Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Farmácia; Nutrição e Alimentos; Saúde
Limpar filtros
Efeitos da dança nos aspectos biopsicossociais: uma revisão sistemática
Saúde, Dança e Educação Física

A presente investigação teve como objetivo conhecer os efeitos da dança nos aspectos biopsicossociais de seus praticantes. A dança começa a ter visibilidade por seu benefício para a melhoria da qualidade de vida. Ainda assim, a produção bibliográfica é pequena, se comparada com outras áreas de desporto. Conclui-se que, apesar de a dança ter enorme potencial, haja vista a integração corpo/mente possibilitada pelo movimento corporal e pelo envolvimento musical (ondas mentais), infelizmente ainda não conquistou o devido espaço de valorização na sociedade em geral, bem como nas práticas escolares.

Educação Física Inclusiva e autismo: uma revisão sistemática de literatura
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Educação Física e Política Educacional

Vivemos atualmente um momento muito intenso pelos direitos de pessoas com autismo incluso em grupos minoritários até então excluídos de nossa sociedade. Esse grupo de pessoas busca por meio de movimentos de inclusão social a garantia de equiparação de oportunidades para pessoas com o espectro autista. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira consistiu na procura dos descritores e fatos relacionados à Educação Física e seu papel no controle e tratamento do autismo e a segunda em torno dos fatos históricos sobre a Educação Física e o Autismo em periódicos online existentes nas bases de dados da SciELO, Lilacs e o Google Acadêmico, no período de dezembro de 2018 a maio de 2019.

Histórias em quadrinhos como recursos para a aprendizagem em Parasitologia
Zoologia, Saúde, Biologia e Biociências, Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Política Cultural

As histórias em quadrinhos podem ser de grande importância para iniciar a criança no caminho que leva à consolidação da prática e do prazer de ler. Acredita-se que os quadrinhos são meios de comunicação essenciais no alcance e sensibilização das populações, em especial as mais jovens, e produzem ganhos significativos na mentalidade coletiva utilizando a transposição lúdica de conhecimentos, em um exercício pedagógico libertador. Quando bem exploradas, as HQs têm potencial para transmissão de mensagens e servir de intermediário para abordar conceitos como o ensino de parasitoses, prevenção e a relação entre os parasitos e o meio ambiente.

Criando possibilidades em tempos de covid-19
Saúde, Psicologia e Instituição Escola

Este é o relato de uma atividade exploratória realizada com professoras de uma escola de Educação Básica no período de isolamento social determinado pela pandemia da covid-19. A partir dos resultados de um questionário respondido por elas sobre os períodos antes e durante a pandemia, foi realizada uma conversa na qual foram compartilhadas as respostas e oferecidas orientações sobre manejo emocional, além de uma técnica para pensar respostas mais adequadas ao momento. As professoras avaliaram que a atividade trouxe contribuições e indicaram outros assuntos a serem trabalhados.

Professores da Educação Infantil e a triagem auditiva na escola
Saúde

A disciplina Fonoaudiologia Educacional visa fomentar a prática fonoaudiológica na escola por meio de práticas sobre promoção de saúde e inclusão. Este relato se deu a partir da capacitação realizada pelas acadêmicas de Fonoaudiologia do 4º período ao corpo docente da EMEI Gameleira, em Belo Horizonte/MG, quanto ao uso e implantação do Instrumento de Triagem Auditiva Infantil, que consiste num material para a promoção de saúde no ambiente escolar com o objetivo de identificar precocemente crianças susceptíveis a apresentar alterações auditivas, visando minimizar os danos causados pela perda auditiva na primeira infância.

Produção e distribuição de sabão caseiro em comunidades carentes como ação de enfrentamento à covid-19
Ecologia e Meio Ambiente e Saúde

Utilizamos os óleos vegetal e animal na preparação da alimentação; entretanto, na maioria das vezes o usuário não sabe o que fazer com o óleo utilizado e acaba descartando-o no ambiente, influenciando a propagação de maus hábitos ambientais. Este relato é resultado de um projeto extensionista realizado por acadêmicos do curso de licenciatura em Química do IFRO - Câmpus Ji-Paraná/RO tendo como objetivo produzir e distribuir sabão caseiro a partir da reutilização do óleo residual a comunidades carentes ou grupos socioeconomicamente vulneráveis, como medida de enfrentamento à covid-19.

Educação Inclusiva: na prática, a teoria é outra!
Saúde, Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

O presente trabalho apresenta uma proposta de compartilhamento de saberes docentes e práticas educacionais voltadas ao atendimento de alunos da Educação Especial, experiências voltadas a ações que visam a fomentação de metodologias que resultem de forma positiva em adaptações pedagógicas na atualidade. O objetivo é estender o repertório de intervenções que possam ser reproduzidas no cotidiano profissional. Para tanto, foram compilados breves registros de vivências educacionais de resultância que poderão agregar valor aos docentes.

Sacola de Degustação: arte, educação e saúde com alimentação saudável
Nutrição e Alimentos, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística e Política Educacional

Compreendemos a arte como algo essencial para a existência humanizada. Parte integrante de nós se compõe de nossa esfera artística, sobretudo a que nos referencia aos encantos da sensibilidade, criatividade e emoção. Assim, a arte se faz necessária no ambiente escolar. Com base nessa compreensão, realizamos uma reflexão sobre a dinâmica degustativa Sacola de Degustação, com pauta nas áreas da Saúde e da Educação, observando a experiência como oportuna no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.

Avaliação da acessibilidade das escolas municipais de Itabira/MG
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

A escola é um dos espaços que deve possibilitar o acesso sem barreiras, tendo em vista que é direito garantido da criança e do adolescente. Entretanto, a existência das leis não garante que elas estejam de fato incluídas nos diversos espaços da sociedade. Ainda existem barreiras e desafios, tanto arquitetônicos quanto ideológicos, a serem enfrentados para efetivação do desenho universal no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho é avaliar a acessibilidade em escolas municipais de Itabira. Concluímos que elas possuem barreiras arquitetônicas que impedem a liberdade de ir e vir e prejudicam a inclusão e a rotina escolar dos alunos que possuem dificuldade de mobilidade.

Análise de desempenho em teste de agilidade: educação física escolar x iniciação esportiva em futsal
Saúde e Educação Física

A agilidade é uma capacidade física que permite ao indivíduo realizar movimentos rápidos e com grande vigor. É muito importante na prática esportiva em diversas modalidades, e no cotidiano em conjunto com outras capacidades físicas resulta em um indivíduo autossuficiente. O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de agilidade de crianças em âmbito escolar e praticantes de futsal. Foi avaliado o nível de agilidade de 14 escolares do sexo masculino com idade entre 10 e 12 anos, e 14 praticantes de futsal também do sexo masculino com idade entre 10 e 12 anos, através do teste Shuttle Run, feito em três baterias, com intervalo de dois minutos entre cada bateria.