Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Geomundo

Atenção professores de geografia! Este site da vez é para vocês. O que não quer dizer que os assuntos abordados nos inúmeros artigos recolhidos e cuidadosamente editados no Geomundo não tenham interesse para os estudiosos de outras áreas.

Carta à minha Maria Luiza

Saudade tenho de ti Que és minha boa filha. Do céu do meu coração, Estrela que muito brilha.

Juventude angustiada: família e escola são a esperança

Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com 880 jovens carentes matriculados nas escolas públicas de Belo Horizonte-MG comprova o que se sabe de forma empírica: a família, os amigos e a escola são, para essa geração angustiada, a luz no fim do túnel e a chance de um futuro melhor. Esse é o tema da reportagem de Glória Tupinambás e Ingrid Furtado publicada em 12 de junho de 2008 no Estado de Minas.

Ingênito (Cabaz)

Seguir os passos a um lugar perdido na distância; entrar na dança de um ritual de acasalamento; sentir nas mãos o instintivo dom que vem de dentro; ouvir o som de vozes ecoadas; e nas entonações das poesias declamadas, revelar-se poeta.

Alfonso Reyes (1889-1959)

O poeta mexicano Alfonso Reyes teve uma intensa atuação intelectual tanto no México quanto no Brasil. Viveu por aqui durante os anos 30, quando ocupou o cargo de Embaixador do México no Brasil. Conviveu com artistas e intelectuais brasileiros como Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Ribeiro Couto.

Léxico e Semântica

Análise do poema Formas do Nu de João Cabral de Melo Neto

A arte de cultivar jardins

Uma madrugada dessas acordei sobressaltado: “Meu celular! Meu celular!”.

É preciso ouvir a voz do professorado

A imagem do professorado da escola pública está desgastada. A cobertura da educação na mídia é o espelho desse desgaste. Uma vez ao ano, no Dia do Professor, os meios de comunicação esforçam-se para mostrar profissionais travestidos de heróis – sempre um exemplo individual de uma pessoa boa e comprometida que não exerce uma profissão, mas sim um sacerdócio.

Crônica de absurdos

Atualmente tenho pensado muito em como o sistema está sempre querendo te curvar, te dominar de alguma forma – dos mais humildes em todo tipo de informação e recursos básicos aos que têm um pouco mais destas duas pérolas. Ninguém foge das garras terríveis de um sistema político-ideológico de um país subdesenvolvido que desprezou valores da ética através da história. Artistas, escritores, filósofos fazem e lutam como podem, mas há no ar um certo pensamento doentio, parecido com "nós não podemos nada mesmo, eles podem tudo, então... dane-se".

Nicolás Guillén (1902-1989)

Nicolás Guillén nasceu em Camaguey, Cuba, em 10 de julho de 1902, filho do jornalista Nicolás Guillén e de Argelia Batista Arrieta. O pai, tantas vezes evocado pelo poeta, como em Elegia camagueyana, morreu em confronto com soldados durante uma manifestação política em 1917, quando a mãe ficou responsável pela formação dos filhos.