Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Animais e autômatos na literatura infantil do século XIX

A discussão sobre a segmentação e hierarquização das almas, suas relações com o corpo, com o organismo, é tão antiga como as fábulas, se considerarmos estas últimas como um meio através do qual preceitos morais poderiam ser dados com arte. Utilizar a imagem dos animais para tal fim necessitou de um distanciamento irônico somente permitido aos que já se acharam no direito de apontar na polis os desalmados, os bestializados ou de lembrar aos homens que as "bestas" também sonhavam.

Gestão popular e democrática

Direção de Ciep em Acari envolve comunidade e escola

Cecierj lança Lona da Ciência

Tarde do dia 17 de agosto. Crianças de escolas municipais de Duque de Caxias e do bairro Vila São Luís, algumas com seus pais, iam de um lado para outro da Praça da Apoteose, testando todas as experiências da Lona da Ciência, iniciativa da Secti e realização da Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A educação brasileira destrói a consciência democrática

Dizer que a confusão brasileira começou em 1930 é manifestar partidarismo ou má vontade (o que não é de forma alguma nossa intenção); na realidade, a confusão já estava estabelecida, e de tal forma que, não devemos esquecer, o sr. Getúlio Vargas foi lançado no panorama nacional como “promessa” de salvação. Na verdade, o que ele fez foi apenas piorar a situação, na razão direta do tempo em que se conservou no governo. Não fez nada para corrigir os males passados e aplicou todos os métodos para destruir o pouco que havia de bom; procurou estabelecer o nivelamento da população, mas, em vez de nivelá-la por cima, elevando-a à altura das elites, fez exatamente o contrário: nivelou por baixo, estabelecendo um padrão inferior para todos.

Uma mensagem de Angola

Esta semana me programei para mostrar o outro lado de meu cotidiano. Quem acompanha meus diários desde o início deve se lembrar que leciono em duas instituições de ensino: o Colégio João Antônio, que mais ou menos descrevi nos capítulos anteriores, e o Educandário Monte Alverne, cujos edifícios, que remontam ao século XVII, deveriam prevalecer sobre a construção pobre e aparentemente sem atrativos através da qual conduzi todas as minhas inquietações até aqui.

A avaliação entre duas lógicas

A avaliação não é uma tortura medieval. É uma invenção mais tardia, nascida com os colégios, por volta do século XVII, e tornada indissociável do ensino de massa que conhecemos desde o século XIX, com a escolaridade obrigatória.

Todo o ordenado dos pais para a caixa dos colégios

Desde o curso primário, os uniformes custam uma fortuna — A escola marca a diferença de classes sociais — Exigências supérfluas que arrasam o orçamento dos pais e afastam da escola milhares de crianças.

Mobralteca - A caravana da cultura

Um caminhão que circulava por diversas cidades projetando filmes, emprestando livros, espalhando arte por onde passava. Assim eram as Mobraltecas: unidades móveis criadas na década de 1970 com o objetivo de difundir cultura pelos quatro cantos de nosso país.

Governo federal vai licitar notebooks escolares

No próximo mês, o governo federal deve licitar cerca de 150 mil notebooks para uso nas escolas públicas. A notícia foi dada pelo coordenador para América Latina do projeto One Laptop Per Child (OLPC), o professor David Cavallo (MediaLab/MIT), durante o 1º Encontro sobre laptops na Educação, em Niterói, no dia 14 de julho.