Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


A intervenção psicopedagógica na superação das dificuldades de aprendizado no ambiente escolar
Psicologia, Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo consiste em uma investigação sobre o papel do psicopedagogo no ambiente escolar e sua forma de intervir e ajudar os alunos a superar as dificuldades de aprendizado. O trabalho faz uma análise baseada em artigos acadêmicos publicados sobre Psicopedagogia, com ênfase no papel do profissional no contexto escolar, a partir da visão de profissionais e intelectuais consagrados na área. O estudo ainda aborda questões que envolvem o aluno como o sujeito da aprendizagem.

Analisando métodos de ensino à luz da música "Estudo Errado"
Biologia e Biociências, Avaliação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O objetivo deste trabalho é abordar algumas deficiências educacionais, a partir de uma paráfrase com a letra da música Estudo Errado, do cantor Gabriel Contino. Entendemos que a educação, como ferramenta para a formação de pessoas pensantes e autônomas, quando feita da maneira correta, permite que os indivíduos sejam pessoas críticas e transformadoras da sociedade. Apesar das inúmeras transformações educacionais, observam-se ainda muitos problemas no que diz respeito ao sistema educacional brasileiro que impossibilitam maior aproveitamento.

A formação de professores em debate: a experiência da formação continuada de professores de Geografia da Fundação Cecierj
Formação de Professores

Este artigo discute o processo de formação continuada de professores/as de Geografia, com base na experiência em cursos de formação continuada a distância oferecidos para professores da rede pública. É abordada a EaD, como modalidade cada vez mais difundida em nossa sociedade, ganhando especial atenção no período de isolamento social, em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV 2. Desse modo, apresentaremos o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como importante metodologia que tem a capacidade de suprir possíveis lacunas na formação inicial desses profissionais, bem como a sua importância na sua formação continuada e em serviço.

Uso de filme como prática interventiva no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública de Cuiabá/MT
Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Política Educacional

Este estudo analisa a utilização de filmes como prática pedagógica estratégica para estimular a motivação de estudantes com dificuldades de aprendizagem em uma escola pública estadual de Mato Grosso. A relevância da pesquisa se deu pela necessidade de uma intervenção pedagógica a fim de sensibilizar os estudantes à reflexão sobre suas perspectivas de vida e compreensão da relevância dos estudos para a transformação social. Sendo uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, o estudo se configurou como um estudo de caso e os participantes foram estudantes de 6º a 9º ano com dificuldades de aprendizagem.

Trabalhando o conceito de bairro no Ensino Fundamental em Nova Iguaçu/RJ: análise de mapas mentais
Geografia, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos

O presente texto tem por objetivo trabalhar o conceito de bairro por meio da confecção de mapas mentais a partir da percepção dos discentes do Projeto Horário Integral sobre o bairro de Vila Nova, em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, o artigo busca resgatar a temática dos mapas mentais, que é muito rica para os estudos relacionados à Geografia e ao letramento cartográfico. Os mapas mentais produzidos pelos referidos discentes se mostraram como um grande instrumento para o ensino da Geografia, sendo utilizados para analisar o espaço vivenciado pelos alunos.

A música como facilitador da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios e reflexões
Música

O presente estudo tem por finalidade analisar como a música pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias metodológicas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cabe ressaltar que fazer uma reflexão sobre a importância do uso da linguagem musical em sala de aula faz-se necessário pelo fato de ela estar inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como importante área do conhecimento. De acordo com a BNCC, as atividades humanas são realizadas nas práticas sociais e mediadas pelas diferentes linguagens: verbal, corporal, visual e sonora e, contemporaneamente, digital.

Formação docente e o ensino remoto emergencial: reflexões dos professores de Italva/RJ
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A pandemia da covid-19 desencadeou várias mudanças que impactaram o mundo, inclusive a educação. No Brasil, as instituições de ensino adotaram o ensino remoto emergencial. Partindo desse ponto, o objetivo desta pesquisa foi propor elementos de investigação que discutissem os principais impactos educacionais decorrentes dessa nova modalidade de ensino do ponto de vista de docentes da área de Ciências da Natureza da cidade de Italva/RJ. Buscou-se trazer reflexões que contribuam com questões que envolvem a formação inicial, formação continuada e utilização de recursos digitais.

A BNCC e Ciências da Natureza: uma investigação do currículo em Bom Jesus do Norte/ES
Política Educacional

A disciplina de Ciências da Natureza é fundamental para que os sujeitos compreendam o mundo em que vivem, apropriem-se dos mais variados temas e possam se socializar efetivamente a partir desses conhecimentos. Entendendo que o estudo de tais temáticas se insere em um currículo estabelecido oficialmente, e a mais recente referência curricular implementada é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o presente trabalho se propõe a investigar quais são as percepções acerca do processo de implementação da BNCC de professores e gestores que atuam no âmbito do ensino de Ciências da Natureza.

Jogo de tabuleiro: uma proposta didática para o processo de ensino-aprendizagem em Fisiologia Animal
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O estudo de Fisiologia Animal é bem complexo, uma vez que estuda a funcionalidade dos sistemas. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o rendimento da aprendizagem dos alunos, com o uso do jogo de tabuleiro, como metodologia ativa no ensino de Fisiologia Animal e na aplicabilidade do aparelho digestivo de animais poligástricos. Para a construção da intervenção pedagógica, recorremos às contribuições teóricas de livros de Fisiologia Veterinária e de metodologias ativas. Os resultados obtidos revelaram que a experiência de metodologia ativa foi essencial para a aprendizagem dos alunos.

A realidade virtual e o ensino de História: um relato de experiência
História e Educação a Distância

Os reflexos da pandemia da covid-19 na educação brasileira fomentam discussões a respeito da modalidade remota de ensino e dos usos das TIC no cotidiano de alunos e professores. Este trabalho objetiva demonstrar as contribuições que a tecnologia dos museus de realidade virtual, quando inserida no ensino da disciplina de História, pode oferecer para o processo de construção de consciência histórica por parte dos estudantes; a reflexão foi guiada por debates das áreas de teoria e ensino em História. Para tal, partimos do relato da experiência realizada por integrantes do programa Residência Pedagógica durante uma aula remota de História.