Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Breve discussão sobre conceito de translinguagem na educação do Estado de Roraima
Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho visa analisar o conceito de translinguagem e como é a situação no Estado de Roraima. Por mais que os professores de língua portuguesa estejam interessados em compartilhar conhecimentos e experiências com alunos que apresentem dificuldades com o português por possuir outra língua materna, a situação da educação local ainda é preocupante. O que se percebe são práticas individuais de docentes e estão engessadas as políticas e ações da Secretaria do Estado de Educação.

Resenha do livro “Desaprender, Reaprender, Desobedecer”
Formação de Professores e História da Educação

Esta obra do professor, palestrante e historiador Hamilton Werneck está permeada por discussões muito atuais, não somente pelo ano de publicação, 2019, mas principalmente pelas questões que nele são tratadas, como, por exemplo, as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, e nas relações das pessoas entre si e com o mundo, provocadas pela tecnologia, principalmente a biotecnologia e a bioengenharia, e com o advento da inteligência artificial, isso está trazendo diferenças enormes entre as pessoas, diferença em conhecimento, em poder de aquisição de bens, poder de domínio.

A escola que queremos em tempos de crises: reflexões a partir da pandemia
História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Faz-se um retrospecto crítico sobre a História da Educação no Brasil em interface com as discussões sobre a estrutura de classes da sociedade e como isto configura um tipo de educação e sociedade voltadas para os que detêm poder econômico e prestígio social, em detrimento das minorias e classes menos favorecidas. Objetiva-se um olhar especialmente para a situação de jovens e adultos, e as consequências nefastas de uma educação e sociedade que os marginalizam. Propõe-se, ao final, a importância da discussão e afirmação de políticas públicas educacionais voltadas para essa parcela da população de forma cada vez mais eficaz e comprometida, como o Ensino Médio Integrado e Proeja.

Produção científica do ensino de Geografia no Brasil pela análise dos periódicos
Geografia e Formação de Professores

Este trabalho tem como objetivo diagnosticar a distribuição dos periódicos sobre ensino de Geografia, espacial e temporalmente como resultado dessa produção. Espera-se que esta pesquisa sirva como instrumento de conhecimento e divulgação da produção da área, a ponto de existirem periódicos dedicados a esse campo ou com seções específicas. A metodologia foi dividida em três etapas: seleção dos periódicos, catalogação dos artigos dessas publicações e análise dos dados. O diagnóstico da distribuição sobre ensino de Geografia reflete o histórico do desenvolvimento dessa área no Brasil.

O papel da colaboração família-escola no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

O presente estudo tem como finalidade analisar o papel da colaboração família-escola no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto foram traçados os seguintes objetivos específicos: compreender a maneira pela qual o TDAH afeta o desempenho escolar; e enfatizar a colaboração família-escola no acompanhamento pedagógico das crianças com TDAH. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, o que fundamenta a interpretação das informações coletadas a partir da leitura sistemática dos trabalhos levantados entre os meses de janeiro e abril de 2021.

Experiência de ensino em tempo de pandemia: desafios na orientação de alunos para o Enem
Matemática e Educação a Distância

Este texto reflete sobre o desenvolvimento de uma atividade de ensino-aprendizagem no formato remoto, voltada para orientações da prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem, com alunos da rede pública do Estado da Bahia, com o intuito de minimizar os efeitos da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus. Pretende-se compartilhar a experiência sobre o desenvolvimento de atividades remotas, de modo que ela possa ser útil na construção e idealização de ações pedagógicas, haja vista que novas práticas de aprendizagem possibilitam o acesso do indivíduo ao conhecimento.

A América Portuguesa em Ciro Flamarion Cardoso
História e Outras Mais Específicas

Esta é uma breve resenha do capítulo “A Crise do Colonialismo Luso na América Portuguesa (1750/1822)”, de Ciro Flamarion Cardoso, incluído no livro de Maria Yedda Linhares “História Geral do Brasil”. Nele é possível perceber que, mesmo tendo experimentado diversas etapas no período, o Brasil, às vésperas de conquistar sua independência, continuava sendo, apesar de tudo, estruturalmente uma sociedade colonial. Continuava a existir, nos costumes e nas leis, uma estratificação social de base étnica.

A percepção docente sobre a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O trabalho possui como objetivo compreender como o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental utiliza a Educação Física em sua prática pedagógica no ambiente escolar. O método utilizado foi o de abordagem qualitativa/descritiva. O participante foi um docente uma escola pública do município de Floriano/PI. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário semiestruturado. O procedimento de análise dos dados utilizado foi a Hermenêutica de Profundidade. Pelos resultados obtidos, constata-se que a Educação Física ainda é associada à saúde do corpo e que o futebol e o vôlei são as principais formas de avaliação utilizadas na atividade física.

Reta Curiosa – uma abordagem com jogo sobre o aprendizado de reta, semirreta e segmento de reta
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O trabalho tem o intuito de demostrar, com uma pesquisa com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conteúdos matemáticos. Pretende ainda evidenciar, pelo questionário aplicado nas turmas após a apresentação do conteúdo de retas, que quanto mais trabalharmos jogos matemáticos, mais notória será a facilidade de aprendizado. Vários relatos dos estudantes afirmam que os jogos são uma forma prazerosa de estudar. Nos gráficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conteúdo mais fácil após o jogo e dos que consideraram o assunto difícil antes do jogo.

As Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical como forma de promoção da saúde na Comunidade da Maré
Saúde e Música

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os dados sobre uma pesquisa desenvolvida a partir da Art-Based Research (ABR) como potencialidade na articulação entre arte e ciência com moradores do Complexo da Maré. Na primeira parte, abordamos o referencial teórico adotado na pesquisa referente à linha de pesquisa Ciência e Arte no mestrado em Ensino em Biociências em Saúde no Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, enquanto na segunda descrevemos a metodologia ABR, assim como o detalhamento do cenário de pesquisa. Ao final, trazemos análises de conversas feitas com quatro participantes de cada oficina.