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Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtrosUm conto, nós contamos: um relato de experiência com a literatura infantil desenvolvendo a oralidade através da linguagem audiovisual
Vivências de Sala de AulaA oralidade é uma linguagem essencial para o desenvolvimento humano e suas práticas sociais. Este trabalho objetiva desenvolver a oralidade a partir de situações de aprendizagens com a literatura, utilizando o gênero contos de fadas e a linguagem audiovisual. O relato apresenta uma sequência didática vivenciada com alunos do Ensino Fundamental I, contemplada em três momentos de atividades baseadas na leitura em andaimes – pré-leitura leitura e pós-leitura. Como aporte teórico utilizamos Graves e Graves, Zabala, Bakhtin e Vygotsky, com apoio da BNCC.
Do necessário ao possível: práticas pedagógicas da Educação Física escolar no ensino remoto emergencial
Educação a Distância, Formação de Professores e Educação FísicaEste artigo busca analisar as implicações do ensino remoto da Educação Física na Educação Básica no município de Pelotas/RS. Para tanto, apresentamos um estudo qualitativo descritivo, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis docentes da rede pública estadual e municipal. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados apresentam as adaptações realizadas por docentes de Educação Física durante o ensino remoto emergencial; os meios e condições oferecidos para essa adaptação; a recepção docente; a organização das diferentes redes e práticas pedagógicas.
Aprendizagem Baseada em Problemas nas séries iniciais do Ensino Fundamental: possibilidades de ensino da Matemática
Matemática e Vivências de Sala de AulaA Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que visa ao pleno desenvolvimento de conceitos, de procedimentos e de atitudes dos discentes por meio de trabalhos colaborativos. Este artigo objetiva apresentar possibilidades e práticas de ensino de Matemática entre alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, comparando a metodologia com métodos tradicionais para avaliar sua eficácia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo colaborativa, que busca identificar as mudanças ocorridas na aprendizagem com a aplicação dessa metodologia ativa no 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal.
Trabalhando as Ciências Humanas no atendimento educacional especializado em Libras
Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Educação Especial e InclusivaEste estudo investiga o ensino das Ciências Humanas no contexto do atendimento educacional especializado em Libras para um aluno surdo em uma escola municipal de Uberlândia/MG; descreve estratégias de ensino atualizadas para alunos fluentes em Libras, fundamentado em conceitos como Pedagogia Visual, identidade e cultura surdas, ensino de Libras, AEE, diretrizes municipais e BNCC. Assim, utilizam-se abordagens qualitativas, como: observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados destacam o impacto positivo do enfoque na identidade e na cultura surda, com o aluno demonstrando maior interesse, motivação e compreensão das temáticas.
A aprendizagem estimulada pela Música - reflexões e propostas para o Ensino Fundamental
Educação Infantil e MúsicaEste trabalho explora a importância da música no contexto educacional do Ensino Fundamental. Por meio de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, aborda-se a música como ferramenta fundamental no desenvolvimento humano, destacando seu impacto nas áreas cognitiva, emocional, social e no desenvolvimento das competências dos alunos. São enfatizados os desafios e as responsabilidades do educador musical na promoção da apreciação musical, na estimulação da criatividade e no desenvolvimento integral dos alunos. Por fim, apresentaremos os caminhos e as propostas para a utilização eficaz da música no Ensino Fundamental.
Voando em um avião de papel nas aulas de Educação Física escolar
Vivências de Sala de AulaO projeto Aviões de Papel foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Corumbá/MS. O objetivo foi mostrar a arte da dobragem do papel, associada aos mecanismos físicos presentes no voo em um avião real e vivências com lançamentos dos “aviõezinhos” de papel. A sequência do projeto foi: apresentação da proposta; visita técnica ao aeroporto; tipos de confecção do avião; práticas de lançamento e festival de apresentação dos alunos. A experiência possibilitou que a comunidade escolar percebesse que as práticas corporais e os componentes curriculares podem ser trabalhados em conjunto, proporcionando uma educação interdisciplinar aos alunos.
Um estudo descritivo acerca dos conectivos de oposição mais recorrentes em redações nota 1.000 do ENEM
AvaliaçãoEste estudo discute as estratégias lexicais utilizadas para estabelecer relações de oposição nas redações nota 1.000 do Enem. O trabalho é feito a partir da compilação de um corpus de 80 textos dissertativo-argumentativos do Enem disponíveis na internet produzidos entre 2014 e 2021 que alcançaram a nota máxima. A análise dos dados é realizada a partir dos dados obtidos com as ferramentas computacionais do software WordSmith Tools 6.0. O arcabouço teórico e metodológico da Linguística de Corpus de Berber Sardinha, os postulados da Linguística Textual presentes na Matriz de Referência do Enem e a BNCC embasam esta pesquisa.
Uma resenha de "Eficácia escolar e gestão aprendente"
Instituição EscolaEsta resenha apresenta a obra Eficácia escolar e gestão aprendente: um estudo das práticas em escolas católicas na Paraíba, em que se analisam instituições com base em dados coletados em entrevistas de docentes e dirigentes e traz o contexto histórico vinculado à educação confessional no Brasil. As falas dos entrevistados tratam de gestão escolar colegiada, liderança compartilhada, escola aberta à família, parcerias com órgãos de Estado e organizações da sociedade civil, clima organizacional, formação continuada docente, pastorais rumo a uma escola em saída para o mundo, avaliação, ensino não conteudístico, resistência ao ensino competitivo, inclusão e diversidade.
Cruzando fronteiras entre universidade e Educação Básica: a sinfonia entre residência pedagógica e atuação docente na formação inicial de professores em Ciências Biológicas
Avaliação, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo relata a experiência desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, realizado no Colégio de Aplicação em 2022-2023. O estudo descreve as estratégias metodológicas implementadas no ensino de Ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, e analisar seus impactos na formação inicial docente. Por meio de um relato de experiência, foram aplicadas diversas abordagens pedagógicas, como aulas expositivas, atividades práticas em laboratório, uso de tecnologias digitais e metodologias ativas.
A importância do brincar na Educação Infantil
Educação InfantilO artigo aborda a relevância do brincar na Educação Infantil como ferramenta crucial para o desenvolvimento das crianças nessa fase da educação. Seu objetivo principal é promover reflexões acerca do valor do ato de brincar e como isso impacta no processo de desenvolvimento dos alunos com idades entre quatro e cinco anos na Educação Infantil. O questionamento central é: “como esclarecer e demonstrar a importância do brincar na Educação Infantil, buscando validar a necessidade desse componente na Educação Infantil?”. Os resultados mostraram que atividades lúdicas promovem o desenvolvimento integral da criança, evidenciando que seus aspectos físicos, motores e cognitivos são ampliados.