Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


O professor e o processo de constituição do leitor crítico
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

A leitura é um aspecto importante para o indivíduo leitor; é por isso que as dificuldades com a prática de leitura são uma das questões mais discutidas no âmbito escolar. O ensino e o incentivo à prática de leitura contribuem para a formação de um leitor social e crítico, influenciando no seu processo de desenvolvimento e entendimento de mundo, pois abrangem várias dimensões no processo educativo e ajudam na compreensão crítica, facilitando, assim, a prática diária de interação e de relacionamento com o outro. Por toda essa importância é que se faz fundamental que a escola dê a mesma importância à leitura que dá à gramática, à ortografia e a outros aspectos linguísticos.

Sonhar é viver
Antropologia, Filosofia, História, Sociologia, Formação de Professores, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura, Política Cultural e Política Educacional

Poesia... Estudar e escrever é um ato de excelência e de criatividade que torna o sujeito um ser estudante, um aprendiz permanente apesar das pedras no caminho, sonhar traz esperanças e força para lutar contra o que é desumano.

Cosméticos e alimentos “sem química” são feitos de antimatéria?
Química e Vivências de Sala de Aula

As 14 perguntas e respostas que compõem esse artigo são uma tentativa bem-humorada de relacionar alguns dos encontros e desencontros da Química com o nosso dia a dia. Sua inspiração começou como gracejos com os alunos e entre colegas professores, que por sua vez acabaram também por contribuir com novas e divertidas indagações. Com o tempo, percebemos que, além de cativar o interesse, elas possuem grande potencial educativo, que pode ser facilmente explorado em sala de aula.

Atuação de profissionais do AEE em tempos de pandemia: desafios e perspectivas
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Instituição Escola

O presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos professores de atendimento educacional especializado (AEE) junto aos estudantes da Educação Básica durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Foram realizadas entrevistas com oito profissionais do AEE de duas escolas públicas situadas no centro-oeste de Minas Gerais. Após as análises, constatou-se que os profissionais da Educação se viram desafiados a encontrar novos caminhos para ensinar, demonstrando grande preocupação em relação à rotina de estudos dos estudantes e às atividades propostas.

A importância das brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente artigo é uma pesquisa bibliográfica na área da Educação que contextualiza os caminhos da Educação Infantil até os dias atuais e a concepção de criança, enfatizando a importância das brincadeiras como processo de aprendizagem cognitiva, social e emocional. Com as brincadeiras, as crianças aprendem, descobrem novas formas de se divertir e desenvolvem habilidades importantíssimas para a sua formação. As brincadeiras desempenham um papel fundamental, pois é a partir delas que as crianças aprendem, criam, imaginam, socializam e trazem para a ação do brincar fatos ocorridos em seu cotidiano, manifestando sentimentos e vontades.

Desastres naturais: uma unidade instrucional baseada em jogos para o ensino de vocabulário de Língua Inglesa
Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

Este artigo objetiva apresentar uma unidade instrucional baseada em jogos digitais para o processo de ensino-aprendizagem de vocabulário de Língua Inglesa sobre desastres naturais no contexto do ensino remoto. A unidade instrucional é definida com base na adoção de um modelo de design instrucional, aplicado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola de Uberlândia/MG. O jogo é avaliado adotando o modelo meega+kids. Seguindo esse modelo, a coleta de dados foi realizada após a aplicação do jogo, usando questionário padronizado. Participaram do estudo de caso dez alunos de 14 anos que costumam praticar jogos digitais semanal ou diariamente.

O ensino de congruência na Educação Básica
Matemática

Neste trabalho, descrevemos nossa experiência no projeto de intervenção Congruência no Ensino Fundamental, aplicado em uma turma de 8º ano, em uma escola municipal da cidade de Campos Belos/GO. Destacamos que o estudo da Aritmética dos restos despertou o interesse dos discentes acerca do conteúdo com a aplicação de “adivinhações” e “truques”. Ao apresentarmos problemas envolvendo a Aritmética dos restos (provenientes das provas e do banco de questões da Obmep como “desafios”), o interesse dos estudantes aumentou, pois os incentivamos a elaborar, a “pensar” e a encontrar uma solução.

A música "Passarinhos" como prática educativa para a sala de aula
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Sociologia, Avaliação, Música e Política Educacional

Esta proposta de trabalho tem a intenção de apresentar um conjunto de perguntas (e de possíveis respostas) a partir da canção Passarinhos. Inicialmente será apresentada a letra da música, que faz parte do álbum Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, lançado em setembro de 2015. A seguir, serão relacionadas as questões que irão direcionar as atividades em sala de aula, destacando-se aspectos como questões ambientais e pedindo ações pessoais de alunos e alunas para alcançar melhores condições de vida para todos.

Uma análise sobre o percurso no estágio curricular do curso de Pedagogia
Formação de Professores

Este artigo reflete sobre a formação docente com base em inquietações suscitadas pelos autores, que, quando estudantes do curso de Pedagogia, vivenciaram a dialética entre teoria e prática, em experiências diversas em estágios curriculares no chão da escola. Investigou-se a formação do professor como agente reprodutor dos valores das classes dominantes. Conclui-se que, para romper com uma formação conformadora e reprodutora do poder hegemônico, precisamos pensar o currículo como espaço de disputa, partindo do entendimento da escola como espaço transformador.

Os desafios e as dificuldades encontradas na disciplina de Geografia na E. M. Antonio José de Lima, em Morro do Chapéu/PI
Geografia, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

O ensino de Geografia tem sido marcado por intensos debates no processo de aprendizagem, no entanto vale ressaltar que uma das principais dificuldades é a falta de recursos suficientes para trabalhar a Geografia no Ensino Fundamental, assim como a metodologia voltada às novas tecnologias e a qualificação do profissional para atuar na disciplina. Aqui, o objetivo é compreender os desafios e as dificuldades encontrados no processo de ensino-aprendizagem, buscando analisar as modificações necessárias, identificando quais ferramentas tecnológicas são utilizadas nessas aulas e a percepção do professor.