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Práticas educativas de leitura na primeira infância sob a ótica das representações sociais
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEste artigo consiste em recorte de tese de doutorado à luz da Teoria das Representações Sociais sobre práticas de leitura para bebês e crianças na Educação Infantil. Para tanto, a geração de dados foi sistematizada com a observação das aulas e a realização das entrevistas com nove professoras. Nas aulas foram registradas a prática de leitura, a reação dos bebês/crianças nesses momentos e ações pedagógicas, que incluíram desde o planejamento das aulas até a organização dos materiais da sala. A análise dos dados permitiu constatar que os professores representam a leitura na infância como percurso de aprendizagem.
Estratégias para divulgação científica em Entomologia: um relato do projeto Meu Amigo Inseto
Biologia e Biociências, Educação Infantil e Formação de ProfessoresO projeto de extensão Meu Amigo Inseto consiste em um programa de divulgação científica voltado a estudantes da Educação Básica a fim de construir, com a divulgação de materiais digitais e ações em escolas, uma nova visão sobre a classe dos insetos, trazendo uma nova vivência com esses animais. O projeto foi executado pela produção de conteúdos digitais publicados na página do Instagram @meuamigoinseto, jogos digitais e ações presenciais em escolas e no Laboratório de Entomologia da UFG. Verificou-se a influência do projeto através de um teste χ2 aplicado para as postagens e através de dados observacionais coletados.
Reflexões acerca da Educação Infantil em relação ao momento da covid-19
Educação InfantilO artigo tem como objetivo refletir sobre como aconteceram as ações pedagógicas na Educação Infantil durante a pandemia de covid-19. Trata-se de pesquisa realizada de forma exploratória, qualitativa, incluindo pesquisa de campo em um centro de educação infantil municipal que possui todos os níveis (berçário, maternal e pré-escolar) da Educação Infantil localizado na periferia de Lages/SC. A coleta de dados foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os profissionais da Educação encontraram dificuldades na comunicação com os familiares das crianças.
O universo virtual como conteúdo de trabalho em sala de aula: relatos de experiência
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de AulaOs trabalhos com as tecnologias nas escolas devem ir além do simples operacional na utilização de mecanismos práticos e de acesso à internet. Eles devem possibilitar a reflexão sobre posturas e comportamentos sobre o que é publicado nas redes, problematizando as suas consequências. Neste documento, apresentamos duas iniciativas realizadas em nossa prática educativa; nelas, os conteúdos virtuais são veiculados nas plataformas digitais como focos de trabalho, com o intuito de melhor pensar a forma como nos comportamos em determinados espaços virtuais de comunicação.
Ensino remoto emergencial e as competências tutoriais da Educação a Distância
Educação a Distância, Artes Plásticas e Educação FísicaEste artigo tem como objetivo refletir sobre as competências essenciais do tutor da Educação a Distância (EaD) agregadas no bom desempenho e condução do papel do professor no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). As competências tutoriais gerenciais, tecnológicas, autoavaliativas, afetivas e pedagógicas são correlacionadas ao processo de ensino-aprendizagem das práticas das Artes Integradas na conjuntura do ERE. Trata-se de revisão bibliográfica e da prática com alunos da E. M. Dona Babita Camargos, em Contagem/MG. O autor sintetiza que ensino remoto emergencial não é Educação a Distância.
Utilização da saga "Harry Potter" no ensino significativo das Ciências por meio de analogias e ludicidades: uma pesquisa bibliográfica
Biologia e Biociências, Física e QuímicaMuitas vezes, o ensino de Ciências não é recebido da forma mais satisfatória pelos alunos. Dito isso, esta pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que foi realizada com base em análises de artigos científicos, além de buscar por referências às Ciências da Natureza na coletânea Harry Potter, tem como finalidade evidenciar a importância da prática da ludicidade e do conhecimento de analogias. Esse exercício se fará por meio da literatura fantástica no uso da saga Harry Potter, de J. K. Rowling, como método para desenvolver e despertar o interesse dos alunos pelos estudos científicos.
Ensino de Língua Portuguesa: reflexão sobre a prática
Língua Portuguesa e LiteraturaPara o presente artigo, discutiremos as possíveis pontes que existem entre o pensamento de Paulo Freire e as contribuições de Wanderley Geraldi para a Educação e as formas pelas quais o ensino de Língua Portuguesa tem sido reinventado no cotidiano escolar. O ensino escolar deve ser significativo e pautado pelo saber compartilhado com o conhecimento dos alunos. A pedagogia tem por missão transformar a situação concreta de opressão por meio da conscientização a respeito da libertação, o que Freire previu não ser um processo fácil, mas necessário, pois para isso ser possível é necessário o reconhecimento da realidade como uma realidade opressora.
Educação Especial no contexto escolar: inclusão e desafios
Educação Especial e InclusivaEste trabalho discute e reflete sobre a inclusão no contexto escolar; para uma inclusão eficiente, em que as necessidades dos educandos possam ser atendidas, a escola precisa contar com o apoio do Estado, da família e da sociedade; entretanto, o que se verifica, através das lentes dos teóricos, é que existe uma educação deficitária que muitas vezes é ignorada pela família, pelo Estado, pela escola e pela sociedade. Este trabalho, além de discutir a inclusão no contexto escolar, faz uma reflexão e busca entender a importância de todas essas instituições para que aconteça uma inclusão de fato.
Educação Matemática de jovens e adultos em tempos de pandemia
Vivências de Sala de AulaEste relato visa socializar experiências de elaboração e aplicação de oficina de juros simples e compostos no regime não presencial para a EJA adotada durante a pandemia da covid-19. A atividade ocorreu durante a participação na Residência Pedagógica e iniciou identificando estratégias do regime. Na elaboração, buscando uma proposta coerente com a realidade, levaram-se em consideração discussões a respeito do perfil dos estudantes e prejuízos causados pela excessiva formalização da Matemática. A oficina foi aplicada em uma escola estadual de Peçanha/MG e os resultados sugerem que a abordagem contextualizada favorece a participação.
A Educação de Jovens e Adultos no Brasil e o contexto social dos alunos dessa modalidade
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica e de campo realizada na Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, em Antônio Martins/RN, em que se pôde observar os alunos das salas de aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o contexto social ao qual esses alunos pertencem; também foi observado o quanto essa modalidade de ensino tem se tornado juvenilizada, com a maioria dos alunos egressos do ensino regular que tem procurado essa modalidade educativa para terminar a Educação Básica, principalmente para poder se inserir no mercado de trabalho em melhores condições.
