Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Influência do contexto familiar na vida escolar de alunos adolescentes do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

O presente estudo objetiva analisar de que forma os conflitos familiares são refletidos pelos alunos no cotidiano escolar, visando compreender como isso afeta os adolescentes. A relevância dessa pesquisa apresenta-se a partir de informações consistentes sobre como os alunos demonstram as adversidades do ambiente familiar no contexto social e no cotidiano pedagógico. Como aparato metodológico, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica sistematizada com enfoque nos aspectos sociais, pedagógicos e metodológicos de fundamentação qualitativa.

Entre o descritível e o interpretável com base na ideologia inconsciente do discurso
Comunicação, Psicologia, Sociologia, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Nos estudos de Levy, o virtual é a possibilidade do real; por exemplo, na tecnologia empregada para a Educação a Distância, os indivíduos e toda a estrutura de informação e comunicação se virtualizam, não estão presentes em elementos físicos e geográficos, e a própria temporalidade se desintegra nesse universo factível. O processo comunicativo deixa de ser simultâneo, os interlocutores em certas situações aguardam o retorno de uma mensagem fora do tempo em que ela foi produzida. Nesse espaço virtual, denominado como ciberespaço, a materialização do discurso se dá sem contato com elementos físicos ou fora da temporalidade em que o ato comunicativo acontece.

A coordenação pedagógica no contexto brasileiro: da supervisão à coordenação pedagógica
Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

Este trabalho tem como objetivo conhecer os aspectos históricos e legais da coordenação pedagógica no Brasil. Para tanto, é apresentada uma síntese do percurso histórico enfocando o trabalho desde a supervisão até a coordenação pedagógica. O resultado mostrou um processo em que a gestão do trabalho pedagógico escolar foi baseada em uma concepção de fiscalização e controle das práticas docentes; somente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação surgiram novas indicações direcionadas aos aspectos propriamente pedagógicos, ressignificando sua atuação na Educação brasileira.

Educação Infantil em tempos de pandemia da covid-19: um olhar sobre relatos de familiares
Educação Infantil

O objetivo geral deste trabalho consiste em dar visibilidade às famílias das crianças matriculadas em um centro municipal de educação infantil em uma cidade do norte paranaense, buscando compreender os desafios que encontram ao desenvolver atividades escolares de forma remota. Os dados foram coletados por meio de um questionário impresso e respondido por onze familiares. Os resultados foram analisados de forma livre e agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, que indica que todas as famílias possuem aparelhos eletrônicos e bom acesso à internet. Foram elencadas diversas dificuldades.

Festival de pipas: a abordagem cultural da Educação Física contribuindo para a autonomia dos alunos
Educação Física

A atividade pedagógica relatada foi realizada em uma escola municipal do primeiro segmento do Ensino Fundamental localizada em Guaratiba, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A atividade, que tematizou a brincadeira popular “pipa”, tinha como objetivo construir as habilidades práticas corporais, reconhecendo-as como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos. Além disso, propôs-se a valorização da experimentação, criando pela brincadeira a possibilidade do desenvolvimento de um trabalho coletivo que incentiva o aluno ao protagonismo e à autonomia.

O ensino de Metrologia no curso de Automação Industrial do IFMA - Câmpus Coelho Neto: um relato de experiência docente a partir do ensino híbrido
Computação e Tecnologias, Matemática e Vivências de Sala de Aula

Em meio às mudanças emergentes causadas pela pandemia de covid-19 e à necessidade de adequar-se para enfrentar os desafios da prática docente, a socialização de informações sobre o uso de ferramentas pedagógicas tornou-se ainda mais importante para o processo de ensino-aprendizagem. Este artigo visa, por meio de um estudo qualitativo de cunho descritivo como relato de experiência, abordar o uso dos recursos didáticos e de estratégias de ensino utilizadas para o desenvolvimento das aulas de Metrologia, componente curricular do curso subsequente em Automação Industrial do Instituto Federal do Maranhão, em Coelho Neto.

Resistência e pandemia: os desafios de uma professora quilombola no enfrentamento à covid-19
Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a prática docente na Educação Infantil; tem por objetivo propor reflexões a partir dos resultados obtidos em entrevista realizada com a professora Rosária Costa. Embora inicialmente pensada com o propósito de conhecer dilemas e adversidades enfrentados pela docente durante a pandemia da covid-19, é impossível ignorar sua trajetória e suas experiências como mulher negra e militante da Comissão das Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha.

Busca e relato de pesquisas sobre evasão e abandono escolar no Ensino Fundamental presentes em periódicos Qualis A1 e A2 em Educação
Instituição Escola

O presente artigo descreve uma investigação sobre as publicações que abordam evasão e/ou abandono escolar do Ensino Fundamental em revistas brasileiras Qualis A1 e A2 (quadriênio 2013-2016) em Educação nos últimos 15 anos. Valemo-nos do método de Análise de Conteúdo para a apreciação dos artigos. Dentre os sete trabalhos selecionados, podemos destacar que os principais motivos que levam o aluno a evadir e/ou abandonar os estudos são oriundos de problemas extrínsecos – como trabalho precoce e baixa renda – e intrínsecos (repetência e gestão escolar) à escola.

Think Pair Share por meio de Ensino Remoto: práticas científicas sobre higienização das mãos no Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como objetivo facilitar a aprendizagem de alunos da Educação Básica sobre os cuidados com a higienização das mãos, por meio da metodologia Think Pair Share (TPS) adaptada ao ensino remoto. Este estudo traz abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Foi elaborada uma sequência didática, dividida em seis etapas organizadas com foco no processo de aprendizagem dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a utilização adaptada da metodologia TPS, no ensino não presencial, demonstrou ser efetiva no que diz respeito à aprendizagem sobre a lavagem das mãos como forma de interrupção da cadeia de doenças.

Diretrizes utilizadas em tempos de pandemia da covid-19 com os alunos na Orientação e Mobilidade: desafios e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é trazer relatos da experiência de professores de Orientação e Mobilidade (OM) nos segmentos da Educação Básica sobre as estratégias empregadas durante o período de pandemia da covid-19, quando as aulas que são obrigatoriamente presenciais e individualizadas passaram a ser ministradas remotamente e em grupo. A metodologia utilizada foi o registro dos relatos pelos professores com suas reflexões e reinvenção de estratégias de trabalho com os alunos no cotidiano escolar durante esse período.