Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Intolerância para intolerantes

Emanuel Lévinas escreveu uma vez que “todo rosto é um enigma” e que o respeito pelo divino que se esconde no rosto do outro deve ser um imperativo ético intransponível.

CONVERSA COM PROFESSORES

Ensinar e aprender, como sabemos, são ações políticas. Ensinar e aprender literatura na escola secundária brasileira é atuar dentro de um panorama pedagógico marcado por limites difusos e por uma interação interdisciplinar de caráter muitas vezes confuso e amorfo. Enquanto alunas e alunos se ressentem da ‘gratuidade’ de uma disciplina que, em sua visão, apenas repete dados históricos e reforça conhecimentos linguísticos de forma acrítica, suas professoras se veem cerceadas por estreitos limites de tempo, pelo perfil pedagógico da matéria, pelas imposições sociais, culturais e econômicas dos exames vestibulares; a tal ponto que chegam a confundir dados históricos sobre literatura com teoria literária . O que será, então, a educação literária? Qual o seu papel no currículo da escola de ensino médio? Como repensar a disciplina? Valerá a pena mantê-la na escola do século XXI?

PROFESSORES E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Atualmente, os esforços para mudar a percepção do ser humano e da sociedade perante o meio ambiente é universal, com esforços de vários setores da própria sociedade, tendo como foco a Educação Ambiental (EA) formal, a fim de sensibilizar cidadãos verdadeiramente ativos, participativos e conscientes para, com isso, garantir a sobrevivência do ser humano nas próximas décadas (DIAS, 1998).

Educar para crescer

O site Educar para crescer traz, periodicamente, excelentes páginas especiais, voltadas para um tema específico. No caso deste Volta ao mundo em (mais de) 80 livros, o tema é Literatura. Ou melhor, é Geografia, talvez História. Ou, melhor ainda: é tudo isso junto.

Tendências pedagógicas: o que são e para que servem
História da Educação

Jose María Escrivá

Aproximações entre Montaigne e Nietzsche

Pretende-se demonstrar como o pensamento nietzscheano, especialmente nos escritos do segundo período – Humano, demasiado humano; Aurora e Gaia Ciência –, sofre decisiva influência dos Ensaios de Montaigne, sobretudo no que diz respeito às noções de experiência e liberdade.

A educação para a Economia Criativa

Você já ouviu falar em Economia Criativa? Esse é um tema novo, e por isso ainda não existe um conceito formado. Mas, com base em uma definição divulgada na Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, pode-se dizer que engloba toda atividade que utilize a criatividade e o conhecimento para produzir bens e serviços com valor agregado, o que vai desde o turismo ao artesanato, passando pelas atividades culturais, inovações tecnológicas e pela comunicação.

Como anda o hábito da leitura... digital?

Os livros não mudam o Mundo, quem muda o Mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas. Mário Quintana

Menino de rua

Humano! Que humano que nada Me confundem com o lixo que dorme nas calçadas Quero uma chance pra ser gente e me salvar Quero uma casa, quero paz Quero o carinho de um lar Pra ter a vida, luto sempre contra a morte Muitos amigos não tiveram a mesma sorte E já partiram para outra encarnação Existem muitas candelárias na nação