Biblioteca
Filtrar os artigos
O lúdico e o formal numa escola pública de São Lourenço/MG
Vivências de Sala de AulaO objetivo deste trabalho é relatar minha experiência de estágio no Ensino Fundamental I, 2º ano, numa escola em São Lourenço/MG, contextualizando o fato de que o plano de aula é coletivo, é para todos os alunos da classe, mas a compreensão dos conteúdos e tarefas é individual e diferenciada, uns aprendem mais, outros menos; a desatenção ou distração do aluno durante a apresentação do plano de aula é um dos complicadores da aprendizagem. A atenção do professor sobre a possível desatenção do aluno e a intervenção necessária são ferramentas importantes e indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem.
Textos multimodais em espanhol e os REA na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio
Língua Estrangeira e Outras Mais EspecíficasA proposta tem como foco a produção de microrrelatos em espanhol realizados por estudantes da EJA do Ensino Médio. A atividade tem como base a Pedagogia dos Multiletramentos, tendo em vista os dois “multis”: a diversidade social (múltiplas culturas) e a multimodalidade, evidenciados pelo advento das tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa, significativa e colaborativa. A produção textual foi realizada numa plataforma que permite a produção colaborativa e multimodal na criação de um mural digital. O mural digital é um Recurso Educacional Aberto (REA) e está licenciado com uma licença aberta da Creative Commons CC BY – SA para acesso de forma livre.
Investigando as percepções dos alunos de uma escola pública de Belo Horizonte acerca da importância do ensino de Astronomia
Vivências de Sala de AulaO presente trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica na Educação Básica promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Nesta pesquisa investigaram-se os argumentos de estudantes do Ensino Médio para justificar o ensino de Astronomia. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de intervenção. Os dados coletados foram tabulados, e os resultados mostram a importância do conhecimento a respeito de como os estudantes compreendem a relevância do ensino e como a iniciação científica se configura importante oportunidade formativa para os estudantes da Educação Básica.
Percepções crítico-reflexivas sobre os documentos normativos atuais que versam sobre o ensino e a aprendizagem geográfica
GeografiaEste texto objetiva tecer discussões, com enfoque crítico, sobre as últimas versões da BNCC e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores, tendo como foco o ensino de Geografia. Foi realizada uma análise orientada por autores que se apropriam do tema e convergem com o objetivo aqui proposto. As percepções crítico-reflexivas apontaram para estas observações: i) Distanciamento da pluralidade geográfica e social; ii) Ênfase no raciocínio geográfico aliado à Geografia Escolar e à Geografia Acadêmica na BNCC; iii) Contradição sobre o raciocínio geográfico entre as propostas curriculares (BNCC) e a formação de professores de Geografia (BNC).
O Dosvox como instrumento de inclusão para alunos cegos
Educação Especial e InclusivaCom a Lei da Inclusão, foi garantido aos alunos deficientes o direito de serem inseridos em classes regulares, de maneira que possam ser aceitos pela sociedade e consigam usufruir de todos os direitos pertinentes a cada cidadão. O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar as tecnologias assistivas, especificamente o Dosvox, como instrumento de contribuição para que se faça valer a inclusão de alunos cegos em salas de aula regulares, uma vez que muitos docentes não possuem conhecimento de Braille e com isso se veem em dificuldades quando não podem explorar o recurso visual. A metodologia é bibliográfica usando artigos acadêmicos.
Si.lên.ci.o... Já falei! – uma reflexão sobre os rituais de silêncio e o silenciamento na sala de aula
Filosofia, Sociologia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo reflete acerca dos rituais escolares de silêncio e sobre o silenciamento na prática de sala de aula. Qual a intencionalidade imbuída no rito de silêncio proposto? Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca das categorias rituais escolares, silêncio e silenciamento. Como toda forma de linguagem, o silêncio também apresenta sentido. O silenciamento é uma forma de representação da ideologia dominante e de manutenção da opressão sobre os desfavorecidos na relação de poder que também está representada no espaço escolar. A reflexão mostra que o silêncio é necessário, desde que não seja para silenciar a voz do aluno.
Nas ondas da Matemática: o uso do podcast no ensino da Matemática Financeira para alunos do Proeja
Matemática, Educação a Distância e Educação Especial e InclusivaO objetivo deste artigo é desenvolver uma intervenção pedagógica que trata do uso do podcast Nas ondas da Matemática para alunos do Proeja, para o ensino da Matemática Financeira. Os episódios possuem em média seis minutos de duração, com enredo prático e inclusivo, abordando o tema juros. No primeiro episódio, faz uma breve introdução sobre as situações do uso da Matemática Financeira; nos dois seguintes, fala sobre juros simples e juros compostos, e os dois últimos trazem exemplos práticos de juros simples e juros compostos. A competência desejada é a adesão de todos os alunos à utilização do podcast.
Profissional educador em formação e a reflexão da e na prática
Formação de Professores e Instituição EscolaEste artigo foi escrito a partir da reunião de textos de diversos autores, objetivando tecer reflexões acerca da formação de professores aliada à experiência advinda da prática de profissionais já em atuação na educação. Após a introdução, os textos são rapidamente explanados visando expor partes consideradas fundamentais de seus conteúdos. No tópico seguinte, os mesmos materiais são comentados em igual sequência, trazendo suas contribuições para a temática abordada. Conclui que a formação com a vivência profissional e o contato com professores mais experientes é positiva para os docentes e toda a sociedade.
Os impactos causados pela supervalorização da mídia pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Matemática, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política EducacionalCom a globalização, avanços tecnológicos surgiram, ocasionando transformações no comportamento dos educandos de todo o mundo. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo interpretar o impacto constante da valorização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a mídia e como ela pode afetar seu processo de ensino-aprendizagem. No que se refere à metodologia, é trabalho teórico de natureza bibliográfica, qualitativa, uma vez que se baseia na interpretação de como os alunos agem conforme a mídia induz, juntamente com o papel do docente diante desse cenário.
Guia do educador sobre o livro "O meu pé de laranja lima": a personificação pela mente infantil como anestesia para duras realidades
Formação de ProfessoresO presente trabalho tem o objetivo de apurar o alcance do incentivo à literatura infantil na vida das crianças demonstrando a imaginação como forma de acolhida aos problemas enfrentados por elas. Com a obra atemporal O meu pé de laranja lima, observamos a desenvoltura de Zezé, que, com suas peraltices aliadas à natureza, proporciona imaginação infinita e que acolhe, como a relação com seu novo amigo fiel, o pé de laranja lima. Aspectos da Biologia são vistos com amplitude na autobiografia do autor, que passa pela beleza, chegando às marcas infantis em relação a abandono, angústias e até mesmo violências físicas e psicológicas.