Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Memória Viva

Para aqueles que cismam em dizer que o Brasil é um país sem memória, o site Memória Viva vem amenizar o estigma amnésico da terrinha. A começar pelo próprio nome, pois não é preciso muita perspicácia para constatar que se trata de um site sobre aquilo ou aqueles que já não estão mais entre nós.

A última professora

Estamos em 2989 e alguns cientistas, trabalhando nas ruínas de um sítio arqueológico (local outrora conhecido como Jacarepaguá), encontraram uma mandíbula de mulher. Levada ao laboratório, descobriu-se que ela pertencia a uma professora. Não uma professora qualquer, mas provavelmente a última da espécie classificada como de 1º Grau que viveu por volta de 2020 num antigo país chamado Brasil.

Alípio Freire

Estava escolhendo o poema que eu gostaria de enviar, hoje, aos meus amigos e companheiros, quando abri a caixa postal e encontrei, entre outros, este de Alípio Freire. Ele o enviou sem outro propósito que o de "trocar figurinhas", como se diz. Eu é que, abusado, me identifiquei com o personagem e gostei do ritmo, da escolha das palavras e das metáforas (desculpem, é que assisti, no feriado, ao DVD de "O carteiro e o poeta"). Assim, sem consultá-lo, distribuo o poema de Alípio a tutti quanti tenham acesso a esta mensagem.

A voz da imagem

A formação de novos leitores tem se tornado uma prioridade no campo da Educação e no mercado editorial como um todo. A criança e o jovem dos nossos dias parecem cada vez mais seduzidos pelos novos meios de comunicação, onde a dinâmica e a visualidade se tornam quase sempre mais atraentes que o livro.

O colégio João Antônio

Chegando em Bacanaço ainda pego um ônibus de linha, pois o Colégio João Antônio fica no Distrito de Lima, próximo ao Grotão do Reino – uma das maiores favelas da região. O movimento na Estação às 6:30 h da manhã começa a efervescer. Hoje, comprei um saco de cajás maduros assim que saí do trem. Passei rapidamente por guichês cheios e, meio sem noção, recebi das mãos de um ambulante as frutinhas ácidas que mordo agora, diante do computador. Ao abrir a mochila, após todo um dia de trabalho, recebi no rosto aquele sumo cítrico, fermentado como as matérias que apodrecem nos terrenos baldios. Comprei-as num lance de vista, fazendo sinal para o ônibus que me levaria até o meu destino, esquecendo-me completamente delas no interior da bolsa logo que sentei e me deixei levar mais para dentro da zona norte do Rio de Janeiro.

Cornélio Pires: idílio caipira

Fui à lousa e desenhei um esqueleto - Algum de vocês sabe o que isto? - Eu sei! Gritou um menino de olhar vivo. - Que é? - Sombração.

Avaliação

Na verdade, o que se tem exercitado, ao longo de tantos e tantos anos, não é nada mais do que uma prática desastrada de medir somente, ao invés de avaliar. Mede-se com dados pouco merecedores de crédito e, quantas vezes, não se aceita o consenso de uma frágil reunião do conselho de classe, porque a vaidade e o narcisismo onipotente manifestam-se, embaçando o olhar pedagógico.

Educação, privilégio de classe

Depois que os pais conseguiram matricular e vestir seus filhos, comprando inclusive uniforme de ginástica, também obrigatório e padronizado, esquecido por nós na reportagem passada, depois, enfim, que os pobres-diabos conseguiram passar o primeiro susto, pensam que tudo ficará em paz até o pagamento da segunda quota, marcado para dois meses ou dois meses e meio depois, no máximo... Doce ilusão! Ainda lia outra carta escondida na manga dos proprietários da cultura nacional: os livros e cadernos.

Sites úteis e fúteis

Não que aquele papelzinho de “telefones úteis” tenha ficado obsoleto, há certas situações em que ele é a única solução. Mas é inegável que seus irmãos virtuais, os “sites úteis”, vêm ganhando cada vez mais espaço. Para saber o número de algum estabelecimento, por exemplo, o oneroso 102 ou, para os mais econômicos, as pesadas páginas amarelas (ultimamente amplamente utilizadas como base de monitores) perdem para os sites de busca, na medida em que estes fornecem rapidamente as informações que gastaríamos um tempão no telefone para obter.

Enciclopédias Itaú Cultural

Reunir todo o conhecimento humano em um livro é um sonho antigo, tão antigo quanto, pelo menos, Aristóteles (384-322 AC) e o mais "recente" Plínio, o velho (23-79 DC). Esse livro, a enciclopédia, assumiu a forma que conhecemos hoje no século XVIII, mais precisamente, em 1728.