Biblioteca
Filtrar os artigos
Poluição luminosa
Quando tratamos de questões ambientais, a poluição do planeta é sempre assunto de preocupação de grande parte das pessoas, principalmente após o agravamento do problema do aquecimento global.
Comédias de Shakespeare – análise de fragmentos da peça Noite de Reis
Aconteceu em 14 de fevereiro, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, mais uma edição do evento Rodas de Leitura, uma parceria da Estação das Letras com a própria Biblioteca Nacional. O convidado da vez foi o reconhecido ator e diretor Amir Haddad, que escolheu fragmentos da peça Noite de Reis para falar sobre as comédias de Shakespeare.
Memória da Educação
O site Memória da educação traz diversos documentos sobre a história da Educação nos séculos XIX e XX em poder do Arquivo Público do Estado de São Paulo. São relatórios, dados estatísticos, revistas, trabalhos escolares e outras informações sobre como funcionava a educação em diferentes lugares do Estado de São Paulo: no litoral, no campo e na cidade. E as diversas óticas sobre a escola: dos professores, alunos e inspetores.
Aula fora da escola
Estive há uns dias com um amigo meu, médico, que viaja muito – quase sempre a serviço, mas sempre sobra algum tempo para andar pela cidade onde está. Nessas ocasiões ele aproveita para registrar em seu diário de viagens os fatos, experiências, situações inusitadas que vivenciou.
Professores da rede pública poderão ganhar bolsa Capes para cursar mestrado profissional a distância
A notícia é boa pra todos que lidam com educação: professores, diretores e alunos. No dia 22 de março de 2011, foi aprovado o projeto permitindo que professores da educação básica que lecionam em escolas públicas recebam bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para cursar mestrado profissional da distância, podendo acumular a bolsa com o salário pago pela escola a que estiver vinculado. A formalização da iniciativa deu-se pela Portaria nº 289 do Ministério da Educação.
Recursos lúdicos para o ensino de Química no Ensino Médio: relato de experiência
Recursos lúdicos são importantes no ensino e aprendizagem, principalmente das disciplinas da área de Ciências, em que as dificuldades dos alunos são maiores. Em pesquisa realizada junto aos alunos do Instituto Educacional de Nova Friburgo (IENF), constatamos que a disciplina figura para eles como afastada de seu cotidiano e é tida como de difícil assimilação. Apresentamos neste trabalho experiência realizada junto aos alunos do curso de formação de professores do IENF, com os quais produzimos recursos didáticos (vídeos educativos) com o tema Polímeros e conceitos gerais de Química servindo como motivador para aprendizagem da disciplina, colaborando para que os alunos apresentassem bons resultados.
Cada um no seu quadrado: pais e filhos com seus devidos deveres de casa
Muito se fala sobre a importância da presença dos pais na educação escolar dos filhos; e são variadas as opiniões, tanto de educadores quanto de pais, sobre o que fazer a respeito. Diante de prós e contras, é fundamental distinguir orientação de ajuda na hora de acompanhar os estudos dos filhos. Estudar com eles, cobrar resultados, tirar dúvidas sobre as matérias ou apenas acompanhar sem interferências o dia a dia dos filhos na escola: qual seria a postura ideal dos pais?
Astronomia: da Antiguidade aos dias atuais
A Astronomia é considerada a mais antiga das Ciências; olhar para o céu é algo que o homem vem fazendo desde a Antiguidade, observando os fenômenos celestes sempre com muita curiosidade, dando nome a planetas e constelações, assustando-se com o aparecimento de cometas e tudo o mais que não pudesse entender.
As redes sociais e seus excessos: de “Cala a boca, Galvão” a mudanças no comportamento dos usuários
São 140 caracteres para se expressar no Twitter, e o que muito se vê são comentários como: “Estou feliz hoje” ou “Fui ao banheiro” ou “Dormindozzzzz”... Sem contar que já foram movimentadas “verdadeiras” campanhas por lá. Lembra do comentário campeão, o “Cala a boca, Galvão”, que surgiu durante a Copa do Mundo de 2010? Criada para criticar o locutor esportivo Galvão Bueno, em pouco tempo essa expressão já era a mais twittada, ganhando inclusive de “Fifa World Cup”, que ficou em 5º lugar. Na época, o “Cala a boca, Galvão” causou a maior polêmica e confusão. Em outros países, usuários do Twitter chegaram a pensar que se tratava de uma campanha brasileira de proteção a uma ave. No final, já havia até uma conta na rede social para o “Instituto Galvão”, com promessa de doações para a causa e tudo o mais.
Bullying – retrato da situação
Vamos brincar com algumas palavras. A brincadeira é descobrir significados quase escondidos nelas. Por exemplo, a palavra “prepotência”. O prefixo latino prae quer dizer à frente, antes. A palavra potência está ligada a poder, força. Assim, podemos dizer que prepotência é a qualidade de poder absoluto, um poder dado a priori – uma força absoluta. Isso quer dizer que o prepotente é aquele que se acha poderoso por si só. Conhecemos histórias de reis e governos assim – são os chamados absolutistas ou déspotas. São os tiranos.