Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


A História de duas Aldeias e uma Cidade

Localizada na Vila de Visconde de Mauá, no meio da Serra da Mantiqueira, o Colégio Estadual Antônio Quirino mantém, desde 2000, um programa de intercâmbio com uma escola alemã de ensino médio. A partir de 2004, cinco escolas sul-africanas também passaram a participar do projeto.

Como fazer para que o aprendizado seja ativo e não passivo

Nada é impossível. Tudo depende da maneira, do método empregado de conduzir, de orientar seus alunos, reinventando e criando novos mecanismos de aprendizagem em sala de aula para desenvolver cidadãos com outro olhar, mais apurado, sobre a Educação. Propostas que envolvam, principalmente, a pesquisa em sala de aula são muito bem-vindas. Ou seja, situações que promoverão o questionamento e a construção de novos argumentos pelos alunos, contribuindo assim para a criação de cidadãos mais conscientes e que, além de "sujeitos" de seu aprendizado, enxerguem a Educação como um todo, o que implica em fazer relações entre disciplinas e temas abordados em aula.

Excesso de alunos em sala de aula não combina com qualidade educacional

Atualmente, há uma busca pela qualidade na área educacional, e várias pessoas incluem nos seus discursos esta questão. O Brasil está em uma campanha de ter todas as crianças dentro da escola, mas não podemos esquecer de que elas não devem estudar em unidades sem estrutura, ou colocadas como "a toque de caixa". Não é assim que teremos qualidade educacional: tendo excesso de alunos em sala, dificultando a participação dos alunos, gerando atrasos no desenvolvimento escolar.

Entrevista com o professor John Gagnon

Apesar de a primeira tradução de seus trabalhos para o português só estar saindo agora, desde 1959 o sociólogo americano John Gagnon pesquisa o comportamento sexual humano. Sua Teoria Social dos Roteiros Sexuais exerce grande influência nas pesquisas sobre comportamento sexual e nos projetos de orientação sexual realizados no Brasil.

Uma arrebatadora aventura medieval

Sou mulher e escrevo. Sou plebeia e sei ler. Nasci serva e sou livre. Vi coisas maravilhosas em minha vida. Fiz coisas maravilhosas em minha vida. Durante algum tempo, o mundo foi um milagre. Depois a escuridão voltou."

Nunca te vi, sempre te amei

O Programa Escolas-Irmãs do Governo Federal - inserido como um dos ramos da Mobilização Social do Programa da Fome Zero - tem sua base na premissa de que só com as trocas poderemos conseguir uma melhor visão do mundo. É por meio do reconhecimento e da aceitação das diferenças, que encontramos o diálogo, essencial para o progresso da mente. É aí que o projeto se ancora: trocar informações é mais do que conhecer o outro e sustentá-lo no que ele tem de deficitário, é também dizer sobre o que se ganha na troca, que acima do assistencialismo, beneficia todos os lados.

A voz da imagem

A formação de novos leitores tem se tornado uma prioridade no campo da Educação e no mercado editorial como um todo. A criança e o jovem dos nossos dias parecem cada vez mais seduzidos pelos novos meios de comunicação, onde a dinâmica e a visualidade se tornam quase sempre mais atraentes que o livro.

Vozes-mulheres

A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio. Ecoou lamentos De uma infância perdida.

De mãe

O cuidado de minha poesia Aprendi foi de mãe mulher de pôr reparo nas coisas e de assuntar a vida.

A influência da psicanálise na educação

O legado freudiano - teórico, clínico, ético - admite incontáveis pontos de abordagem. Abordá-los, interrogá-los e aprofundá-los é a tarefa daqueles que pretendem manter vivo o trabalho de Freud e dele continuarem extraindo todas as consequências possíveis, ainda hoje, após 150 anos de seu nascimento e 67 anos após sua morte (1856 - 1939). A partir de sua teoria sobre o Inconsciente iniciou-se uma nova concepção do indivíduo. A descoberta da Psicanálise trouxe novas formas de ver o homem, a cultura e o mundo.