo caminho pela frente nessa batalha contra o racismo e o preconceito, ainda se faz necessário ler, reler, conscientizar-se da gravidade dos problemas relacionados a esse tema.
Ruína e utopia no ensino de cinema
Manuel de Barros. Poesia Falada. (Vol. 08). Poema 10.
O ceticismo em Memórias Póstumas de Brás Cubas
O presente trabalho tem o propósito de procurar no texto Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, o delineamento de um pensamento cético. Antes de tudo, vamos traçar um breve panorama do contexto histórico em que o romance se dá: o processo de modernização da sociedade brasileira, o liberalismo escravagista, a recepção da moral burguesa. Em seguida vamos expor algumas breves considerações a respeito dos aspectos fundamentais do ceticismo, e a partir daí veremos de que modo esse pensamento se faz presente nas Memórias.
O leitor ideal é o leitor honesto
Qual o verdadeiro significado de uma obra literária? E quem pode determinar esse significado? O próprio autor de um livro pode interpretar seu trabalho de várias maneiras, pelo motivo ao mesmo tempo simples e complexo de que esse autor é um ser humano – e o homem é sempre um intérprete, não um produtor de dogma. É impossível descartar as preconcepções do intérprete, assim como preconcepções da obra. Impossível apreender a essência de uma obra, e graças a essa impossibilidade a hermenêutica é um processo crítico: não havendo como chegar a uma verdade, chegaremos à eterna construção de compreender e interpretar.
Nem alunos condicionados pelo meio, nem formados desde o nascimento
Como é de amplo conhecimento, a Psicologia Genética de Jean Piaget (1896-1980) abriu novos caminhos para a Pedagogia. As inovações do biólogo suíço nesse campo representaram um contraponto às tradições da pedagogia anglo-saxônica, em que as disciplinas eram ministradas de forma totalmente independente umas das outras. Piaget ressalta a necessidade do caráter interdisciplinar para a iniciação científica e defende que o ensino científico deve estar unido à pesquisa. Assim, o aluno deve desde pequeno tentar buscar por si próprio possíveis soluções para os problemas que surjam; quer dizer, ele deve participar ativamente das atividades propostas.
Secretarias estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia criam o CEJA Profissional. Unidades passarão a oferecer educação básica pela Fundação Cecierj e cursos profissionalizantes da Faetec
Com o objetivo de fornecer ensino profissionalizante a estudantes da rede estadual de ensino, o governador Sérgio Cabral assinou decreto que transfere da Secretaria de Estado de Educação para a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia as 61 unidades dos Centros de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA) do Estado do Rio de Janeiro. É o CEJA Profissional.