Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Utilização da saga "Harry Potter" no ensino significativo das Ciências por meio de analogias e ludicidades: uma pesquisa bibliográfica
Biologia e Biociências, Física e Química

Muitas vezes, o ensino de Ciências não é recebido da forma mais satisfatória pelos alunos. Dito isso, esta pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que foi realizada com base em análises de artigos científicos, além de buscar por referências às Ciências da Natureza na coletânea Harry Potter, tem como finalidade evidenciar a importância da prática da ludicidade e do conhecimento de analogias. Esse exercício se fará por meio da literatura fantástica no uso da saga Harry Potter, de J. K. Rowling, como método para desenvolver e despertar o interesse dos alunos pelos estudos científicos.

Ensino de Língua Portuguesa: reflexão sobre a prática
Língua Portuguesa e Literatura

Para o presente artigo, discutiremos as possíveis pontes que existem entre o pensamento de Paulo Freire e as contribuições de Wanderley Geraldi para a Educação e as formas pelas quais o ensino de Língua Portuguesa tem sido reinventado no cotidiano escolar. O ensino escolar deve ser significativo e pautado pelo saber compartilhado com o conhecimento dos alunos. A pedagogia tem por missão transformar a situação concreta de opressão por meio da conscientização a respeito da libertação, o que Freire previu não ser um processo fácil, mas necessário, pois para isso ser possível é necessário o reconhecimento da realidade como uma realidade opressora.

Educação Especial no contexto escolar: inclusão e desafios
Educação Especial e Inclusiva

Este trabalho discute e reflete sobre a inclusão no contexto escolar; para uma inclusão eficiente, em que as necessidades dos educandos possam ser atendidas, a escola precisa contar com o apoio do Estado, da família e da sociedade; entretanto, o que se verifica, através das lentes dos teóricos, é que existe uma educação deficitária que muitas vezes é ignorada pela família, pelo Estado, pela escola e pela sociedade. Este trabalho, além de discutir a inclusão no contexto escolar, faz uma reflexão e busca entender a importância de todas essas instituições para que aconteça uma inclusão de fato.

Educação Matemática de jovens e adultos em tempos de pandemia
Vivências de Sala de Aula

Este relato visa socializar experiências de elaboração e aplicação de oficina de juros simples e compostos no regime não presencial para a EJA adotada durante a pandemia da covid-19. A atividade ocorreu durante a participação na Residência Pedagógica e iniciou identificando estratégias do regime. Na elaboração, buscando uma proposta coerente com a realidade, levaram-se em consideração discussões a respeito do perfil dos estudantes e prejuízos causados pela excessiva formalização da Matemática. A oficina foi aplicada em uma escola estadual de Peçanha/MG e os resultados sugerem que a abordagem contextualizada favorece a participação.

A Educação de Jovens e Adultos no Brasil e o contexto social dos alunos dessa modalidade
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica e de campo realizada na Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, em Antônio Martins/RN, em que se pôde observar os alunos das salas de aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o contexto social ao qual esses alunos pertencem; também foi observado o quanto essa modalidade de ensino tem se tornado juvenilizada, com a maioria dos alunos egressos do ensino regular que tem procurado essa modalidade educativa para terminar a Educação Básica, principalmente para poder se inserir no mercado de trabalho em melhores condições.

Relato de experiência sobre assistência técnica gratuita na construção de residências para famílias carentes
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como finalidade apresentar o relato de experiência vivenciada em um projeto de extensão tomando como estudo de caso uma turma do 3º ano do Curso Técnico Médio integrado em Edificações da Escola Balbina Viana Arrais, localizada no município de Brejo Santo/CE. Para a construção da intervenção pedagógica, nós nos respaldamos nos estudos de Souza, Severino e Santos. Os resultados obtidos revelaram que participar de projetos de extensão, ao mesmo tempo que dissemina conhecimento, proporciona aos alunos experiências que ajudam na formação profissional integrada à realidade local.

As iniciativas de inclusão e de desenvolvimento de tecnologias assistivas em instituição federal de ensino no Estado do Rio de Janeiro
Educação Especial e Inclusiva

No Brasil, o conceito de tecnologia assistiva (TA) se apresenta em constante construção, tendo um caráter multidisciplinar de conhecimento. O presente artigo trata da importância das tecnologias assistivas na inclusão e no seu desenvolvimento nas instituições de ensino do Rio de Janeiro. Serão apresentadas algumas ações referentes ao Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Especiais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Este trabalho é constituído de uma pesquisa bibliográfica, junto a uma análise da instituição mencionada, observando-se as TA e sua importância para o processo de inclusão.

Representações sociais de método científico e as implicações do ato de pesquisar na formação inicial de professores
Formação de Professores

Este trabalho investiga a percepção dos discentes do curso de Formação de Professores na modalidade Normal acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a técnica de evocação livre de palavras (ELP) por meio de formulário Google. Os resultados foram analisados em quadros, permitindo vislumbrar a percepção dos discentes em relação àquele método. Concluímos que as representações sociais vão ao encontro da cientificidade, o que permite avistar caminhos importantes e reflexivos.

O desafio de conviver com a diferença: um estudo sobre o multiculturalismo e a escola pública na tríplice fronteira amazônica
Vivências de Sala de Aula

O artigo apresenta resultados da pesquisa O Desafio de Conviver com a Diferença: um Estudo sobre o Multiculturalismo na Escola Pública, em Tabatinga/AM, partindo da premissa de que a sociedade é construída na heterogeneidade de identidades culturais e que o espaço educativo é campo experimental do multiculturalismo. A cidade está na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru; buscamos identificar dinâmicas que constituem a instituição educacional e responder se as metodologias empregadas valorizam as culturas. Nesse caminho se salienta a necessidade de uma educação dialógica como ferramenta de inclusão social e multicultural.

Educação Financeira escolar para compreensão do impacto econômico da pandemia da covid-19: um relato de prática no Ensino Médio
Matemática, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O trabalho se refere a um relato no campo do ensino da Matemática, especificamente na temática Educação Financeira Escolar, tratando do impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Aplicou-se uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos em três etapas consecutivas: aplicação de questionário, análise dos dados obtidos e aplicação de aula expositiva dialogada. Ficou evidente que as famílias precisaram mudar seus hábitos de consumo e planejar melhor a forma como lidam com as finanças.