Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Pavio aceso: Oi Kabum! seleciona alunos para nova escola de arte e tecnologia

Neste exato momento, 15 educadores se dedicam a construir um quebra-cabeça. Daqui a menos de um mês, eles inauguram no Rio de Janeiro uma escola que se pretende bem diferente das tradicionais.

Mídia na Educação Infantil

No mundo globalizado de hoje, da era da informação e da comunicação, é preciso saber como e que recursos de mídia podem ser utilizados em nossas salas de aula, principalmente, quando se trata da primeira infância.

A linguagem da animação na sala de aula

O uso da linguagem audiovisual em sala de aula é uma das mais conhecidas maneiras de ajudar o aluno a aprender um determinado conteúdo: vídeos de experimentos, documentários sobre a vida selvagem, filmes com temas relacionados a cidadania ou valores que servem de referência a formação crítica do aluno, entre outros.

Ideias saídas do conselho de classe

No conselho de classe da escola onde leciono, tantas foram as dúvidas, as questões, os pensamentos expostos que a discussão sobre as notas dos alunos teve que ficar para outro dia. Muito se falou das turmas problemáticas – três em especial. Por coincidência e – por que não? – por sorte, não dou aula para nenhuma delas. Aqueles que dão aulas para tais turmas foram unânimes quanto à indisciplina, o deboche, o desrespeito que certos alunos têm em relação aos outros colegas e aos professores. A professora de Inglês disse que assim que entra em tais turmas já começa a algazarra: os alunos não prestam atenção, não copiam, não têm a apostila. A professora de Física, além dessas reclamações, disse que em uma dessas turmas tem um aluno em especial que “leva a turma para o mau caminho”. Disse que quase toda aula ela se vê obrigada a tirá-lo de sala. Os outros professores que conhecem a referida turma, antes mesmo de a professora dizer de quem se tratava, já haviam falado em uníssono o nome do sujeito.

Você conhece a sua capacidade?

Embora algumas pessoas consigam ultrapassar os próprios limites e, assim, alcancem lugares privilegiados na vida, não significa que elas compreendessem tal possibilidade anteriormente. Isto é, ainda que houvesse vontade disponível para o crescimento, talvez lhes faltasse saber que era possível chegar lá, antes mesmo de obter bons resultados. Ao ser indagada sobre o seu sucesso, a maioria delas revela que não tinha ideia de que chegaria a tanto. (Em certas ocasiões, várias até descriam!)

Bliss

Assim como saudade, para a qual não há tradução exata em outro idioma, bliss é uma palavra da língua inglesa cujas traduções mais próximas para o português seriam: êxtase, felicidade absoluta, euforia. Mas nenhuma delas expressa a profusão de nuances da palavra original. Uma das possibilidades de conhecer as múltiplas tonalidades de bliss é ler Felicidade e outros contos, de Katherine Mansfield. Os oito contos magistrais que compõem o livro apresentam um sentimento distante do happy end em que todos são felizes para sempre; a felicidade aqui acontece em lampejos e carregada de uma densidade estranhamente familiar que a torna “quase insuportável”. 

Música absoluta: uma pequena análise metacrítica

Existem pontos polêmicos entre dois dos mais representativos pensadores da música culta da atualidade, Susan MacClary e Kofi Agawu, dentro de uma perspectiva criativa, educacional e musical.

O hiperconsumo

No dia 2 de junho, o filósofo francês Gilles Lipovetsky, professor de Filosofia na Universidade de Grenoble, autor de interessantes obras publicadas no Brasil (A era do vazio, O império do efêmero, O crepúsculo do dever e Os tempos hipermodernos, entre outros), proferiu uma conferência para um grupo de comunicólogos no 18º Encontro Anual da Compós, acontecido na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Sinfonia Amazônica: o primeiro longa-metragem brasileiro de animação

Assim começa Sinfonia Amazônica, o primeiro longa-metragem brasileiro de animação, que estreou nos cinemas em 1953 e que foi exibido na edição de 2009 do festival Anima Mundi, em uma homenagem aos irmãos Latini. Em 2008, o longa foi exibido na Cinemateca do MAM pelo Cineclube Brasilis.

Fundação Casa de Rui Barbosa para crianças

Em edição anterior da nossa revista, indicamos o portal da casa de Rui Barbosa, com todo o seu conteúdo e amplo material para pesquisa. Apesar disso, gostaríamos de destacar, dentro do mesmo portal, o site Para Crianças, com material especialmente destinado aos pequeninos e a professores.