Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Dos diálogos de Sócrates

Fui buscar o texto de hoje pensando em meu filho João Luiz que me reaproximou de Sócrates e Platão, quando decidiu estudar Filosofia na UFRJ, curso que interrompeu para voltar a percorrer seu caminho do radialismo, que o levou para Brasília, um pouco mais longe do Largo de São Francisco que Itaipu.

Escola empreendedora

A ideia de desenvolver projetos empreendedores foi implantada no nosso colégio no ano letivo de 2000 e, desde então, anualmente, trabalhamos diversos temas ligados à cidadania em nossos projetos pedagógicos.

O que é Ecopedagogia?

A Ecopedagogia é um conceito ainda em construção e é definido mais como um movimento do que como uma nova teoria de educação. No Brasil, o principal centro de estudo sobre a Ecopedagogia é o Instituto Paulo Freire, em cujo site existe uma série de documentos e artigos sobre o tema, entre eles "Pedagogia da Terra - ideias centrais para um debate", de Moacir Gadotti, professor titular da Universidade de São Paulo e diretor do IPF. O artigo foi apresentado no I Fórum Internacional sobre Ecopedagogia, realizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Porto, Portugal, em março de 2000.

A transdisciplinaridade pervertida

A educação formal e a educação informal via meios audiovisuais se enfrentam, no mínimo, há mais de um século. Desde que dois tecnólogos franceses, Louis e Auguste Lumière, revelaram ao mundo um equipamento que permitia estabilizar a captação e a exibição de imagens em movimento. Era dezembro de 1896 e o aparelho foi batizado de Cinematógrafo. Estava criada a indústria do Cinema.

Divino Emaranhado na baixada maranhense

Diante das dificuldades e da precariedade de comunicação no interior, só agora já na ilha e capital São Luís, estou tendo a possibilidade de enviar as histórias e caminhos por onde passamos no projeto "Divino Emaranhado na Baixada Maranhense" realizado neste mês de setembro. O que foi interessante para se debruçar na criatividade do precário e se deixar imbuir da falta que é presente neste cotidiano.

Projeto transdisciplinar reúne geometria e arte

Preocupada em oferecer uma alternativa de ensino mais contextualizada da geometria para seus alunos do Ensino Médio, a professora Fátima Cristina Ayrola de Carvalho, do Colégio Estadual Profa Zélia dos Santos Côrtes, de Nova Friburgo, criou o Projeto Geomarte - Geometria e Arte -, realizado em 2005.

Amigos do livro

Lá se vão cinco anos desde a inauguração do Amigos do livro, o endereço que transporta o internauta diretamente para o fascinante mundo dos livros. São informações sobre autores, editoras, livrarias e sebos, bibliotecas, grupos literários, profissionais do livro, fundações, ONGs, casas de cultura, notícias e serviços, na tentativa de promover e divulgar esse bem tão precioso, além é claro de agir como estímulo para o hábito da leitura.

Como surgiram as diferenças

Em 1972, quando estudava pássaros na Nova Guiné, o biólogo evolucionista Jared Diamond conheceu Yali, uma das lideranças políticas da futura Papua Nova Guiné. Durante a conversa, Jared ficou desconcertado por uma pergunta simples e direta de Yali: "por que vocês brancos desenvolveram tanta 'carga' e a trouxeram para a Nova Guiné e nós negros tínhamos tão pouca 'carga' nossa?". O biólogo só conseguiu formular uma resposta a essa pergunta 25 anos depois no livro Armas, germes e aço (2001, Editora Record, 476p), que parte de novos conhecimentos em arqueologia, antropologia e genética.

Filosofia, poesia e a sabedoria de Benedito Nunes

(...) as coisas que não podemos dizer é melhor calar, pois quando a linguagem filosófica ou poética se cala, ela está mostrando algo que não pode dizer inteiramente

Escola Popular de Comunicação Crítica

O Observatório de Favelas do Rio de Janeiro se define como uma "rede sócio pedagógica, com uma perspectiva técnica-política". A Ong é formada por uma equipe de pesquisadores e estudantes universitários ligados a diferentes instituições acadêmicas e organizações comunitárias, sendo que seus principais coordenadores são moradores ou ex-moradores de comunidades de periferia do Rio de Janeiro.