Biblioteca
Filtrar os artigos
Observando o céu: As constelações
A informação hoje nos bombardeia a todo momento, está por toda parte. Assim, se queremos descobrir algo sobre o céu ou o universo, a internet poderá nos ajudar muito.
Língua, usos e ensino: a abordagem da variação linguística no Enem
Durante décadas, o ensino de Língua Portuguesa esteve centrado predominantemente na abordagem da Gramática Normativa. Com base nesse enfoque, a prática docente dessa disciplina voltou-se para a abordagem das variantes formais (o padrão culto da língua), que constituía o dialeto de prestígio. Contudo, a partir da década de 1980, ocorreram diversas modificações (oriundas dos estudos da Linguística Contemporânea) no ensino de língua. Dentre essas alterações, podemos citar a mudança na concepção de língua, que passa a ser concebida em uma perspectiva de plasticidade, isto é, a língua em sua multiplicidade de usos. Com isso, surge “uma nova visão, que reconhece a diversidade do português em diversos níveis” (Cardoso, 2003, p. 27). Essa nova perspectiva tem sido adotada em diversos processos seletivos, como é o caso do Enem.
Contradições em Montaigne
Montaigne inicia os Ensaios seguindo o modelo tradicional da exemplaridade: reunindo casos, citações e máximas, um modo de escrita usado desde a tardia Antiguidade e na Idade Média e do qual muito se serviu o humanismo no século XVI. Mas os exemplos reunidos por Montaigne se destacam por certa ruptura. Enquanto o uso antigo acumulava casos convergentes, a fim de resultar em uma prova coerente, Montaigne se empenha em desenvolver o oposto: seus exemplos se contradizem entre si, demonstrando antes a variabilidade imprevisível dos casos, a fim de desmentir pretensas verdades e mostrar o caráter contraditório delas.
No trono da verdade
A Escolástica foi uma tentativa de unir a Teologia ao pensamento dos filósofos clássicos – principalmente Platão e Aristóteles – feita pelas escolas eclesiásticas e universidades europeias, principalmente entre os séculos IX e XVII. Os escolásticos pretendiam dar embasamento filosófico às verdades reveladas nas Sagradas Escrituras e em outros dogmas cristãos. Naquela época, a mensagem do cristianismo, cada vez mais crescente, pregava a igualdade entre os homens. Tal mudança de mentalidade teve como característica a universalização do cristianismo, facilitado pelo aprendizado da língua grega pelos diversos povos, como judeus, cristãos e palestinos. Tal processo é apenas o ponto alto da expansão desse idioma. Bem antes disso, porém, entre o terceiro e o primeiro século a. C., em Alexandria, foi feita a “Versão do 70”, como ficou conhecida a tradução da Bíblia hebraica para o grego, realizada por setenta e dois rabinos considerados sábios.
Seminário Caminhos para uma Educação Democrática: Lei 10.639/03 foi sucesso no Rio de Janeiro
No dia 12 de agosto, o auditório do Palácio Gustavo Capanema, do MEC, no Centro do Rio de Janeiro, recebeu professores, representantes da Petrobras e da Secretaria de Educação (Seeduc) no seminário Caminhos para uma Educação Democrática – Lei 10.639/03. O evento, realizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), era voltado para docentes dos Ensinos Médio e Fundamental, a fim de desenvolver o tema do Concurso de Redação 2011: Luiza Mahin: uma rainha africana no Brasil e refletir sobre a Lei 10.639/03, que institui o ensino das histórias da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas do País.
Agrotóxicos: uma praga para a saúde do homem
“Você é o que você come”. Frases como essa sempre nos fazem repensar o tipo de alimentação que temos. Se nossa dieta for à base de frituras, gorduras saturadas, açúcar ou sal em excesso, algum bom amigo há de nos alertar que está mais do que na hora de substituir tais itens por frutas, legumes, hortaliças, a fim de que todos os problemas relacionados à qualidade da alimentação estejam resolvidos, certo? Errado. O problema é que, dependendo da procedência de tais alimentos, eles podem ser tão ou mais danosos que um X-tudo vendido em algum trailer na Central do Brasil. Não é à toa que muitos agricultores se negam a consumir alguns dos produtos plantados por suas próprias mãos, devido à grande quantidade de agrotóxicos que as empresas que lhes vendem as sementes os obrigam a pulverizar nas plantações, como mostra O veneno está na mesa, documentário de Silvio Tendler.
Caraça, sinônimo de preservação
Se a gente for seguindo a Estrada Real, caminho que bandeirantes, sertanistas, escravos e índios abriram para povoar e extrair riquezas do solo do Brasil, chegamos a Minas Gerais. As duas estradas que saem do Rio de Janeiro levam até Ouro Preto. Mas, se o viajante não se satisfaz com a cidade histórica, pode seguir adiante, pegar o caminho dos diamantes. E aí vai chegar ao Caraça.
Ciência no dia a dia Muito mais que um projeto
Saber por que o pôr do sol é avermelhado, por que as folhas de uma amendoeira caem em determinada época do ano e obter tantas outras respostas para o que acontece conosco e ao nosso redor... Tudo isso envolve as ciências e um enorme prazer de viver. É o que afirma, num misto de razão e emoção, Marly Veiga, professora há mais de 50 anos, que hoje ministra as disciplinas Experimentando as Ciências I, II e III, da Fundação Cecierj, e coordena o projeto de extensão Ciência no dia a dia.
O professor na encruzilhada: entre estudantes e a instituição escolar
A Justiça de Minas Gerais colocou fim na discussão jurídica sobre o assassinato do professor e mestre em educação física Kassio Vinicius Castro Gomes, de 39 anos. O estudante Amilton Loyola Caires, de 24 anos, foi considerado inimputável, com base em um laudo de sanidade mental que comprovou sua esquizofrenia. O crime aconteceu em dezembro de 2010, no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, considerado uma das mais tradicionais redes de ensino em Belo Horizonte. Explicar à família o desfecho da história será um problema, e não creio que a justificativa possa apagar o giz do quadro dramático que, certamente, não teve início naquela organização escolar. De todo modo, é bom sempre lembrar o acontecimento, não somente pela crueldade e pelo motivo torpe, mas principalmente devido aos inúmeros acontecimentos de violência(s) que vêm acontecendo nas escolas (públicas e privadas), faculdades e universidades. Um argumento me parece bastante forte.
Breve relato das experiências da Escola de Cinema do CAp/UFRJ
O presente artigo investiga algumas reflexões possíveis sobre currículo e linguagem cinematográfica em diálogo constante com as experimentações desenvolvidas na Escola de Cinema do CAp/UFRJ, oferecida como uma proposta extracurricular ao grupo de alunos do Ensino Médio, no ano letivo de 2008.