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O uso de tecnologias assistivas na promoção do desenvolvimento cognitivo de alunos com TEA no ambiente escolar: relato de experiência
História, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

A proposta do estudo foi analisar se houve aprendizagem por meio do uso do recurso de tecnologias assistivas (TA) nos conteúdos de História. Os participantes da pesquisa foram três alunos portadores de TEA, de uma turma do 6º ano da Escola MEB Embaixador Renato de Mendonça, em 2023, na cidade de Pilar, Alagoas. Com base num estudo de caso e numa abordagem qualitativa, aplicamos o referido recurso e observamos se houve compreensão e consequentemente aprendizado dos conteúdos da disciplina pelos alunos.

Escrevivências das juventudes negras e LGBTQI+: uma fonte metodológica biófila na formação humana docente
Formação de Professores

Este artigo problematiza a metodologia de escritas de cartas das juventudes negras e LGBTQI+ de um grupo de estudantes egressos da Educação Básica, como campo de possibilidades para um processo educativo escolar mais humanizador. Essas cartas fazem parte do acervo documental do grupo de pesquisa Diversidades, composto por estudantes e professores da Educação Básica e Superior. Propõe-se, aqui, o recurso textual memorialístico dessas cartas como metodologia qualitativa biófila para a formação humana de professores e estudantes. A leitura e a interpretação dessas cartas seguem a orientação teórico-metodológica do grupo Diversidades.

Família-escola e as práticas pedagógicas na sociedade imagética
Educação a Distância e Formação de Professores

Em uma sociedade na qual a comunicação cada vez mais acontece de maneira virtual e por imagens, pensar as possibilidades da relação família-escola se faz presente no dia a dia escolar, sendo o objetivo deste trabalho. Estudos apontam para a importância dessa colaboração entre família e escola e o quanto ela pode ser benéfica para o aluno quando direcionada para seu o bem, ainda que também apontem para a “separação” relacional que ocorre entre ambas. Contudo, considerando a atualidade comunicacional, questiona-se quais são as práticas que podem vir a servir para essa colaboração de maneira eficaz na aprendizagem.

Inserção de conteúdos jurídicos para subsidiar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio da escola pública de tempo integral
Vivências de Sala de Aula

No cenário educacional atual, têm sido acompanhados estudos e discussões acerca da crescente jornada escolar e a intenção dos profissionais de Educação de inserir conteúdos jurídicos para subsidiar a aprendizagem no Ensino Médio em escolas públicas em tempo integral. Este estudo visa identificar os principais desafios enfrentados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais na aplicação de noções jurídicas para subsidiar a aprendizagem dos alunos. A metodologia adotada foi a qualitativa, tendo como procedimento prático a pesquisa bibliográfica e legislações que contemplam leitura de artigos de saberes múltiplos.

Motivações e potencialidades das tecnologias e inovações no ensino de Matemática na Educação Básica
Matemática

Este trabalho levanta algumas reflexões relacionadas à utilização das tecnologias e inovações na disciplina de Matemática da Educação Básica. Tais reflexões estão baseadas nas motivações e potencialidades das novas tecnologias no ensino. Foi adotada a metodologia da pesquisa bibliográfica na base de dados do Google Acadêmico, que indica diversos trabalhos de autores que abordam esse assunto. As inovações tecnológicas podem funcionar como ferramentas que contribuem para a criação de um ambiente interativo e dinâmico que possibilita a construção de conhecimentos de forma diferente do ensino tradicional na Educação Matemática.

Substituição do material didático e seus impactos no (re)planejamento dos conteúdos de Língua Portuguesa
Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Neste artigo, analisaremos o impacto da substituição do material didático em uma instituição de ensino, com foco nos conteúdos de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental. De forma sucinta, avaliamos quais são os efeitos da reestruturação curricular para o planejamento docente. Os materiais pesquisados foram analisados, principalmente, por meio de processos de comparação, classificação e categorização temática. Os resultados revelaram que, mesmo em um contexto de formatações similares, há diferenças entre o que cada obra didática propõe, tanto na abrangência dos temas como nas habilidades da BNCC.

Tecnologia digital como linguagem – Robótica Educacional e lógica de programação no processo de aprendizagem
Computação e Tecnologias

Este trabalho tem como tema a Robótica Educacional e a linguagem de programação no processo de aprendizagem; visa focalizar a tecnologia digital no processo de aprendizagem e todas as aplicabilidades na Educação, possibilitando a transdisciplinaridade em produção de várias soluções. Além disso, pretende identificar a tecnologia digital como linguagem de programação para criar soluções para problemas do mundo real; a tecnologia digital como linguagem para o desenvolvimento de habilidades para autores de tecnologias e a tecnologia digital para aprendizagem colaborativa.

O século XXI e a era digital na internet: o que a educação tem com isso?
Educação a Distância

Desde o surgimento da internet, a sociedade tem passado por grandes transformações. Cada vez mais se tem acesso a informações em grande volume e de forma cada vez mais rápida. Nas escolas essa adaptação, tanto na educação a distância quanto na educação presencial, vem acontecendo. A fim de compreender essas transformações na sociedade, este trabalho tem como objetivo abordar o uso da internet como ferramenta da práxis pedagógica. Os professores podem cada vez mais utilizar a internet na aprendizagem, a fim de desenvolver novos métodos de aprendizagem e ampliar a rede de comunicação com seus alunos, motivando-os a buscar conhecimento.

Teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky: aprendizagem por meio das relações e interações sociais
Psicologia e Instituição Escola

Este trabalho apresenta a teoria socioconstrutivista de Vygotsky e articula aspectos do seu campo teórico em como o indivíduo aprende. Foi realizada pesquisa nas obras do referido autor e com pesquisadores da área. A teoria aponta que o indivíduo aprende por meio de suas relações e interações sociais. Dessa forma, a construção de conceitos e significados se dá a partir de signos e representações. Sendo assim, destaca-se a importância das relações sociais para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, sendo o espaço escolar um lócus para a aproximação dos conceitos escolares da realidade social e cultural desses estudantes.

O ensino de Biologia em perfis do Instagram
Biologia e Biociências

As redes sociais representam uma forma de comunicação de grande visibilidade. Podem ser utilizadas para a divulgação científica, como ferramentas no ensino da Biologia, buscando auxiliar na aprendizagem. Dentre as redes sociais existentes, o Instagram se destaca por ser uma plataforma com diversas ferramentas de interação com o público. Neste trabalho buscou-se analisar as publicações de três perfis de Instagram que abordam o ensino de Biologia. A análise considera que nos três perfis há potencial para serem utilizados como instrumentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia.