Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Gregório de Mattos

Vou dedicando estas palavras a Armindo Bião, aos Lobato - Lúcia e Ronald e a tantos amigos e companheiros que tenho nas terras da Bahia, que, no universo poético de hoje, representam o mundo. 

Quando a escola produz doença

A professora Marisa Lopes da Rocha, professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UERJ, realiza pesquisas em escolas, a partir do referencial teórico da Análise Institucional. Criado com base na psicanálise e na psicologia social, esse parâmetro de pesquisa articula instrumental de análise e intervenção em instituições, com objetivo de potencializar grupos e comunidades para processos de mudança. Durante as pesquisas, Marisa notou que o tédio causado pela sensação de ser incapaz de mudar a realidade da escola estaria desmotivando os professores.

O segredo das aranhas marrons

Não sei se alguém já escreveu algum artigo sobre aranhas. Não um trabalho científico, mas alguma crônica, banalidades. Sei lá, pode parecer de mau gosto. Afinal, muita gente tem medo, alguns sentem nojo e outros, pânico, frente ao aracnídeo.

Semana de Poesia da TV Escola

No próximo dia 16, a TV Escola, canal do MEC voltado para as escolas públicas de todo o país, dá início à terceira edição da Semana de Poesia. Durante toda a semana - de 16 a 20 deste mês -, o canal irá transmitir duas horas diárias de programação especial, em homenagem ao dia mundial do poeta, comemorado em 20 de outubro.

A grande onda que vem do gueto

Cheguei ao "Capão Pecado" por obrigação de ofício. Mas, já andava com alguma pré-informação sobre o livro e seu autor - Ferrez é porta-voz do movimento cultural das comunidades de periferia de São Paulo -, só não esperava que o romance me provocasse o impacto que causou.

A Hermenêutica das Vacas

KEN BURNS, na sua série Jazz, conta uma história curiosa sobre Charlie Parker. Para quem não conhece, Parker foi um dos maiores músicos de jazz. Ele redimensionou a forma de tocar swing (desenvolvida por Louis Armstrong) e acrescentou, às suas estruturas melódicas, o aprendizado retirado das audições de Igor Stravinsky. Desconstruindo a linha original das melodias, Parker introduziu um fraseado rápido e improvisado, irrepetível, que orientava caminhos novos e inusitados para a música.

O dia em que descobri que nasci professora

Hoje acordei pensando em desistir de ser professora. Sei lá, fazer outra coisa. Chega! Disse para mim mesma quando o relógio despertou: pronto decidi, vou ser secretária, atendente, camelô, qualquer coisa, menos professora. Analisando as minhas opções, a ideia de fazer outra coisa  agrada-me. Já sentiram isso? Vontade de não ser mais professor? Quanta cobrança. Pressão. Trabalho extra. Rouquidão. Alergia. Calos na garganta e nos pés. Tendinite.

Aprendiz UOL

Partindo da pergunta de como deveria ser o ensino de direitos humanos na escola, o jornalista Gilberto Dimenstein fundou, em 1997, a ONG Cidade Escola Aprendiz. As experiências nesse campo e no da Educação Comunitária podem ser vistas no portal Aprendiz UOL, que também traz discussões e links de interesse para professores.

Livro na rede

O embalo da rede, aquela acolhedora fonte de repouso que herdamos de nossos antepassados indígenas, é um convite irresistível para quem cultiva o saudável hábito da leitura. O que poucos imaginavam era que um dia uma outra rede fosse seduzir os amantes da literatura. A proliferação das bibliotecas virtuais e de diversos projetos de digitalização de livros estão conquistando cada vez mais adeptos da leitura na rede, de computadores.

Murrow versus McCarthy

Fortemente relacionado com o momento por que passa os EUA, hoje, com a restrição das liberdades individuais em nome do combate ao terrorismo, o filme Boa noite e boa sorte (2005) pode servir também de material para discussões em sala de aula. Com roteiro de Grant Heslov e George Clooney e direção deste último, o filme foi recentemente lançado em DVD.