Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Expectativas para o primeiro emprego

Jovens que idealizam a primeira oportunidade num mercado de trabalho que exige muito... Calma! Há alternativas para um bom começo.

Jornal como recurso pedagógico

Em entrevista para o site EducaBrasil publicada em 8 de fevereiro de 2002, a historiadora Flávia Aidar aponta as vantagens de utilizar o jornal em sala de aula e dá algumas sugestões de como ele pode servir como recurso pedagógico. Em Língua Portuguesa, por exemplo, ela mostra que os professores “podem trabalhar com as imagens (fotojornalismo) escondendo a legenda e solicitar que os alunos legendem a imagem, deem um título ao texto ou, a partir do texto de uma notícia, criar uma manchete”.

Faber-Castell

Quando ouvimos falar na Faber-Castell,logo nos vêm à mente lápis, caneta, borracha... Especialmente neste tempo de volta às aulas,lembramos de tudo relacionado a material escolar. Ao acessar www.faber-castell.com.br, é claro que nos deparamos com informações sobre os produtos da empresa, porém, algo a mais chama a atenção quanto à sua filosofia.

Pré-Vestibular Social recebe inscrições até dia 8 de fevereiro

Agora que professores e alunos estão retomando suas atividades escolares, vale lembrar que estão abertas as inscrições para estudantes que desejem frequentar o Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj.

Xochipilli e Cuauhtémoc - o México no Rio de Janeiro

Em passagem pelo Rio de Janeiro na década de 1930, o poeta Alfonso Reyes, que esteve por aqui em missão diplomática e se tornou um dos personagens mais significativos da relação cultural entre México e Brasil, elegeu a flor amapola silvestre como símbolo da amizade entre os dois países.

Histórias, estórias, ex-tórias

Uma corrente de estudiosos determina que Heródoto (grego que viveu em meados do século V a.C.) foi o primeiro autor de uma obra sobre História como análise de eventos referentes a um povo. Heródoto batizou seu livro de Histórias, que no original significava “pesquisas”, e narrou várias guerras helênicas, mas nunca de modo objetivo – ao contrário, o livro do autor grego é repleto de observações e opiniões, além de digressões poéticas.

Cyberbullying: O amplificador virtual do bullying

Este trabalho pretende responder à questão: de que forma o professor deve atuar diante de um comportamento de cyberbullying para evitar que essa nova forma de bullying se propague? Leva em conta o acesso cada vez maior dos alunos na faixa etária de 10-16 anos a computadores e seus programas, fato que ocorre em sua maior parte do tempo fora da escola, porém, seu mau uso pode acarretar problemas para as situações de aprendizagem, evasão escolar e afeta diretamente o rendimento do aluno na escola.

Vozes do holocausto

Sente-se o cheiro de vidas pelo caminho... e ouve-se a voz do silêncio, de um silêncio que jamais poderá calar... Vidas que, mesmo em morte, jamais nos deixarão esquecer o que foi escrito com muita dor, sofrimento e perda. O que foi escrito com o sangue, sim, muito sangue, na história da humanidade. Ninguém jamais poderá esquecer tamanha atrocidade, um crime que não se pode medir em grau. Mesmo que o mundo não compreenda o porquê, nunca esquecerá o que foi o Holocausto:

O vale tudo na cultura brasileira

Em visita recente a um casal vizinho, descobri que a telenovela Vale tudo, exibida entre 1988 e 1989, está sendo reprisada em um canal da TV paga.

Por onde anda a poesia?

A pergunta pode parecer, em si, poética. Afinal, em tempos de globalização, crise das instituições políticas e triunfo de uma economia perversa, a poesia parece ter se perdido. O tempo da delicadeza e de enlevo passa despercebido. Mas a questão é menos existencial e mais prosaica, embora também importante: trata-se de saber onde podemos encontrar textos poéticos hoje em dia.