Biblioteca
Filtrar os artigos
Expectativas para o primeiro emprego
Jovens que idealizam a primeira oportunidade num mercado de trabalho que exige muito... Calma! Há alternativas para um bom começo.
Jornal como recurso pedagógico
Em entrevista para o site EducaBrasil publicada em 8 de fevereiro de 2002, a historiadora Flávia Aidar aponta as vantagens de utilizar o jornal em sala de aula e dá algumas sugestões de como ele pode servir como recurso pedagógico. Em Língua Portuguesa, por exemplo, ela mostra que os professores “podem trabalhar com as imagens (fotojornalismo) escondendo a legenda e solicitar que os alunos legendem a imagem, deem um título ao texto ou, a partir do texto de uma notícia, criar uma manchete”.
Faber-Castell
Quando ouvimos falar na Faber-Castell,logo nos vêm à mente lápis, caneta, borracha... Especialmente neste tempo de volta às aulas,lembramos de tudo relacionado a material escolar. Ao acessar www.faber-castell.com.br, é claro que nos deparamos com informações sobre os produtos da empresa, porém, algo a mais chama a atenção quanto à sua filosofia.
Pré-Vestibular Social recebe inscrições até dia 8 de fevereiro
Agora que professores e alunos estão retomando suas atividades escolares, vale lembrar que estão abertas as inscrições para estudantes que desejem frequentar o Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj.
Xochipilli e Cuauhtémoc - o México no Rio de Janeiro
Em passagem pelo Rio de Janeiro na década de 1930, o poeta Alfonso Reyes, que esteve por aqui em missão diplomática e se tornou um dos personagens mais significativos da relação cultural entre México e Brasil, elegeu a flor amapola silvestre como símbolo da amizade entre os dois países.
Histórias, estórias, ex-tórias
Uma corrente de estudiosos determina que Heródoto (grego que viveu em meados do século V a.C.) foi o primeiro autor de uma obra sobre História como análise de eventos referentes a um povo. Heródoto batizou seu livro de Histórias, que no original significava “pesquisas”, e narrou várias guerras helênicas, mas nunca de modo objetivo – ao contrário, o livro do autor grego é repleto de observações e opiniões, além de digressões poéticas.
Cyberbullying: O amplificador virtual do bullying
Este trabalho pretende responder à questão: de que forma o professor deve atuar diante de um comportamento de cyberbullying para evitar que essa nova forma de bullying se propague? Leva em conta o acesso cada vez maior dos alunos na faixa etária de 10-16 anos a computadores e seus programas, fato que ocorre em sua maior parte do tempo fora da escola, porém, seu mau uso pode acarretar problemas para as situações de aprendizagem, evasão escolar e afeta diretamente o rendimento do aluno na escola.
Vozes do holocausto
Sente-se o cheiro de vidas pelo caminho... e ouve-se a voz do silêncio, de um silêncio que jamais poderá calar... Vidas que, mesmo em morte, jamais nos deixarão esquecer o que foi escrito com muita dor, sofrimento e perda. O que foi escrito com o sangue, sim, muito sangue, na história da humanidade. Ninguém jamais poderá esquecer tamanha atrocidade, um crime que não se pode medir em grau. Mesmo que o mundo não compreenda o porquê, nunca esquecerá o que foi o Holocausto:
O vale tudo na cultura brasileira
Em visita recente a um casal vizinho, descobri que a telenovela Vale tudo, exibida entre 1988 e 1989, está sendo reprisada em um canal da TV paga.
Por onde anda a poesia?
A pergunta pode parecer, em si, poética. Afinal, em tempos de globalização, crise das instituições políticas e triunfo de uma economia perversa, a poesia parece ter se perdido. O tempo da delicadeza e de enlevo passa despercebido. Mas a questão é menos existencial e mais prosaica, embora também importante: trata-se de saber onde podemos encontrar textos poéticos hoje em dia.