Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Uso das ferramentas pedagógicas e tecnológicas no contexto das aulas remotas
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

As consequências da pandemia da covid-19 afetaram o mundo todo e não obstante isso os sistemas de educação foram submetidos a enfrentar uma série de desafios. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar as ferramentas pedagógicas e tecnológicas que os professores da Escola Francisco Sales Gadelha de Oliveira estão utilizando no contexto das aulas remotas. Os sujeitos da pesquisa foram 22 professores, e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos da pesquisa revelaram que os professores estão desenvolvendo as suas práticas pedagógicas nesse contexto atípico que estamos vivenciando por meio do ensino remoto.

A construção do currículo e os desafios da escola na sociedade contemporânea
Instituição Escola

A partir de uma revisão bibliográfica, refletimos sobre aspectos que precisam ser considerados para a construção do currículo com foco nos desafios apresentados pela sociedade contemporânea. O currículo como uma bússola para a educação precisa ser discutido, e nessa discussão diferentes aspectos precisam ser considerados. Para tanto, propomos, neste texto, discutir três aspectos: a diversidade, as tecnologias da comunicação e informação e a formação plena dos alunos. A escola é um espaço de diversidade cultural, não podemos pensar em um currículo homogêneo, pois fazer isso é negar as diferenças.

Divulgação de Astronomia na escola: estrelas variáveis
Astronomia, Instituição Escola e Espaços Urbanos

Estrelas variáveis são estrelas cujo brilho varia em determinado espaço de tempo, que pode ou não seguir algum padrão. Sua observação fornece dados importantes que podem ser aplicados às demais estrelas, contribuindo para a compreensão da existência e da origem não somente delas como de todo o universo. Devido à reduzida complexidade de tal tarefa e dos grandes recursos humanos necessários a seu constante acompanhamento, pode ser realizada por qualquer um que tenha interesse e tempo disponíveis. Nesse sentido, decidimos levar essa proposta a alunos de Ensino Médio do Colégio Estadual Canadá, localizado em Nova Friburgo/RJ.

Gêneros textuais e ensino de Língua Portuguesa
Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O estudo dos gêneros pode ter consequências positivas nas aulas de Português, pois leva em conta seus usos e funções numa situação comunicativa. A resenha desse capítulo tem o objetivo de revelar metodologias de ensino da Língua Portuguesa voltadas a estudantes de licenciatura e para educadores e professores já formados, de modo que assim possam utilizar de maneira mais ampla a didática, de acordo com qualquer área na educação. Qualquer contexto social ou cultural que envolva a leitura ou a escrita é um evento de letramento, o que implica a existência de inúmeros gêneros textuais culturalmente determinados.

Contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia: potencialidades e aplicações curriculares
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho é um relato de uma série de atividades pedagógicas realizadas com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivo analisar, sob a ótica dos docentes e discentes, as contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia. Dois questionários foram aplicados aos alunos e aos docentes de Biologia após a realização das atividades. Houve boa receptividade dos docentes e dos discentes às atividades realizadas e à inserção do tema Astrobiologia no ensino da disciplina Biologia. Pela ótica dos docentes, muitos temas previstos nos PCN do Ensino Médio e na BNCC podem ser trabalhos à luz da Astrobiologia.

Resenha do livro: "Fotografando o Rio" - 450 anos
História

A ideia de homenagear o Rio em seus 450 anos foi cumprida de boa forma, mostrando nos artigos toda a trajetória da cidade com suas vitórias, derrotas, recomeços e, principalmente, com a alegria do povo e a beleza natural desta cidade maravilhosa que se chama Rio de Janeiro. Produzido para mostrar uma parte da história da cidade, a autora reuniu artigos fotográficos de desde o século XIX. Esse material de história visual foi organizado em três partes, de forma que o leitor consiga melhor situar em qual contexto aquela imagem se situa. E cada artigo do livro vai trazendo uma parte da história da cidade do Rio de Janeiro.

A gamificação como estratégia de ensino: uma alternativa metodológica para o professor do século XXI
Formação de Professores

Este texto objetivou apresentar a gamificação como estratégia de ensino híbrido para o professor do século XXI, evidenciando o significado e a importância da aplicabilidade de estratégias de jogos em sala de aula, já que há poucas alternativas inovadoras que sejam capazes de ajudar de fato o professor a se reinventar e a utilizar os games como um sistema recompensador, além de um mecanismo de competição saudável capaz de influenciar os alunos quanto ao interesse pelo conteúdo em sala de aula.

Atuação do assistente social na educação escolar: possíveis práticas com perspectiva inclusiva
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O assistente social tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões. Sua atuação no contexto educacional pode contribuir para a democratização da educação, ampliando o acesso da população à escola pública. É sua responsabilidade permanecer atento às diretrizes legais que garantem os direitos da pessoa com deficiência. Na escola, as diferenças não devem constituir um fator de exclusão, pois cabe a ela respeitar e acolher a diversidade humana, bem como se modificar para propiciar o desenvolvimento de quaisquer indivíduos, independentemente de seus déficits ou necessidades.

O uso, não uso e personalização do uniforme escolar: uma análise sobre a autoria discente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

Este trabalho, cujo tema compreende a crítica por trás do uso do uniforme escolar, que se torna um agente padronizador das identidades que o vestem, tem a finalidade de refletir sobre os escapes encontrados pelos alunos para a afirmação de suas personalidades individuais através da personalização dessas vestimentas no contexto atual, através de acessórios (bolsas, mochilas, bijuterias e/ou cintos), calçados, vestuários inferiores (calça, leg, short, bermuda etc.), roupas complementares (jaqueta, casaco etc.) ou até a própria estilização da blusa escolar. Para tanto, foram analisadas as vestimentas dos alunos do CAp-UFRJ.

A relação entre as dificuldades na aprendizagem e a evasão de alunos na EaD: um estudo de caso
Educação a Distância

A presente pesquisa, de caráter qualitativo, consiste em um estudo de caso delimitado ao polo de apoio presencial do curso técnico a distância do Instituto Federal de Educação de Pinheiral/RJ. A pesquisa realizada no polo acompanhou 16 alunos que iniciaram dois cursos técnicos a distância, do início ao fim do curso, buscando identificar as dificuldades encontradas pelos alunos no decorrer do curso e as causas da evasão dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem na educação a distância. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários aplicados aos alunos ao longo de quase dois anos de curso e entrevista com a professora coordenadora do polo.