Biblioteca
Filtrar os artigos
No final de tudo o gene quer apenas ser feliz
Março de 1998
A crônica de uma morte anunciada
Nasci pequena. Uma semente verdinha, chatinha, com uma pelagem resistente e lisa. Com certo brilho também. Igual a mim, muitas de minhas amigas. Somente a metade de nós consegue germinar. É assim que somos, como a Natureza nos fez.
Apoptose, a morte celular programada
S. L. Weinberg, M.D. Clin Cardiol, 1999; 22: 383 In: http://www.cardionews.org/jornal/1999/julho/julho1999_18.htm
Biodiesel: óleos vegetais podem ser opção ao petróleo
A tendência de alta nos preços do petróleo e a preocupação de se criar mecanismos ecologicamente sustentáveis reacenderam o interesse no uso de combustíveis oriundos de óleos vegetais como substitutos ao diesel produzido do petróleo. Pesquisas sobre esse tipo de combustível foram desenvolvidas no Brasil no final dos anos 1970 e início dos 1980, não passando da fase de testes.
O mundo visto de Baraka
Baraka é uma favela em Dakar, capital do Senegal. Mais um destes tantos pedacinhos do mundo globalizado que, juntos, abrigam a metade da humanidade que conta com menos de 2 dólares por dia. São os que vivem abaixo da linha da pobreza na visão quantitativa do Banco Mundial. Na verdade, em Baraka, as pouco mais de 200 famílias, numa média de 10 membros por família, vivem com bem menos, com renda diária que se conta em centavos de dólar. E vivem, teimosamente, mas com cabeça altiva.
A matemática — em números alarmantes — da degradação do meio ambiente
O meio ambiente vem sendo assolado por destruições. Isso é fácil verificar nas árvores que aqui existiam e agora não existem mais, nas garrafas PET, nos lixos de dentro de casa e até no lixo espacial que já polui a biofesra. São índices tão altos que foi preciso usar a matemática para mostrá-los de maneira mais concreta. A seguir, então, a análise do professor Gouvêa vista por intermédio da realidade de números.
Consciência Negra
No dia 20 de novembro de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, hoje considerado o maior líder da resistência negra contra a escravidão. Por esse motivo, nesta data comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, que representa o reconhecimento da luta dos negros no Brasil.
Guerra e Ortografia
Com os ataques terroristas contra os Estados Unidos, jornais e revistas nacionais se veem invadidos por uma enxurrada de palavras não-portuguesas, adaptadas sem muita convicção à nossa língua via imprensa internacional em inglês. Entram em cena hamas, hezbollah, jihad, al-qa'ida, abu nidal, mujahidins, mulás e campeão de audiência - talibãs. Epa! Como foi que eu escrevi? É talibã, grafia que os jornais do Rio de Janeiro vêm registrando, ou taleban, como têm preferido os jornais de São Paulo?
Um Mundo Mais Feminino é Possível?
Isto não é bem uma análise, é mais um desabafo na forma de testemunho. Certo, não consigo me desvencilhar de um jargão "sociológico", forjado ao longo dos 56 anos bem feitos. Mas tento. Talvez pior do que o olhar emprestado a certa ciência social seja a viseira machista em que fui treinado, ou melhor, domesticado e formado. Aí começa o meu testemunho: somos poucos, muito poucos, a reconhecer a verdadeira estrutura mental, de formas de pensar a realidade, que as desiguais relações de gênero criam na nossa cultura e que são nosso modo de ser.
Descobrimos o gene da linguagem?
Há pouco tempo, jornais andaram alardeando a descoberta do gene da linguagem. Num trabalho em equipe, linguístas e geneticistas publicaram, na revista americana Nature (respeitada publicação científica), a descoberta de um gene que estaria diretamente relacionado à linguagem.