Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Fernando Pessoa

O querido amigo Zé Pereira, já há alguns dias, enviou-me uma sugestão-contribuição temperada com algo que pode ser lido como reivindicação, mas também como crítica delicada e sensível. A leitura que fiz incorpora ambos sentimentos, afinal, marginal, identifico-me mais com aqueles poetas que podem estar em todas as esquinas, mas não estão em todos os balcões de livraria. Uns banidos por serem considerados chatos (e o mais que querido Ascenso expressa tal sentimento sobre Camões, que nos impingiam como educação cívica em vez de arte) e outros simplesmente esquecidos ou desconhecidos de quem vende e de quem compra. O chamado de Pereira se refere a um dos mais JUSTAMENTE badalados, que não iria nos faltar, embora eu tenha essa preferência por instigar as torturantes perguntas: "Por que eu não li esse cara? Por que não conheço esta poeta?". No entanto, digo em minha defesa que em breve trarei aqui Cecília Meirelles, nunca esquecida, que engrandeceu a poesia, como poeta, e simultaneamente prejudicou-a, como educadora, ao combater as aulas e as atividades de declamação, prática que achava horrorosa. E virão outras e outros.

Ainda há tempo para deter aquecimento global

Este mês de novembro, o ex-futuro presidente dos EUA, Al Gore, nos convidou para conhecer o fenômeno do Aquecimento Global e refletir sobre suas consequências para o mundo em que vivemos no documentário Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth, EUA, 2006).

Um universo de descobertas

O Colégio Estadual Teotônio Brandão Vilela, colégio público da cidade de Itaocara, localizada no noroeste fluminense, desenvolve uma série de projetos com o intuito de melhorar os processos de ensino e aprendizagem das várias turmas dos segmentos de ensino fundamental e médio que oferece.

Gustavo Capanema

Mais conhecido pelo nome do edifício-sede do Ministério da Educação, no Castelo, Rio de Janeiro, Gustavo Capanema foi o homem que representou a política e os ideais do Estado Novo na cultura e na educação brasileira, nesse período. Capanema foi ministro da Educação e Saúde de Vargas, entre os anos de 1934 a 1945, quando realizou obras importantes, entre as quais se destaca a criação de órgãos nacionais como a Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e o Instituto do Livro.

Quase uma paz

Na mitologia de diversos povos existem heróis que morrem e que ressuscitam. Mitra, Dionisus, Cristo. Do mesmo modo também existem bandas que morrem e ressuscitam. O New Order, que recentemente se apresentou no Brasil, é um desses exemplos. Na sua origem ela tinha outro nome, Joy Division (esse é um elemento também da ressurreição, ou mesmo de qualquer processo iniciático: a troca de nomes). Surgida no final dos anos setenta no distrito industrial de Manchester (Noroeste da Inglaterra), o Joy Division canalizou influências dos Stooges e Velvet Underground, para oferecer ao nascente movimento punk um lado denso e sombrio, que iria determinar as regras estéticas nos anos oitenta. Tudo aquilo que se convencionou a chamar de gótico ou pós-punk (do Bauhaus ao Legião Urbana), tem o seu débito com o Joy Division. Mas com dois discos apenas e uma turnê para a América agendada o Joy Division morreu, ou melhor, se suicidou.

Planeta Educação

O título dá a dimensão do que o internauta encontrará ao acessar o Planeta educação. São mais de 400 artigos sobre temas relacionados à educação.

Museu - novo tempo para o templo das musas

A palavra Museu é de origem grega - museîon - significa a residência das musas, as nove filhas de Zeus e de Mnemósine, a deusa grega guardiã da memória. Segundo a mitologia grega, as musas eram ninfas que habitavam os bosques e, mais tarde, foram elevadas à categoria de divindades, inspiradoras da música e da poesia.

A vingança dos normais

A Pequena Miss Sunshine, o filme, em cartaz desde outubro nos cinemas, nos põem diante do cotidiano nada convencional dos Hoover, uma família americana de seis pessoas que vivem numa pequena cidade do Novo México: um casal, dois filhos - um adolescente, Dwane (Paul Dano), e Olive (Abigail Breslin), a protagonista, uma menina de 7 anos inteligente e adorável - o tio das crianças, Frank (Steve Carrel), professor homossexual que acabou de sair do hospital por ter tentado suicídio e o avô (o veterano Alan Arkin), um velho hippie, que foi expulso do asilo por usar heroína. É ele quem prepara Olive para participar de um concurso de beleza para meninas.

Ensino Fundamental terá novo currículo

Até março de 2007, o Conselho Nacional de Educação deve apresentar a proposta de novas Diretrizes Curriculares Nacionais. O documento trata da ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos, que deve ser adotado por todos os municípios do país até 2010. Essa mudança também vai levar à adoção de nova proposta curricular.

Reflexão - Pacto Social

De fato há uma crise ambiental mundial. Esta catástrofe obriga-nos a reorganizar a forma em que vivemos e conhecermos melhor os ciclos da natureza. Aponta também para a necessidade de se questionar os processos produtivos atuais e o próprio modo de consumo que tomou a sociedade. Devemos buscar dentro de nossa condição “vivencial”, alternativas essenciais para uma possível minimização dos efeitos ambientais.