Biblioteca
Filtrar os artigos
Mural flutuante como práxis pedagógica inclusiva na comemoração ao Dia das Mães
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Folclore e Datas ImportantesEste relato descreve a implementação de um “mural flutuante” como práxis pedagógica inclusiva durante a comemoração do Dia das Mães, destinado a discentes órfãos do Curso Normal de Formação de Professores em Nível Médio em escola situada na zona rural do Estado do Rio de Janeiro, fundamentada na disciplina Prática Pedagógica e Iniciação à Pesquisa (PPIP). Os discentes desenvolveram o mural para expressar sentimentos e gratidão para com seus cuidadores. A atividade promoveu reflexões socioemocionais, inclusivas e fortalecimento da autoestima dos estudantes. Os docentes observaram melhorias dos estudantes nas atividades educacionais.
A importância do computador como recurso pedagógico para crianças com paralisia cerebral
Computação e Tecnologias, Psicologia, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste estudo faz levantamento bibliográfico para a compreensão do uso pedagógico do computador no processo de ensino-aprendizagem de crianças com paralisia cerebral. Assim, investigamos a tecnologia assistiva como recurso e técnica facilitadora do desenvolvimento dessas crianças, destacando a importância de trabalhar com jogos tecnológicos como ferramentas de ensino-aprendizagem. Os autores que contribuíram para a discussão foram: Manzini, Baierle, Alves e Matsukura, Oliveira e Bogatschov e Galvão Filho. Observamos que, por meio do jogo, estimula-se a capacidade de aprendizagem, auxiliando no processo de inclusão da criança na sociedade.
TIC na educação para a construção do comum: a inclusão é um caminho sem volta
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO ensino híbrido é uma modalidade de ensino que une o ensino presencial, em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre em sala de aula, e o ensino on-line. O domínio técnico das plataformas digitais nunca foi tão necessário para viabilizar o trabalho das instituições de ensino, o que requer dos professores formação continuada devido à exigência das mudanças abruptas em sua metodologia de ensino e em seu fazer pedagógico. O presente projeto objetivou aplicar os mais variados recursos de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para manter os estudantes num contexto efetivo de aprendizagem conforme as reais necessidades.
Reprovações no 3º ano do ciclo: investigando possíveis causas
Avaliação e Vivências de Sala de AulaEste texto traz resultados de um TCC de Pedagogia UNIRIO/Cederj, cujo objetivo é analisar os fatores que levam à existência de um quantitativo grande de crianças que chegam ao 3º ano sem o domínio da leitura e da escrita. Metodologicamente, foi orientado por revisão bibliográfica e pela aplicação de questionários a um grupo de professoras. Concluiu-se que a avaliação e o currículo, bem como os recursos disponíveis, a quantidade de alunos em sala e a formação docente são fatores que podem contribuir para tal problemática. A educação não pode ser um processo homogêneo, mas de valorização de todo o desenvolvimento do aluno.
Técnico e significativo: sobre metodologias ativas, seus benefícios e sua inserção no Ensino Técnico
Formação de Professores, História da Educação e Instituição EscolaEste artigo tem como pilar central uma reflexão, com base teórico-bibliográfica, sobre aprendizagem significativa e as metodologias ativas, as quais foram confrontadas com vivências de ensino técnico, que frequentemente é lembrado por seus alunos egressos pela frase “os professores sabem, mas não sabem ensinar”. Tendo em vista indícios de fragilidade didática no ensino técnico e a investigação das possibilidades de uso das metodologias ativas em contexto de ensino-aprendizagem, parte-se da questão: como o ensino técnico pode melhorar no campo da didática com o uso desses métodos?
Um ensaio reflexivo sobre verdade, autoridade e busca pelo conhecimento na crise da educação na obra de Hannah Arendt
Filosofia e SociologiaO presente ensaio reflete sobre a educação como agente de transformação social e o papel dos adultos na formação da nova geração. Utilizando a Alegoria da Caverna de Platão como metáfora, este trabalho explora a transição do conhecimento ilusório para a verdade libertadora e destaca a relevância da educação como fator transformador diante da crise contemporânea, enfatizando a necessidade de reavaliar a autoridade adulta na educação das gerações vindouras. Hannah Arendt questiona como a educação centrada na criança pode gerar caos social, ressaltando a responsabilidade coletiva.
Funções executivas e indisciplina escolar: um estudo de caso
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilEste estudo analisa como as funções executivas podem minimizar a indisciplina escolar, contribuindo para o desenvolvimento da criança em sua aprendizagem e na interação social, no caso de uma criança cursando o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Duque de Caxias/RJ, com queixa inicial relacionada à indisciplina, à falta de atenção e às dificuldades em memorizar e aprender os conteúdos das disciplinas. Neste caso, as habilidades das funções executivas, aplicadas por meio da intervenção, foram suficientes para trabalhar a dificuldade de atenção e a celeridade com que a criança queria fazer várias atividades ao mesmo tempo.
Formação continuada de professores do Ensino Fundamental para o uso de tecnologias digitais na educação
Formação de ProfessoresA formação continuada pode ser um dos caminhos nesse universo globalizado para aprimorar o conhecimento dos professores e verificar sua atuação em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, apontando e reavaliando as lacunas deixadas nos cursos de formação. A pesquisa tem como objetivo promover capacitação de professores com inserção de tecnologias digitais a partir de uma proposta para auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos no período pós-pandêmico. A pesquisa constituiu-se de um estudo de caso, apresentando abordagem qualitativa, com ênfase na resolução de problemas, possibilitando a elaboração de um e-book.
Institutos jurídicos e pedagógicos do atendimento individualizado e inclusivo para alunos neurodiversos
Direito e Educação Especial e InclusivaEsta pesquisa bibliográfica com uso do método dedutivo faz uso de fontes primárias e secundárias para sua realização, a fim de responder às seguintes perguntas: quais os institutos jurídicos e pedagógicos de atendimento individualizado e inclusivo para alunos neurodiversos no âmbito da Educação Básica? Qual a fundamentação legal de cada um deles? Esses institutos são o estudo de recuperação, o atendimento individualizado, o atendimento pedagógico e/ou psicológico (atendimento educacional especializado), os encaminhamentos e/ou orientações para os genitores, a adaptação curricular, o plano de ensino individualizado e o profissional de apoio.
O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais: interações entre os sujeitos escolares e o seu engajamento no ensino remoto
Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa aborda o papel do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) da Secretaria da Educação do Ceará quanto à interação entre os sujeitos escolares durante o ensino remoto em 2020. Para tanto, analisam-se os discursos presentes na webinar NTPPS: o aprendizado socioemocional no contexto atual, realizada pela Seduc/CE e disponibilizada no YouTube, com depoimentos de uma professora e de um aluno sobre as aulas do NTPPS realizadas no período. A investigação mostrou que o NTPPS favoreceu a interação entre os discentes e seu engajamento no ensino remoto.