Biblioteca
Filtrar os artigos
Mediação pedagógica: uma análise para além da mera utilização dos recursos digitais
Vivências de Sala de AulaEste artigo aborda uma experiência de criação de um jornal em uma escola estadual de tempo integral de Goiânia/GO. O jornal fazia uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para que ocorresse maior integração entre os membros da unidade escolar no momento de retomada das aulas presenciais (em decorrência da pandemia da covid-19), estimulando o hábito da leitura e da escrita, de forma que os alunos ficassem mais familiarizados com a sua prática. As tecnologias digitais, por meio de inúmeras plataformas, são ferramentas importantes na contemporaneidade, desde que usadas com a mediação do professor.
Conservação de alimentos no ensino de Ciências: uma sequência didática para o 5º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaO ensino por investigação busca introduzir no espaço escolar aspectos inerentes às práticas científicas, visando tornar o processo de ensino mais interessante e socialmente relevante. Apresentamos uma sequência didática com caso investigativo no ensino de Ciências para turmas de 5º ano do Ensino Fundamental com o tema “A conservação dos alimentos”, envolvendo o uso de tecnologias e emprego do método científico e experimentações. A diversificação das metodologias para o ensino de Ciências, adaptada à realidade de cada turma, tem o potencial de trazer benefícios significativos para o contexto escolar.
Ressignificando o analfabetismo: algumas considerações sobre o analfabetismo funcional no Brasil
História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalO objetivo do presente artigo é analisar a situação da educação no país no que se refere ao analfabetismo funcional – incapacidade de fazer uso efetivo da leitura e da escrita nas diferentes esferas da vida social tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural. A metodologia se constitui de estudos sobre analfabetismo e analfabetismo funcional, com vistas a compreender a importância do processo de alfabetização e letramento para a formação de sujeitos criticamente letrados, ou seja, sujeitos que possam fazer uso da leitura e da escrita nas mais diferentes situações do cotidiano.
Oralidade e ensino: a concepção de professores em formação inicial no curso de Pedagogia
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto envolve dois eixos temáticos: os professores em formação inicial no curso de Pedagogia e o ensino da oralidade em sala de aula. Trabalhar com as práticas de oralidade não é somente enfatizar a fala cotidiana, mas criar atividades que favoreçam o uso eficaz da língua falada, dos contextos informais aos mais formais. Diante desse pressuposto, a pergunta norteadora deste estudo é: quais as tendências da ação pedagógica desses professores em relação às práticas de oralidade? Nosso objetivo é conhecer e analisar a concepção da ação pedagógica de professores em formação em suas práticas de oralidade em sala.
Magia de ciência, um show de experimentos
FísicaEste artigo reflete sobre o potencial das atividades práticas no ensino de Ciências e a importância de considerar que a promoção do seu aprendizado passa por interessar àquele que aprende. Buscando proporcionar melhor integração de alunos da Educação Básica com o ensino de Ciências, licenciandos em Física do IFPI - Câmpus Picos fizeram uma mostra de experimentos de baixo custo na Escola Joaquim Antônio de Araújo, localizada em Geminiano/PI. Durante a atividade, observou-se que os discentes daquela comunidade interagiram de forma positiva, explorando, questionando e participando da realização das experiências.
Trabalhando com números inteiros: uma prática de ensino por meio de material didático manipulável
Matemática e Vivências de Sala de AulaO uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino desenvolve nos estudantes o raciocínio lógico, crítico e científico. Se utilizados de forma correta, esses recursos podem proporcionar aprendizagem com compreensão, que tenha significado para o aluno. Este trabalho apresenta uma proposta de material didático manipulável para o ensino de adição de números inteiros, considerando que estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem desse conteúdo. O material Tabuleiro dos Inteiros foi estudado durante o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado em andamento.
Cultura escolar e história oral: relevância para pesquisa em História da Educação
História da EducaçãoA proposta deste estudo é apresentar a relevância da história oral como método de investigação da pesquisa em História da Educação e identificá-la como meio utilizado para comprovar e complementar elementos da cultura escolar das instituições de ensino de modo geral. Assim, o problema desta pesquisa é compreender como a história oral pode contribuir na construção da História da Educação, especificamente na cultura escolar. As histórias de vida viabilizam a busca e a compreensão dos processos de formação por meio de fatos e informações de situações vivenciadas.
Saberes docentes: o laboratório de ciências como recurso mediador nas aulas experimentais de Química
Biologia e Biociências, Física, Química, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO presente relato de experiência tem por objetivo abordar a revitalização de um laboratório de Ciências e a sua utilização como mediador na conciliação dos aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico. Procura também enfatizar o desempenho e a possibilidade da inserção de aulas práticas de Química como recurso de aprendizagem. De maneira análoga, busca destacar a correlação entre a organização do ambiente laboratorial e seu impacto nas práticas pedagógicas e no processo de ensino envolvidos nas instâncias profissionais da formação inicial da prática docente.
Algumas considerações sobre avaliação
AvaliaçãoEste texto é o resultado de um trabalho de formação com professores regentes e com a coordenação pedagógica. Objetivou-se discutir a elaboração coletiva de um conjunto de critérios para que os professores do Ensino Fundamental pudessem organizar suas atividades avaliativas em conformidade com a coordenação pedagógica do Instituto de Educação de Goiás. Partiu-se do pressuposto de que cabe à comunidade escolar a construção de uma avaliação capaz de dialogar não só com os diretamente envolvidos no processo educacional, mas também com a complexidade do real e, assim, reconstruir o sentido da avaliação.
Uso de ferramentas digitais no ensino de Astronomia e Cosmologia para a Educação Básica
Astronomia e FísicaEste artigo propõe o uso das TDIC em atividades de ensino que envolvem Astronomia e Cosmologia no Ensino Médio. Diante de algumas coleções que abordam o conteúdo de Ciências da Natureza, em livros didáticos aprovados pelo PNLD, notou-se a necessidade de trabalhar alguns temas com mais profundidade de modo que permitam mais interatividade entre os alunos e uma fonte de consulta para os professores. Com o intuito de oferecer subsídios e materiais de apoio para educadores, foram elaboradas algumas atividades que fazem uso de recursos digitais disponibilizados de forma gratuita na Internet.
