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Evaldo Cabral de Mello acerca da chamada “historiografia saquarema”
História e Outras Mais Específicas

Evaldo Cabral de Mello diz que, em 1817 e 1824, o separatismo não poderia ter acontecido, pelo fato de essa época não ter constituído uma nação brasileira. Por Evaldo ser um historiador pernambucano, ele traz ricas informações em relação à expressão “historiografia saquarema” e que Pernambuco vivia sob hipótese de ser separatismo da monarquia; de acordo com o historiador, no Império já havia uma definição, uma historiografia que foi intitulada Saquarema, a qual deu prioridade a uma história nacional e frisada pela centralização política e pelo projeto de unidade territorial.

O ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise da metodologia teórico-prática utilizada por docentes
Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

As Ciências Naturais constituem uma ferramenta de extrema importância para todos. Desde o seu surgimento na Grécia Antiga até os tempos atuais, a Ciência forneceu explicações para variados eventos naturais e propiciou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. O objetivo do presente trabalho é investigar quais metodologias são atualmente utilizadas por professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em âmbito teórico-prático. Para tal, foi elaborado um questionário fechado contendo doze questões e divulgado em grupos específicos nas redes sociais. Posteriormente, esses dados foram tratados com Estatística básica.

Tecnologias digitais: inovações pedagógicas contemporâneas
Computação e Tecnologias

Diante da necessidade de inovações pedagógicas emergentes, em decorrência da realidade dos alunos nativos digitais e sociedade liquida, este artigo visa analisar o processo de transformação metodológica das escolas públicas brasileiras por meio de investigação bibliográfica e documental. A análise ocorreu a partir do conhecimento e vivência das pesquisadoras levando em consideração as descobertas realizadas por meio da investigação. Constata-se que a sociedade mudou sua forma de interação e ação, mudanças significativas e utilização dos recursos tecnológicos são evidenciados nos artigos e publicações cientificas e nos projetos político-pedagógicos.

Mini-histórias: cenas do cotidiano das escolas de educação infantil como foco de pesquisa, reflexão e comunicação
Educação Infantil

O livro Mini-histórias: rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil (Obeci), organizado por Paulo Fochi e escrito por ele em conjunto com quinze autoras, aborda o cotidiano de escolas de Educação Infantil que compõem o OBECI utilizando as mini-histórias. Além disso, situa como essa prática se articula ao processo formativo das professoras nesses espaços. O autor e as autoras objetivam que a leitura provoque uma mudança a fim de transformar as escolas de Educação Infantil em lugares mais generosos. A obra mostra como as cenas do cotidiano da escola possibilitam a pesquisa, a reflexão e a comunicação para todos que compõem a escola.

O filme "Soul" como transposição didática para o ensino de Ciências e Arte
Física, Cinema, Teatro e TV e Educação Artística

O presente trabalho apresenta resultados de uma análise fílmica, na qual se objetiva investigar a animação Soul como ferramenta de intervenção pedagógica, a fim de auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem no processo do ensino de Ciências e Arte. Metodologicamente, a pesquisa está norteada pelas concepções de Napolitano, Santos, Vanoye e Goliot-Lété. No percurso analítico, interroga-se como o filme se mostra como opção de vetor de possibilidade didática para o ensino de Ciências e Arte. Os resultados revelam que a animação mobiliza a compreensão de conhecimentos das áreas de Ciências e Arte, ampliando as alternativas de oferecer acesso a conteúdos.

Além das Quatro Linhas: potencializando conteúdos geo-históricos e políticos com a inserção do futebol por meio do uso de podcasts
Geografia e História

Este artigo propõe a criação de um podcast que agregue um assunto de interesse dos alunos – o futebol – com conteúdos geo-históricos e políticos. Acompanhou-se a dificuldade dos alunos em assimilar temas desinteressantes para eles e que não estão inseridos em seu cotidiano. A pesquisa é importante, pois demonstrou como uma ferramenta pode motivar os alunos a desejar o conhecimento de novas tecnologias. O público-alvo é de alunos do Ensino Médio de uma escola que apresenta poucos recursos tecnológicos que possam auxiliar na motivação dos estudantes. O trabalho constatou que os alunos passaram a se interessar de maneira mais efetiva pela disciplina e se familiarizaram com essa nova ferramenta tecnológica de ensino.

Arte e criatividade: um olhar sobre a importância das aulas de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política Educacional

Dentro do contexto neoliberal, percebe-se que a criatividade não se apresenta como conteúdo relevante nos anos finais do Ensino Fundamental. Assim, o contato com a criatividade, por meio das aulas de Artes Visuais, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, pode ser uma saída possível para propiciar um espaço de desenvolvimento dos alunos consoante à prática educativa pensada. O uso dessa característica humana na formação continuada do docente deve ser um hábito cotidiano, pois o leva a adequar-se à nova realidade. Dessa maneira, a pesquisa proposta, por meio de coleta e análise de dados qualitativos, bibliográficos, reflexivos e críticos, busca compreender as bases teóricas da atuação metodológica do docente em Artes Visuais.

Neuropsicopedagogia: a tríade transdisciplinar
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O presente trabalho explica de forma sucinta um tema especial e inovador, uma perspectiva contemporânea da área da Educação que recebe olhares de outros campos do saber. O método de pesquisa aplicado ao trabalho é bibliográfico. Seus objetivos principais são conceituar a Neuropsicopedagogia (nesse novo contexto de aprendizagem), compreendendo as áreas que formam a sua tríade colaborativa e a sua transdisciplinaridade, detalhando e especificando o seu objeto de estudo, os meios de atuação profissional e como o processo de aprendizagem do indivíduo pode vir a ser influenciado por esse especialista multifacetado.

Heranças que recebemos, legados que deixamos
História, Sociologia, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Passado, presente e futuro – são momentos que marcam a vida de todos e as perspectivas possíveis. Entre tecidos, escolas e habilidades, o desenvolvimento a cada jornada pelos brasis. O essencial é fazer a roda girar, quase sempre graças à razão. O desenvolver-se transforma-se em empreendimento, valorizando a colaboração, a estratégia, a tática e as operações, exigindo recursos e objetivando finalidades. “Às vezes, os planejamentos deslancham a vida”, escapulindo de viver apenas sonhos. A vida, de uma ponta à outra, vai exigindo uma definição de rumos a tomar. Mas do início ao fim esta poesia dá uma pista: é preciso reagir, sempre.

A leitura na formação dos discentes do curso de Pedagogia de uma instituição pública de Ensino Superior na cidade do Crato/CE
Formação de Professores e Política Educacional

Este trabalho aborda os conceitos de leitura, seus tipos e sua importância para a formação dos discentes. A necessidade de estudar, pesquisar e compreender essa temática se deu a partir da nossa reflexão sobre as exigências do mundo pós-moderno, que requer profissionais qualificados. O objeto do nosso estudo são os discentes concluintes do curso de Pedagogia. Esta pesquisa objetiva identificar e analisar se os discentes de uma universidade pública do município do Crato/CE tiveram hábito da leitura ao longo do curso e qual o contato com essa prática (a leitura) até os dias atuais, visto que a leitura se constitui como peça fundamental para o exercício da docência.