Biblioteca
Filtrar os artigos
A presença da figura do professor na MPB
Que a música popular brasileira é uma das mais ricas do mundo, ninguém discute. Em tempos de liberdade e em períodos autoritários; na colônia, na monarquia ou na república; a MPB sempre teve papel marcante na cultura nacional. Com isso, a percepção de mundo de seus artistas torna-se referência para as pessoas que valorizam esses trabalhos.
Histedbr - História, Sociedade e Educação no Brasil
Criado pelo grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, o site Navegando na História do Brasil reúne os resultados de vinte anos de pesquisa. Publicado previamente em CD-ROM, o conteúdo está agora disponível na internet, chegando a um grupo mais abrangente de pessoas. Apesar de criado e sediado na Unicamp, o grupo é formado por pesquisadores de pelo menos outras 23 instituições superiores de ensino (veja nos créditos).
Sobre a paixão
Deveríamos todos ter, em nossas profissões, a paixão dos astronautas, dos atletas, das mães apaixonadas. E me perguntam o que seria do gari, do ascensorista, do segurança. Seríamos todos limpantes, apertaríamos nossos próprios botões ao dar bom-dia aos médicos, cientistas e artistas que não teriam por profissão apertar botões e dar bons-dias, além do mais nossa segurança moraria na nossa confiança na inteligência do outro.
Professor
Alguém um dia se propôs a trabalhar na construção de vidas, estudou Psicologia, Filosofia e as melhores técnicas de comunicação. Passou dias, horas e minutos observando o comportamento de todas as faixas etárias do ser humano.
Aos mestres com carinho
Dos filmes que têm como tema a profissão “mestre”, eu destaco cinco com carinho. Cada um, à sua maneira, traz uma peça do quebra-cabeça – sempre incompleto – sobre o significado dessa profissão.
Estou voltando... (Um conto africano)
Um jovem angolano caminhava solitário pela praia. Parou por alguns instantes para agradecer aos deuses por aquele momento milagroso: o deslumbramento de sua terra natal. O silêncio o fez adormecer em seu âmago, despertando inesperadamente com o bater das ondas sobre as pedras. De repente, surgiram das matas homens estranhos e pálidos que o agarraram e o acorrentaram. Sua coragem e o medo travaram naquele momento uma longa batalha... Ele chamou pelos seus pais e clamou pelo seu deus. Mas ninguém o ouviu. Subitamente, mais e mais rostos estranhos e pálidos se uniram para rir de sua humilhação. Vendo que não havia saída, o jovem angolano atacou um deles, mas foi impedido por um golpe. Tudo se transformou em trevas...
20 anos de Goiânia: ciência e arte para contar a história de uma tragédia
Ensinar Química e Física no curso de jovens e adultos é um dos grandes desafios que encontro hoje como professora. A convivência diária com alunos há tanto tempo afastados dos bancos escolares (situação da maioria) nos faz pensar no quanto é importante que façamos a nossa parte, que ofereçamos um ensino que verdadeiramente forme o cidadão consciente, criativo e responsável.
Prática Exploratória: a importância dos "porquês"
Por que os alunos não prestam atenção? Por que os alunos gostam de mim? Por que meus alunos de inglês traduzem os textos ao pé da letra? Por que os alunos não gostam de fazer dever de casa? Por que os professores gritam em sala de aula? Por quê? Por quê? Por quê?
Sexualidade, educação e telenovela
Há muito, a relação entre os brasileiros e a telenovela tem sido explorada por seus autores e produtores para introduzir novos temas ou propiciar a discussão de outros não tão novos, como a homossexualidade. Há muito, também, a relação da sociedade com o folhetim eletrônico tem sido objeto de pesquisas nas universidades.
A gravidez na adolescência e a escola
Nem sempre os opostos se excluem. Não, não estamos falando da filosofia de Heráclito nem da dialética de Hegel, mas o fato é que quando pensamos na palavra “mãe” ou “pai”, o que naturalmente se contrapõe é o vocábulo “filho”. São funções opostas, apesar de não serem excludentes, já que uma pessoa pode ser “pai” ou “mãe” e “filho” ao mesmo tempo. Mas, convenhamos, um adulto cujos pais são vivos, ao ter um filho, passa a ser menos filho do que antes, pois seu papel principal agora passa a ser o de pai.