Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Pensando no todo

“A minha identificação é com o jongo, que tem tambor, roda e música, mas é a macumba que é parecido.” Assim se traduziu a impressão de um aluno de 18 anos, matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, diante de cenas do cotidiano de uma comunidade remanescente de quilombolas na região do vale do café, no Rio de Janeiro, onde se mantêm os costumes tradicionais da cultura afro-brasileira e, em especial, a prática do jongo.

Uma revolução intelectual

Ilya Prigogine, em Nomes de Deuses, p. 64

Discutindo questões relacionadas ao ensino de Física no Brasil: o ensino descontextualizado e excessivamente matematizado

O Ensino de Física no Brasil, tanto quanto o de outras disciplinas – poderíamos citar aqui a Química, por exemplo –, apresenta-se para maioria dos alunos do Ensino Médio como um ensino desvinculado da realidade do mundo em que vivem, não sendo, na maioria das vezes, contextualizado em sala de aula pelo professor.

Mais um

Na organização social adotada pela grandiosa maioria das nações do mundo inteiro, quando o poderoso opressor tem o comando de tudo, ter títulos, diplomas, pós e doutorado e ainda ter competência, desempenho, saúde, disposição e vontade significa absolutamente que o oprimido é apenas MAIS UM.

Os discos de Dylan

Neste ano, eu só soube que era dia mundial do rock porque dei uma olhada na coluna Bazar, do Alex de Souza, e me deparei com o texto sobre o disco London Calling, do The Clash.

Brincando de ser gente grande: é possível aprender economia de um jeito lúdico

Quase toda criança adora ganhar umas moedinhas e ver seu “porquinho” ficar cada vez mais cheio. Tem aquelas que vendem seus desenhos “abstratos” para a família toda e aquelas que cobram “pedágio” para que os próprios moradores da casa possam passar do quarto para o banheiro, da sala para a cozinha etc. “Interesseiras” todas elas? De jeito nenhum. Nossas crianças apenas copiam a vida como ela é. Para que se sintam integradas à família, elas costumam repetir detalhes do comportamento de quem está por perto. Afinal, em nossas conversas, atitudes e escolhas, que importância tem o dinheiro? Em muitos momentos de nosso cotidiano, certamente ele é o protagonista. As crianças estão atentas inclusive ao que nós não estamos. É bom lembrar disso.

Revista discute a educação no campo e a proteção vegetal

A Associação Nacional de Defesa Vegetal – Andef está lançando uma nova edição de sua revista Defesa Vegetal. O tema é Educação, com enfoque na influência da educação rural para o desenvolvimento do país, além de abordar os avanços alcançados na área nos últimos anos. Com artigos de educadores – entre eles Mozart Ramos, do Conselho Nacional de Educação, dirigentes de entidades e ministérios ligados ao assunto, a publicação traz ainda iniciativas de sucesso na área e ações voltadas para o desenvolvimento do agronegócio.

Tanto mar...

Era uma vez um homem chamado Severino da Cocada. Ele era barbeiro e morava na Zona da Mata pernambucana. Mas ele não era só barbeiro, era também mamulengueiro e cantador de romances daquele lugar. Um dia ele encontrou uma menina que tinha seus vinte e poucos anos, sardas na cara e, era sim, uma menina. Ele contou para ela uma história de um folheto de autoria de um poeta e violeiro da região, chamado Severino Borges da Silva. Essa história ficou na cabeça da menina. Só que antes mesmo de tal encontro, ela já estudava – e se encantava – com a arte do povo daquela região, principalmente no que dizia respeito ao Mamulengo e ao Cavalo Marinho. Quatorze anos se passaram desde que tudo começou. Nesse tempo ela fez mestrado e doutorado. E também formou um grupo de teatro, pois ela sempre fora atriz, desde pequena.

Responsável por um dos três projetos brasileiros finalistas do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010 é do Rio de Janeiro: Siddharta Dias

Ele é um sonhador (que faz dos seus sonhos realidade) e aposta na tecnologia como estruturante do pensar ao agir, dando autoria aos alunos e fazendo com que os educadores acompanhem todo o processo de construção do conhecimento. Para o professor Siddharta Dias de Almeida, isso, sim, é inovação!

Timor-Leste: reaprendendo a língua portuguesa com a ajuda do Brasil

Hoje, em nossa era democrática, esperamos ter acesso a todo e qualquer tipo de informação, sem restrições de ordem moral ou política. Afinal, já não vivemos mais em uma ditadura, já existe liberdade de imprensa e a globalização promove uma maior integração entre os povos espalhados pelo mundo. Mais ainda: em busca de um fortalecimento cultural e mesmo econômico, os países de língua portuguesa estão se aproximando cada vez mais. Isso tem acontecido de forma constante, talvez o último exemplo seja o recente acordo ortográfico. Entretanto, por muito tempo, não tivemos acesso a informações sobre o Timor, e muitos ainda desconhecem aspectos importantes de sua história.