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Evaldo Cabral de Mello acerca da chamada “historiografia saquarema”
História e Outras Mais Específicas

Evaldo Cabral de Mello diz que, em 1817 e 1824, o separatismo não poderia ter acontecido, pelo fato de essa época não ter constituído uma nação brasileira. Por Evaldo ser um historiador pernambucano, ele traz ricas informações em relação à expressão “historiografia saquarema” e que Pernambuco vivia sob hipótese de ser separatismo da monarquia; de acordo com o historiador, no Império já havia uma definição, uma historiografia que foi intitulada Saquarema, a qual deu prioridade a uma história nacional e frisada pela centralização política e pelo projeto de unidade territorial.

Além das Quatro Linhas: potencializando conteúdos geo-históricos e políticos com a inserção do futebol por meio do uso de podcasts
Geografia e História

Este artigo propõe a criação de um podcast que agregue um assunto de interesse dos alunos – o futebol – com conteúdos geo-históricos e políticos. Acompanhou-se a dificuldade dos alunos em assimilar temas desinteressantes para eles e que não estão inseridos em seu cotidiano. A pesquisa é importante, pois demonstrou como uma ferramenta pode motivar os alunos a desejar o conhecimento de novas tecnologias. O público-alvo é de alunos do Ensino Médio de uma escola que apresenta poucos recursos tecnológicos que possam auxiliar na motivação dos estudantes. O trabalho constatou que os alunos passaram a se interessar de maneira mais efetiva pela disciplina e se familiarizaram com essa nova ferramenta tecnológica de ensino.

Neuropsicopedagogia: a tríade transdisciplinar
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O presente trabalho explica de forma sucinta um tema especial e inovador, uma perspectiva contemporânea da área da Educação que recebe olhares de outros campos do saber. O método de pesquisa aplicado ao trabalho é bibliográfico. Seus objetivos principais são conceituar a Neuropsicopedagogia (nesse novo contexto de aprendizagem), compreendendo as áreas que formam a sua tríade colaborativa e a sua transdisciplinaridade, detalhando e especificando o seu objeto de estudo, os meios de atuação profissional e como o processo de aprendizagem do indivíduo pode vir a ser influenciado por esse especialista multifacetado.

Heranças que recebemos, legados que deixamos
História, Sociologia, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Passado, presente e futuro – são momentos que marcam a vida de todos e as perspectivas possíveis. Entre tecidos, escolas e habilidades, o desenvolvimento a cada jornada pelos brasis. O essencial é fazer a roda girar, quase sempre graças à razão. O desenvolver-se transforma-se em empreendimento, valorizando a colaboração, a estratégia, a tática e as operações, exigindo recursos e objetivando finalidades. “Às vezes, os planejamentos deslancham a vida”, escapulindo de viver apenas sonhos. A vida, de uma ponta à outra, vai exigindo uma definição de rumos a tomar. Mas do início ao fim esta poesia dá uma pista: é preciso reagir, sempre.

Concepções dos professores de Educação Física relacionadas à formação continuada e às novas tecnologias
Saúde, Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo objetiva analisar as percepções que professores e professoras de Educação Física têm a respeito da formação continuada a partir de suas narrativas. O estudo se caracterizou por uma pesquisa de cunho qualitativo composta de pesquisa bibliográfica por meio de uma entrevista a professores de Educação Física no período de atividade remota. Os dados da pesquisa foram analisados com a técnica de conteúdo bibliográfico relacionado às palavras-chave do estudo: Formação continuada, Professores, Recursos tecnológicos e Prática pedagógica. A formação continuada vai além dos cursos e palestras que visam à capacitação docente, incluindo reuniões, encontros e eventos dentro da escola.

Arborização da E. E. I. F. Tarcísio Gonçalves de Oliveira, em Aurora/CE, a partir da participação na Jornada Cidadania nas Escolas em 2018
Ecologia e Meio Ambiente e Geografia

Este artigo indica como a participação da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tarcísio Gonçalves de Oliveira, na Jornada Cidadania nas Escolas, impactou na promoção de práticas coletivas, nos legados ecológicos e paisagísticos dentro do ambiente escolar, com destaque para o processo de arborização no entorno da unidade escolar. A metodologia desta pesquisa consistiu na inscrição da UE na Jornada Cidadania nas Escolas, na atividade de campo com a aplicação de entrevistas com a comunidade, no desenvolvimento do processo de arborização do entorno escolar e, por fim, na análise de todo esse processo a partir da escrita deste texto.

História, cinema e Educação: o Brasil Colonial sob a ótica de "Desmundo"
História, História da Educação, Cinema, Teatro e TV, Outras Mais Específicas, Política Cultural e Política Educacional

A educação é um processo que se realiza na relação entre os sujeitos sociais. A sociedade sempre se organizou a partir de instruções ou regras de aprendizagem que só mais tarde receberam o nome de educação. O interesse por compreender os processos educacionais levou pesquisadores a se debruçar sobre essa temática. Objetivamos no presente estudo dar prosseguimento aos esforços iniciados na década de 1990, ampliando reflexões acerca da Educação, com base no Brasil Colonial como recorte temporal; nosso instrumento de análise partirá do filme Desmundo, de Alain Fresnot, que é uma adaptação para o cinema do romance histórico homônimo de Ana Miranda.

História passando na sua timeline: possibilidade de uso do Facebook nas aulas
Computação e Tecnologias, História e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo é um relato de experiência resultante da prática docente em uma escola em Uruará, no oeste do Pará. O projeto tinha como objetivo integrar o estudo da disciplina de História ao acesso ao Facebook, na época a rede social de maior acesso dos alunos daquela unidade escolar. O uso previa que os alunos desenvolvessem o hábito de estudar além dos horários na sala de aula, aprimorando ainda outras habilidades importantes para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional, como a argumentação, a produção textual e a confrontação com textos diversos. O projeto foi aplicado na escola durante todo o ano de 2017 e metade do ano de 2018, com alunos das três séries do Ensino Médio.

Guerra do Paraguai
História e Outras Mais Específicas

A Guerra do Paraguai tem suas origens na disputa pela região da Prata entre os países emergentes do contexto da “Era das Independências”. Para entender os motivos da Guerra do Paraguai é essencial observar as relações do Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, principalmente a partir de seus polos econômico-políticos: Rio de Janeiro e Buenos Aires. A intervenção dos dois países na Antiga Cisplatina teve variadas alianças que culminaram na interferência do Paraguai nas batalhas. Esse conflito teve a maior duração que já aconteceu na América do Sul e foi o mais violento.

Ensino de História e descolonização do currículo: considerações iniciais
História e Formação de Professores

Este artigo delineia questões sobre o ensino de História e o processo de descolonização do currículo. O ensino de História é fundamental na formação de estudantes, pois está ligado à política e à cultura e lida com as diferentes formas de ser e saber no mundo. O currículo é um território em constante disputa; às vezes reúne práticas e pensamentos coloniais que precisam ser questionados. A descolonização dos currículos tem a ver com o reconhecimento da diversidade do mundo, o combate ao racismo e a ideias e pensamentos que não contemplam as diferenças na sociedade.