Biblioteca
Filtrar os artigos
Os impactos causados pela supervalorização da mídia pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Matemática, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política EducacionalCom a globalização, avanços tecnológicos surgiram, ocasionando transformações no comportamento dos educandos de todo o mundo. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo interpretar o impacto constante da valorização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a mídia e como ela pode afetar seu processo de ensino-aprendizagem. No que se refere à metodologia, é trabalho teórico de natureza bibliográfica, qualitativa, uma vez que se baseia na interpretação de como os alunos agem conforme a mídia induz, juntamente com o papel do docente diante desse cenário.
Guia do educador sobre o livro "O meu pé de laranja lima": a personificação pela mente infantil como anestesia para duras realidades
Formação de ProfessoresO presente trabalho tem o objetivo de apurar o alcance do incentivo à literatura infantil na vida das crianças demonstrando a imaginação como forma de acolhida aos problemas enfrentados por elas. Com a obra atemporal O meu pé de laranja lima, observamos a desenvoltura de Zezé, que, com suas peraltices aliadas à natureza, proporciona imaginação infinita e que acolhe, como a relação com seu novo amigo fiel, o pé de laranja lima. Aspectos da Biologia são vistos com amplitude na autobiografia do autor, que passa pela beleza, chegando às marcas infantis em relação a abandono, angústias e até mesmo violências físicas e psicológicas.
Período pandêmico de 2020 e suas consequências em ambientes educacionais
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaNo mês de março de 2020, diversas atividades foram interrompidas devido à pandemia da covid-19, fato que foi impactante mundialmente em vários aspectos. Com o isolamento, as atividades pedagógicas presenciais foram suspensas, fazendo com que os professores e os estudantes fossem obrigados a se adaptar aos recursos tecnológicos de forma remota, o que acarretou vários impactos prejudiciais ao ensino-aprendizado, tanto para a Educação Básica quanto do Ensino Superior, gerando abalos em docentes e discentes. O presente trabalho contempla o relato de experiências vividas nesses dois espaços educativos.
Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e suas implicações para o processo de formação do pedagogo
Formação de Professores e Política EducacionalEm virtude de o gestor escolar ter um papel fundamental no ambiente escolar, a pesquisa teve como objetivo geral compreender as implicações do Estágio Supervisionado em Gestão da Educação Básica para a formação do aluno graduando em Pedagogia em uma instituição pública de Ensino Superior (IES) do Estado do Ceará, tendo como objetivos específicos: entender a relação teoria e prática no Estágio Supervisionado em Gestão da Educação Básica, analisar o papel do pedagogo no âmbito da gestão educacional e refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos no estágio. O motivo para pesquisar esse tema partiu da necessidade de entender melhor o Estágio Supervisionado em Gestão Educacional.
Estado da arte: a importância do uso das TDIC como auxílio no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de modelos atômicos de Química
Química, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola e Política EducacionalBuscou-se através deste trabalho fazer um levantamento de pesquisas desenvolvidas entre os anos de 2017 a 2021 do uso dos recursos didáticos com auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de Química, mais especificamente conteúdos relacionados aos modelos atômicos. Fez-se uso de uma abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório, com mapeamento das produções acadêmicas, mediante o método do “estado da arte”, na base de dados Google Acadêmico. Verificou-se que as pesquisas voltadas para a importância das TDIC no processo de ensino-aprendizagem ainda são relativamente pequenas.
Relação entre saúde física e emoções positivas na aprendizagem: aspectos gerais e perspectivas para o cenário educacional
Saúde, Formação de Professores, Instituição Escola, Educação Física e Política EducacionalEste artigo aborda a relação existente entre saúde física e emocional no âmbito educacional, havendo, portanto, necessidade de maior entendimento sobre esses assuntos, que se fundamentam em três pontos principais: saúde física, emoções positivas e perspectivas para o cenário educacional. Sabemos que os desafios encontrados atualmente no que se refere à socialização e à capacidade de enfrentar os obstáculos impostos pela sociedade na questão emocional e no processo de aprendizagem são enormes e a escola precisa se ressignificar a cada dia.
A relação de leitura e Educação no Brasil: uma breve análise histórica
História da EducaçãoEste artigo apresenta a trajetória histórica da relação entre o ato de ler e a Educação no Brasil, verificando a sequência de acontecimentos pertinentes a essa relação desde a organização do ensino formal no país. A temática se demonstra relevante, uma vez que a prática da leitura é considerada como atividade de cunho imperativo para a apropriação cultural e a formação plena do cidadão. É possível sugestionar que este levantamento engendra questionamentos acerca dessa simbiose e faculta provocações para reanálises do tema, com contextualizações adequadas entre cada acontecimento e a realidade em que estava inserido.
Alfabetário afrobiográfico em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaA escola é um espaço que precisa possibilitar que as crianças negras recuperem suas existências e se orgulhem de sua cultura racial, mas esse espaço ainda é atravessado por práticas e discursos que excluem seus saberes. A prática na sala de aula só é democrática quando todos os alunos – brancos e negros – respeitam suas raças e a escola não reforça movimentos eurocêntricos silenciando as vozes. Muitos alunos negros não se reconhecem como negros porque são ensinados desde cedo que ser bom, bonito e competente são atributos apenas das pessoas brancas, causando dores, angústias e sofrimentos ao distorcer o modo como se veem.
"Mundo encantado das formigas": análise do potencial de alfabetização científica
Vivências de Sala de AulaO estudo tem por objetivo analisar o potencial de alfabetização científica de uma sequência didática sobre formigas. Entende-se que a prática consciente no mundo requer novas formas de ensinar e aprender, sendo fundamental proporcionar uma educação científica que favoreça a leitura do mundo pelo pensamento crítico e reflexivo sobre ele. Nesse sentido, instituiu-se a sequência didática “Mundo encantado das formigas”. O envolvimento e a participação ativa das crianças sinalizam para um sentido no conteúdo e que o conhecimento científico pertinente à cultura infantil foi manifestado de forma oral, textual e visual.
Uma gestão democrática e dinâmica com planejamento continuado
Instituição EscolaO presente trabalho tem por objetivo pensar a gestão democrática e sua dinâmica. O tema escolhido tem favorecido o seu esclarecimento no ambiente escolar, dando condições de as pessoas, em toda a comunidade, compreenderem a proposta. O estudo é fundamentado em teóricos que tratam da temática, como Vygotsky, Libâneo e Militão. Os autores tratam da temática como uma necessidade do gestor, a fim de que esteja preparado para apropriar-se da sua função e que conquiste com ela a participação da comunidade escolar.
