Biblioteca
Filtrar os artigos
DISCUTINDO A QUESTÃO DA DEFICIÊNCIA NA ESCOLA
Apesar de a inclusão de alunos com deficiência ser uma das exigências da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), a maioria das escolas não está preparada para recebê-los, seja do ponto de vista estrutural, humano ou educacional. Aqui apresentamos uma experiência realizada com alunos do Ensino Médio no sentido de discutir a questão da deficiência em sala de aula, estimulando-os a atuar na produção de recursos didáticos que pudessem ser utilizados em salas de aula inclusivas, nas quais convivessem alunos com e sem deficiência.
Millôr Fernandes: enfim, um escritor sem estilo e um desenhista sem borracha
Dias difíceis os últimos; dias de perdas insubstituíveis... Se Chico Anysio (falecido em 23 de março) nos deixou mais de 200 personagens (o que felizmente nos conforta e eterniza o grande humorista), Millôr Fernandes (falecido em 27 de março) nos presenteou com incontáveis frases ao longo de seus 88 anos, além de suas charges e suas tantas outras manifestações artísticas e políticas.
A Marchinha Carioca, uma história resumida – parte 2 (final)
Como vimos no artigo anterior, com a popularidade da marchinha já estabelecida, alguns autores e cantores ficaram conhecidos por esse gênero, e algumas marchinhas ficaram consagradas e são cantadas até hoje: Taí, cantada por Carmen Miranda; o triunvirato O teu cabelo não nega, Linda morena e Linda lourinha, que cantavam o preconceito racial contido na nossa sociedade; a belíssima Jardineira, de Benedito Lacerda e Humberto Porto, e talvez a mais famosa delas: Mamãe eu quero, de Jararaca e Vicente Paiva.
Como promover a interatividade por meio das mídias nas aulas de Língua Inglesa
Atualmente, o uso de novas tecnologias faz parte do dia a dia de alunos e professores. Por essa razão, faz-se necessária a sua incorporação na prática educativa, de forma a utilizar o computador como ferramenta educacional, voltado para desenvolver no educando a autonomia e a capacidade de se socializar e construir conhecimento. Este trabalho tem a finalidade de apresentar um relato de experiência educacional em que foram utilizadas algumas mídias como prática inovadora em sala durante as aulas de Língua Inglesa, tendo como objetivo desenvolver ações práticas de interatividade com uma língua estrangeira. Desse modo, foi possível promover situações de criação, troca de experiências, pesquisa e produção de materiais em inglês.
Cuidar, conviver e compartir
A crise capitalista, com intensidades e formas variadas, é mundial no seu impacto. As promessas da globalização estão ruindo como um castelo de cartas. Aliás, não há melhor imagem para definir o desastre que a do “cassino global”, de uma economia operando segundo a lógica da financeirização, que domina a vida real de povos inteiros. Talvez o monumental desmonte de direitos e conquistas sociais na Europa de hoje, para atender às demandas do mercado financeiro e salvar bancos, seja o sinal mais revelador do que se tornou o sistema dominante. Mas isso é a ponta do iceberg da crise. A desregulação e o descontrole se revelam de modo particular na incapacidade de tal economia servir às necessidades básicas da maioria da população mundial, mas, apesar disso, assentar num modelo de produção e consumo que afetam a integridade dos sistemas ecológicos do próprio Planeta, como bem comum da vida, de toda a vida.
Linguagens, leitura e diversidade temático-textual no universo escolar: a Literatura de Cordel como suporte didático nos processos de ensino e de aprendizagem
Durante décadas, o ensino fornecido pelas instituições de ensino brasileiras centrou-se predominantemente em perspectivas puramente mecanicistas, tecnicistas e tradicionais (SANTOS, 2002). Com isso, as práticas pedagógicas concediam primazia ao uso exclusivo dos livros didáticos. Excluía-se, assim, uma gama de recursos didáticos e de múltiplas linguagens. Consoante Albuquerque (2006) e Albuquerque et al (2008), nos anos 1980 teve início uma série de estudos e pesquisas de inúmeros campos de investigação – das Ciências da Educação [Pedagogia], das Ciências da Linguagem [Linguística], das Ciências Psicológicas [Psicologia, Psicologia Cognitiva e Psicolinguística], da Filosofia e da Sociologia.
A Biblioteca de Raquel
Ao acessar o Blog da Raquel, você entrará num espaço dedicado aos que adoram uma leitura. É o blog de Raquel Cozer, colunista do Painel das Letras, no caderno “Ilustrada”, e repórter do “Ilustríssima”, especializado na cobertura de livros.
A alma do povo em Chico Anysio
Ontem um amigo me contou ter visto uma cena que o deixou chocado. Um ônibus bateu em um carro de passeio. O motorista do automóvel, enlouquecido, subiu no capô do próprio veículo e, com um pedaço de pau, quebrou o vidro do ônibus e tentou espancar o motorista que havia provocado a colisão.
Viagem à Toscana – o transporte da ficção
Luiz Fernando M. Carvalho
Era atual, atual?
Em 1932, Einstein, aos 52 anos, “sentou-se” no divã virtual do pai da psicanálise, Freud. Um forte cheiro de guerra exalava no ar. Preocupado, Einstein escreveu uma carta a Freud em que interpretava, com muita ansiedade, o comportamento da sociedade atual e o consultava sobre temores e fracassos iminentes. Surpreso, Freud, que já estava com a saúde abalada, aos 76 anos, respondeu a todas as perguntas do famoso cliente.