Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Eu de cá, eles de lá
Língua Portuguesa e Literatura

A experiência das Olimpíadas de Língua Portuguesa em minha vida profissional não foi a primeira e, acredito, não será a última. Porém, num momento assim, no meio de uma pandemia e fora da sala de aula, nem eu havia passado e muito menos cogitava passar. Mesmo assim, veio até nós esse grande desafio de trabalhar esse projeto com nossos alunos. Então, surgiu a necessidade de criar um planejamento que fosse inovador e ousado, para estimular a leitura e a escrita dos alunos, levando-os a vivenciar, de maneira diferente, o papel de observador, pesquisador, leitor e escritor de artigos de opinião com base em situações-problema do seu cotidiano, mesmo de forma remota.

O uso consciente de água em espaços escolares: estudo de caso na Escola Municipal Infantil Mingau
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho objetiva verificar como se dá o uso da água nos ambientes escolares, em especial na Escola Municipal Infantil Mingau, em Taboão da Serra/SP. Dentre os objetivos específicos estavam a observação do local, se possuía ações e projetos que trabalhassem o uso consciente da água e a identificação das principais necessidades referentes à infraestrutura e aos equipamentos. Como metodologia, usamos a pesquisa de campo (com entrevistas realizadas com a direção e a coordenação da escola) e a pesquisa bibliográfica (com conteúdo envolvendo o tema água como recurso natural esgotável, caso não seja usado de maneira consciente.

Sequência didática para o ensino da Cinemática
Física

A formação continuada apresenta-se como uma condição necessária para o melhor desempenho da docência. Um processo educacional que valorize um contato maior com os meios de comunicação é algo que se vislumbra como uma possibilidade, tanto educacional como comunicacional. Vale ressaltar que isto foi observado durante a pandemia quando docentes tiveram que adquirir novos conhecimentos, nomeadamente em ferramentas educacionais. Neste sentido, observamos que metodologias aplicadas ao ensino presencial não seriam válidas no ensino remoto.

Feminino som, luz e singularidade: o voltar para casa, colher poemas
Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, em que a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata uma mensagem. Nestes 10 poemas, Marcelo Calderari Miguel traça diversos perfis femininos. Lutadoras, conhecidas, anônimas, mitológicas, mães, instigadoras, artistas... Sempre provocando o melhor em cada pessoa, relembrando mulheres religiosas ou referências na literatura, em vários estilos e com cuidados visuais, são trabalhos que privilegiam a liberdade feminina, seu valor e sua importância na sociedade.

O Plano Nacional de Educação (2014-2024) e os desafios de gestão educacional do município de Poção/PE
Política Educacional

O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os desafios de gestão educacional são evidenciados para a efetivação do atual Plano Nacional de Educação no Município de Poção/PE, nos anos de 2014 a 2018. A metodologia da investigação baseou-se na pesquisa documental e em dados secundários oriundos da Base de Dados do Estado de Pernambuco e do Ministério da Educação. Concluiu-se que dentre os desafios estão a contração de matrículas, a diminuição do número de unidades escolares, a redução no atendimento do transporte escolar e o drástico declínio no quantitativo de docentes nas escolas rurais.

Educação Ambiental no âmbito da gestão escolar
Geografia, Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivo discutir os problemas ambientais enfrentados pela sociedade, enfatizando o papel transformador da educação e o quanto uma gestão escolar pautada em princípios democráticos e participativos pode trazer avanços significativos na construção de uma sociedade sustentável. Também mostra a sua contribuição para a elaboração de respostas a alguns desafios enfrentados pelas escolas e pela gestão no âmbito da Educação Ambiental e no processo de formação dos alunos. Neste trabalho há o intuito de refletir sobre as questões ambientais partindo da necessidade de uma gestão escolar consistente e transformadora.

Alunos Leitores, Alunos Mediadores: uma proposta de projeto para a prática de leitura literária na escola
Língua Portuguesa e Literatura

O papel fundamental da leitura literária na escola pode ser resgatado no desenvolvimento do projeto literário Alunos Leitores, Alunos Mediadores, que acontece reunindo estudantes do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental. O professor, baseado na elaboração de projetos de práticas de leitura literária, tem possibilidade de promover grande interação entre livros e alunos para transformar a escola em um espaço de formação de leitores e, no caso do projeto, formação de leitores e mediadores de leitura, ampliando as oportunidades de leitura e escolha de obras literárias.

Evaldo Cabral de Mello acerca da chamada “historiografia saquarema”
História e Outras Mais Específicas

Evaldo Cabral de Mello diz que, em 1817 e 1824, o separatismo não poderia ter acontecido, pelo fato de essa época não ter constituído uma nação brasileira. Por Evaldo ser um historiador pernambucano, ele traz ricas informações em relação à expressão “historiografia saquarema” e que Pernambuco vivia sob hipótese de ser separatismo da monarquia; de acordo com o historiador, no Império já havia uma definição, uma historiografia que foi intitulada Saquarema, a qual deu prioridade a uma história nacional e frisada pela centralização política e pelo projeto de unidade territorial.

O ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise da metodologia teórico-prática utilizada por docentes
Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

As Ciências Naturais constituem uma ferramenta de extrema importância para todos. Desde o seu surgimento na Grécia Antiga até os tempos atuais, a Ciência forneceu explicações para variados eventos naturais e propiciou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. O objetivo do presente trabalho é investigar quais metodologias são atualmente utilizadas por professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em âmbito teórico-prático. Para tal, foi elaborado um questionário fechado contendo doze questões e divulgado em grupos específicos nas redes sociais. Posteriormente, esses dados foram tratados com Estatística básica.

Tecnologias digitais: inovações pedagógicas contemporâneas
Computação e Tecnologias

Diante da necessidade de inovações pedagógicas emergentes, em decorrência da realidade dos alunos nativos digitais e sociedade liquida, este artigo visa analisar o processo de transformação metodológica das escolas públicas brasileiras por meio de investigação bibliográfica e documental. A análise ocorreu a partir do conhecimento e vivência das pesquisadoras levando em consideração as descobertas realizadas por meio da investigação. Constata-se que a sociedade mudou sua forma de interação e ação, mudanças significativas e utilização dos recursos tecnológicos são evidenciados nos artigos e publicações cientificas e nos projetos político-pedagógicos.