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Uma reflexão sobre a importância da construção da autonomia no processo educativo
Formação de ProfessoresEste ensaio apresenta uma reflexão sobre a importância da construção da autonomia no processo educativo, destacando a compreensão de educadores sobre a autonomia e em que medida podem ver-se ou não como autônomos. Por mais que professores se mostrem autorregulados, as práticas não se caracterizam como autônomas. Assim, não se percebem como sujeitos capazes de exercer a autonomia em decorrência das condições materiais em que exercem suas atividades. As formas como as relações se empreendem na escola continuam sendo empecilho para o desenvolvimento da autonomia na emancipação dos educadores.
Jogos matemáticos no programa Scratch: uma abordagem para o 7º ano do Ensino Fundamental
Matemática e Vivências de Sala de AulaNeste artigo, apresenta-se o processo da construção de quatro jogos com conteúdo matemático voltados para alunos do Ensino Fundamental. Os jogos foram elaborados com base no programa Scratch, um tipo de tecnologia digital de informação e comunicação que permite a programação visual para a preparação de animações e jogos. Os conteúdos abordados nos jogos foram: operação com números inteiros, noções de ângulos, porcentagens, números racionais e equações. Os jogos foram desenvolvidos com o objetivo de colaborar para o processo de aprendizagem da Matemática.
A Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica de suas idas e vindas no currículo escolar brasileiro
SociologiaA disciplina de Sociologia passou por momentos turbulentos de idas e vindas no currículo escolar brasileiro, o que está atrelado a contextos sociais diversos e concepções políticas e ideológicas. Diante disso, por meio do emprego do método de investigação hermenêutico e da análise bibliográfica e documental, procuramos mostrar os momentos de inserção e exclusão da disciplina no currículo escolar do Ensino Médio. Os resultados apontam que a disciplina esteve presente no currículo em governos ditos de esquerda e foi suprimida do currículo em governos caracterizados como de direita.
Possíveis temáticas para estudos em relação à prática de atividades físicas em estudantes do Ensino Médio
Educação FísicaO artigo foi desenvolvido a partir de uma análise documental e revisão bibliográfica. Na análise documental o objetivo foi apresentar um relato sobre a trajetória, as alterações e a configuração atual da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e os principais conceitos de Ensino Médio Integrado. Já a revisão bibliográfica focou em identificar temas atuais para estudos com alunos do Ensino Médio Integrado, adolescentes, e suas relações com a prática de atividades físicas. Foram identificados temas relacionados às mídias eletrônicas, questionários para a verificação do nível de atividade física, autopercepção de saúde, sedentarismo, sono e autoestima.
O uso do GeoGebra e de ferramentas digitais na aprendizagem de Geometria Plana e resolução de problemas: uma experiência de sala de aula
Matemática e Vivências de Sala de AulaO processo de ensino-aprendizagem da Matemática tem se tornado cada vez mais difícil, tanto para o professor quanto para o aluno, que está muitas vezes desmotivado ou não gosta muito da matéria por achá-la maçante. Em tempos de pandemia, o ensino da Matemática tem se tornado mais desafiador ainda, uma vez que é difícil para o professor deixar a aula mais dinâmica e despertar o interesse dos alunos. Com isso, pensou-se na elaboração de uma atividade para a turma do 2º ano do Curso Técnico em Química do Instituto Federal do Amapá que consistia em calcular a área e o perímetro de dois municípios do Amapá – Laranjal do Jari e Vitória do Jari –, estimulando os alunos a buscar conhecimento de maneira diferente e interessante.
Cultura digital: uma experiência na prática da Rede Municipal de Goiânia/GO
Formação de Professores e Política EducacionalNos últimos anos, os desafios para que a cultura digital seja consolidada nas práticas pedagógicas das instituições educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/GO têm sido enfrentados a partir da formação continuada e do assessoramento técnico-pedagógico. O presente artigo é o resultado de um trabalho teórico-prático realizado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (Gertec). O interesse é demonstrar os caminhos percorridos pela secretaria para consolidar o uso das tecnologias digitais no contexto educacional, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem.
O impacto da aprendizagem humanística na adesão de alunos em escolas nas comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro
Psicologia e Vivências de Sala de AulaEste estudo tem como objetivo geral analisar o impacto da aprendizagem humanística na adesão de alunos em escolas municipais nas comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro. A metodologia privilegiou a revisão de literatura, do tipo bibliográfica. Foram utilizadas plataformas de pesquisas acadêmicas como SciELO e outras, a biblioteca virtual e física da Universidade Estácio de Sá, além de dados publicados por instituições públicas como o IBGE e o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro. A elegibilidade deste estudo contemplou as seleções de pesquisas de livros e artigos entre 1972 a 2021 que analisam a aprendizagem humanística.
A influência da leitura no processo de ensino-aprendizagem: implicações e possibilidades de ação
História da Educação, Instituição Escola e Língua Portuguesa e LiteraturaTendo em vista a enorme responsabilidade da escola e principalmente do docente na criação e no desenvolvimento da leitura como parte indispensável da formação educacional dos alunos, este trabalho se propõe a apresentar a leitura como enriquecedora do vocabulário e construtora do conhecimento do leitor. Em vista disso, dado o aumento do número de jovens que não praticam a leitura de forma constante e não a relacionam com o aprendizado, na sua forma mais ampla e geral, faz-se necessário repensar alguns aspectos a respeito de como trabalhar a leitura e a palavra escrita na escola.
Educação em Saúde sobre parasitoses intestinais com escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência
Saúde e Biologia e BiociênciasEste estudo relata a experiência vivenciada em um projeto de extensão com ênfase em parasitoses intestinais, com escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As ações abordaram a vivência do projeto intitulado Parasitologia em Foco e ocorreram em duas escolas municipais de Pernambuco, por meio da encenação da peça “Jeca Tatu”, de Monteiro Lobato. O projeto possibilitou a interação com essas crianças, que muitas vezes não têm a oportunidade de obter informações, haja vista que os professores têm sobrecarga de demandas. Ações como estas precisam ser permanentes para o conhecimento das informações propagadas.
Práticas de leitura: análise do papel dos professores frente ao cenário da Educação Infantil
Educação Infantil e Formação de ProfessoresO presente artigo tem como tema central o estudo das práticas de leitura. Como objetivo geral, o estudo analisa práticas leitoras realizadas por alguns professores das escolas públicas do município de Paripiranga/BA, com o intuito de observar a sua aprendizagem. Como referencial teórico foram consultados autores como Ariès, Martins, Freire e Kleiman, dentre outros. O estudo traz uma pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa de campo de natureza qualitativa, com a utilização de técnicas quantitativas. Participaram da pesquisa professoras da Educação Infantil que fazem parte do corpo docente de algumas escolas públicas daquele município.