Biblioteca
Filtrar os artigos
Resenha do texto “O conhecimento sobre a linguagem”
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e LiteraturaO texto “O conhecimento sobre a linguagem”, de Guimarães e Orlandi, é integrante de um conjunto de textos que fazem parte da coleção “Introdução às Ciências da Linguagem”. A obra é composta por uma introdução e seis seções, direcionando-se a todos os estudiosos da linguagem, pesquisadores e professores de línguas – materna e estrangeiras –, com o propósito de orientar a percepção sobre a interpretação dos fenômenos linguísticos. Para o docente, o trabalho é de suma relevância, pois elucida sobre a influência dos pressupostos teóricos-metodológicos das Ciências da Linguagem ao longo do tempo.
A relevância da introspecção do narrador nos personagens de “Vidas Secas”: uma contribuição com a prática docente de Literatura Brasileira no Ensino Médio
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho analisa o foco narrativo do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, com o propósito específico de identificar a relevância da introspecção do narrador ao retratar pensamentos e sentimentos das personagens, a fim de conhecer a sua perspectiva sobre o Homem psicológico constituinte de cada um deles. O estudo levou à constatação de que o recurso da introspecção se faz relevante por revelar não só o ponto de vista do narrador acerca do seu íntimo, mas possibilitar o conhecimento do íntimo das personagens, contribuindo para a ampliação da visão do leitor a respeito das realidades diversas sobre as quais a existência humana se constrói.
Educação de surdos no Brasil: atendimento educacional especializado para pessoas com surdez na Educação Escolar Indígena
Antropologia, Comunicação, História, Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente trabalho é um excerto da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Língua Brasileira de Sinais ofertada pela Universidade Candido Mendes sob o título “Línguas Indígenas no Brasil: Ka'apor, a outra língua de sinais brasileira”; tem como objetivo proporcionar maior compreensão aos leitores, estudantes, professores, pesquisadores e pessoas que têm interesse pelos estudos sobre a surdez e povos indígenas, com conhecimento a respeito da história da Educação de surdos no Brasil e, por conseguinte, sobre o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado nas escolas regulares e voltado para a população indígena surda.
Recursos digitais aplicados na Educação Infantil
Educação InfantilO objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa de campo com professores da Educação Infantil em escolas públicas do município de Aperibé, no interior do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa visa conhecer a realidade das escolas por meio do mapeamento da infraestrutura das unidades, como salas de aula e laboratórios, além de abordar as metodologias e as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem e o posicionamento dos professores em relação à utilização de recursos digitais como ferramenta de auxílio para suas atividades pedagógicas.
A importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil
Educação InfantilO artigo reflete sobre a importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil, objetiva discutir a inserção de atividades motoras que ajudam no desenvolvimento da criança em idade escolar. Tal abordagem é de grande relevância para analisar a importância de avaliar e relacionar atividades físico-motoras na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento infantil, permitindo aos educadores uma reflexão sobre sua prática pedagógica, a fim de contribuir no desenvolvimento físico-motor e consequentemente refletir tal desenvolvimento na aprendizagem do aluno. O artigo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica.
Museu do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro: experiências de Educação não formal e mediação museal no projeto Bombeirinhos
História, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de AulaO presente artigo é um estudo que aborda uma discussão entre Educação não formal em diálogo com a Educação Museal pela mediação museal, contextualizado nas experiências do projeto Bombeirinhos, realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e em seu museu, em parceria com organizações não governamentais (ONGs) e coletivos sociais do estado, levando crianças e adolescentes a vivenciar a rotina desses profissionais, visitar o prédio histórico e o museu da corporação, além de receber conhecimentos básicos da profissão.
A Educação em ambientes não escolares: um relato de experiência
Vivências de Sala de AulaA educação não se limita apenas a espaços formais, devendo ser trabalhada em todos os lugares, pois é uma forma de garantir um melhor desempenho de um maior número de indivíduos. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão quanto à importância da Educação não formal para a socialização do indivíduo, consolidando um caráter humanizador e emancipador nesse tipo de formação. A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica embasada em teorias relevantes ao tema proposto. Depreende-se que é muito importante entender que a formação do indivíduo não acontece somente nos ambientes escolares.
Gincana como estratégia de ensino-aprendizagem sobre vírus no ensino de Ciências
Saúde e Biologia e BiociênciasO objetivo do presente estudo foi desenvolver uma gincana com vistas à revisão dos assuntos relacionados ao estudo dos vírus, de forma a instigar a participação efetiva dos alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem. A gincana foi aplicada em uma turma do 9º ano em que os alunos, divididos em grupos, foram desafiados a cumprir quatro etapas com somatório de pontos e objetivos diferentes. Os resultados obtidos sugerem que o jogo didático, como ferramenta metodológica de ensino, é eficiente para promover uma aprendizagem significativa, podendo se estabelecer como material de apoio durante as aulas de Ciências, intencionando melhor compreensão do assunto proposto.
Letramento escolar: ultrapassando os muros da escola
Formação de ProfessoresO presente artigo busca refletir sobre a relevância do letramento no âmbito escolar, enfatizando a leitura e a escrita, com o objetivo de apresentar algumas discussões teóricas de autores que defendem a concepção de letramento como prática essencial no desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos. Percebemos a importância do aprimoramento dos níveis de letramento no espaço escolar, desenvolvendo o senso crítico do nosso alunado, instigando a imaginação e proporcionando novos sentimentos, emoções e conceitos, refletindo sobre o que se lê, o que se vive e o que se vê, a fim de que realize uma leitura do mundo à sua volta.
Inclusão na Educação Infantil: dos direitos às práticas
Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilA Educação Especial é uma modalidade presente em todas as etapas de ensino da Educação Básica, iniciando-se na Educação Infantil, primeira e importante etapa para desenvolvimento do indivíduo como um todo. Este artigo tem como objetivo geral abordar o assunto inclusão na Educação Infantil, por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica, com levantamento das leis que até o momento foram essenciais para essa conquista, bem como as suas aplicações dentro das instituições de ensino e os seus desafios. Entender o processo de inclusão das leis às práticas dentro de sala de aula é essencial para uma prática docente que respeite as individualidades.