Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem
Formação de Professores

O objetivo deste artigo é descrever uma vivência desenvolvida com professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Cristóvão do Sul/SC sobre o uso do método Arco de Maguerez, também conhecido como método da problematização. É um relato de experiência abordado por meio de oficinas de formação docente realizadas em 2020 de forma remota, em razão da pandemia de covid-19. Os resultados evidenciam que os participantes viram possibilidade de aplicação e uso dessa metodologia. A experiência de vivenciar o método Arco de Maguerez mobilizou os envolvidos para uma visão de aprendizagem mais dinâmica e desafiadora.

Síndrome de Down e suas implicações na família e no ambiente escolar
Educação Infantil

Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica de investigações realizadas em torno de uma desordem genética que causa deficiência mental em graus variados, a síndrome de Down. Os estudos demonstram que seu quadro clínico é bastante conhecido; as características fenotípicas são essenciais para seu diagnóstico precoce. A inserção adequada dos portadores da síndrome de Down no contexto sociocultural é de grande importância para a sua adaptação e bem-estar; a família e a escola desempenham papel primordial como mediadoras desse processo.

Proposta de produto educacional como estratégia de ensino para a melhoria do aprendizado de estudantes de escolas públicas para a Educação Financeira
Matemática, Economia, Avaliação e Política Educacional

Este trabalho apresenta uma investigação realizada com 80 estudantes de cursos do Ensino Médio Técnico Integrado do IFMG – Câmpus Sabará. O objetivo é apresentar o entendimento dos alunos sobre o tema Educação Financeira. Aplicou-se um questionário aos educandos, por meio do qual se coletaram dados do nível de escolaridade, renda familiar e conhecimento sobre Educação Financeira. Os resultados apontam para a necessidade de aplicar estratégias de ensino para introduzir o tema Educação Financeira, para desenvolver, nos estudantes, habilidades como: autoconhecimento, conceitos financeiros e atitudes que valorizem os conhecimentos financeiros para proporcionar uma vida mais equilibrada em relação ao consumo consciente.

Fazer docente: um estudo sobre concepções e estratégias pedagógicas inovadoras
Formação de Professores

Trata-se de uma pesquisa que objetiva conhecer como funciona o modelo de ensino “Escola Plena” ofertado na Escola Estadual Governador José Fragelli que tem como diferencial as estratégias pedagógicas articuladas aos saberes da BNCC e das modalidades esportivas e atende os alunos do Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral. A Escola tem se destacado positivamente dentro do modelo de ensino integral no Estado de Mato Grosso. A metodologia utilizada é a Análise de Conteúdo. Os participantes da pesquisa são docentes da referida escola.

Uma atividade de ensino voltada para a interdisciplinaridade entre Biologia e Geografia na temática de ambiente de cavernas
Biologia e Biociências, Geografia e Vivências de Sala de Aula

A perspectiva da interdisciplinaridade no processo de ensino nas escolas é uma recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Nesse sentido, buscou-se desenvolver uma prática interdisciplinar no Ensino Médio, constituída de atividade de campo entre as disciplinas de Biologia e Geografia com base no tema ambiente de cavernas, desenvolvida com alunos da 2ª série do Ensino Médio. Resultados: melhor compreensão do conhecimento científico; ganho na experiência docente; e fortalecimento das relações interpessoais entre professores e os alunos.

Ensino remoto: o desafio na prática docente frente ao contexto da pandemia
Instituição Escola

Este artigo retrata os desafios do ensino remoto no contexto de isolamento social, no qual se tem vivenciado uma problemática no âmbito escolar e social no mundo inteiro; essas mudanças têm acarretado no ambiente escolar a busca de formações continuadas pelos professores que possibilitem o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A busca dos educadores por novas metodologias ativas redefinem a didática de suas práticas pedagógicas perante as novas demandas tecnológicas. Foi realizada revisão bibliográfica e de artigos sobre a pandemia e impactos na educação para uma compreensão significativa.

Percepções e concepções de alunos do 8ºano do Ensino Fundamental sobre sexo e sexualidade
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

As concepções de sexo e sexualidade possuem inúmeras interpretações, fazendo com que a compreensão seja conturbada e confusa. O objetivo foi verificar as percepções e concepções dos alunos sobre sexo e sexualidade. A concepção de sexualidade foi relacionada com orientação sexual, sistema reprodutor, afetividade, relacionamento, diferença de gênero e mudança das genitálias. A percepção de sexo foi associada ao ato heterossexual e/ou homossexual, à reprodução, ao prazer, afeto e carinho. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem percepções equivocadas sobre esses conceitos. Vale ressaltar a importância da educação para a sexualidade no processo formativo, principalmente no período da adolescência.

O professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula
Formação de Professores

O presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto os professores estão preparados para lidar com esse “novo normal” ou mesmo com o ensino remoto. Para tanto, outras questões são consideradas a fim de nortear as possibilidades de respostas: como trabalhar as metodologias ativas no Ensino Remoto? Quais os desafios enfrentados pelo professor no uso de ferramentas tecnológicas? Quais as vantagens e quais as desvantagens? Optamos neste estudo por refletir sobre a necessidade de compreender que o professor precisa usar metodologias ativas e tecnologias digitais, transformando as aulas em experiências de aprendizagem significativa.

A Psicomotricidade como instrumento de inclusão
Educação Especial e Inclusiva

Muitos têm sido os desafios que os professores da escola regular encontram no trabalho com crianças com deficiências. A Psicomotricidade como instrumento de inclusão impacta esse trabalho para explorar o ambiente, desenvolver o tato, o olfato, o esquema corporal, a imagem corporal, a lateralidade, enfim, o desenvolvimento motor, afetivo e social. Para que esse processo de desempenho e crescimento das crianças aconteça, há que se fomentar atividades não só específicas, mas criativas e libertadoras do pensamento e da imaginação, envolvendo as potencialidades do seu intelectual, físico, social e emocional.

Sorte na Genética: atividade educacional de suporte ao ensino-aprendizagem no Ensino Médio
Biologia e Biociências

A Genética tem sido apresentada de maneira superficial resultando em aprendizagem deficiente e gerando impacto para a vida dos discentes, uma vez que a Genética é um campo de estudo que permeia questões educacionais, morais, tecnológicas e de saúde. Uma ferramenta bastante útil no processo de ensino-aprendizagem são os jogos didáticos. Este trabalho propõe um jogo didático com base em um jogo clássico, constituindo um material de apoio aos alunos e professores para o aprendizado de conceitos relacionados a Genética no Ensino Médio.