Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Começo de Conversa

Pouca gente pára e se pergunta: “o que significa dizer que a filosofia começou na Grécia?”. Sim. A Grécia é um país fascinante. Quem tem mais de trinta anos no Brasil, com certeza lembra bem das viagens de Dona Benta e Tia Anastácia para a Grécia de Péricles no famoso seriado da Globo (Sítio do Pica Pau Amarelo). Lá os Gregos vestiam aqueles ridículos lençóis brancos, pregados com broches no ombro direito e aquelas coroas idiotas de louro na cabeça. Mas, se formos pensar, a Grécia é muito mais do que aquilo que aparecia nos episódios da TV.

O bom antropófago

Cobrir a conferência do escritor, poeta, artista plástico e dramaturgo Ariano Suassuna no Palácio Itamaraty despertou minha curiosidade sobre qual seria a relação entre o escritor de A Pedra do Reino e Oswald de Andrade. Mais especificamente, entre o movimento Armorial e o Manifesto Antropófago.

Competição X cooperação

Ao longo de meus 43 anos, tenho estudado o comportamento do ser humano no que diz respeito à competição e à cooperação, bem como seus efeitos sociais.

Jejum consumista

Comida, roupa, calçado, transporte, lazer... Necessidades legítimas do ser humano que servem de pretexto para dar vazão à sede de consumo cada vez mais voraz dos dias de hoje.

Parece que dessa vez vai

Na opinião do economista Marcelo Néri, chefe do Centro de Pesquisas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS/FGV), o Brasil está vivendo um momento que pode ser histórico na área de educação. Ele percebe haver um consenso em torno da prioridade na melhoria da educação, o que cria clima propício para reformas fundamentais no setor.

Fundação Pierre Verger

O site da Fundação Pierre Verger é uma volta ao mundo em cliques. Antes de apertar os cintos, porém, a biografia desse fotógrafo-viajante-pesquisador-babalaô-e-cético vale a pena ser conhecida.

Preparem a pólvora!

Nos trinta minutos que o trem leva para chegar até Bacanaço, fico geralmente absorto, entregue ao embalo do vagão. Após passar a Estação Primeira de Mangueira, o trem eleva-se por um instante sobre os barracos, deslizando na direção das montanhas molhadas ainda pelo sereno. As rochas lisas e suadas rasgam o gramado como corcovas de baleia rasgariam o espelho d’água, iluminadas pela luz do outono. A zona norte vai surgindo em meio a vapores de sonho e nostalgia.

Curso aproxima população de baixa renda da universidade

O preço dos "cursinhos", a distância dos grandes centros, a necessidade de trabalhar ou estudar durante a semana são alguns dos fatores que costumam deixar mais longe para largas parcelas da população o sonho do diploma universitário. Para ajudar essas pessoas a alcançarem seu ideal, o Cederj criou em 2003 o Pré-Vestibular Social (PVS).

Visões da paisagem e da percepção ambiental: contribuições para a educação ambiental

A educação ambiental vem sendo discutida sob diferentes abordagens e contextos (Leonardi, 1997), em que estão inseridas a dimensão cultural, política e econômica da sociedade. Muitas das atividades desenvolvidas dentro das suas duas vertentes principais, a educação ambiental formal e a não-formal, ainda encontram dificuldades de inserção e eficiência, seja pelo emprego de estratégias distanciadas da realidade da população-alvo, seja pelas dificuldades de fomentar trabalhos interdisciplinares nas escolas, ou mesmo de criar mecanismos para a sua estruturação e continuidade.

O problema dos nossos filhos

O escritor e jornalista Celso Kelly figura entre as personalidades mais em evidência nos nossos meios artísticos e intelectuais, não só pelo seu valor, como pela constante atividade que desenvolve nos mais diversos setores. Nem toda a gente, porém, sabe que a sua função fundamental, aquela que prevalece sobre todas, e que, na maioria dos casos, determina suas atitudes em face das outras, é a de professor.