Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: covid
Limpar filtros
A inserção de temas transversais no ensino: saneamento básico e saúde
Saúde e Formação de Professores

As questões sobre saúde e meio ambiente estão cada vez mais presentes nos currículos, são múltiplas as possibilidades de aproveitamento e inserção dentro dos planejamentos pedagógicos. Abordar temas transversais potencializa questões que vão além do nosso espaço como educadores, pois se trata de problemas sociais e não apenas de conteúdos disciplinares. Contudo, o objetivo deste estudo é ressaltar a importância da inserção dos temas transversais no ensino, utilizando, para tanto, o tema saneamento básico e saúde como premissa para a construção de conhecimento e prática social.

Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem
Formação de Professores

O objetivo deste artigo é descrever uma vivência desenvolvida com professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Cristóvão do Sul/SC sobre o uso do método Arco de Maguerez, também conhecido como método da problematização. É um relato de experiência abordado por meio de oficinas de formação docente realizadas em 2020 de forma remota, em razão da pandemia de covid-19. Os resultados evidenciam que os participantes viram possibilidade de aplicação e uso dessa metodologia. A experiência de vivenciar o método Arco de Maguerez mobilizou os envolvidos para uma visão de aprendizagem mais dinâmica e desafiadora.

Confecção de cartilha educativa para adaptações de atividades de uma criança com transtorno do espectro autista e surdez
Educação Especial e Inclusiva

O transtorno do espectro autista (TEA) tem sido amplamente discutido e certamente apresenta impactos no contexto escolar. O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência da construção de uma cartilha com orientações para a confecção de atividades adaptadas destinadas a uma professora de uma criança com TEA e surdez. Trata-se de um relato de experiência vinculado ao estágio supervisionado de Terapia Ocupacional em um centro de inclusão educacional em Belém/PA. A cartilha contém textos breves com linguagem simples e imagens relacionadas à estruturação de atividades adaptadas.

Práticas e recursos aplicados ao ensino remoto de Geografia
Geografia e Educação a Distância

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) trouxe necessidades de adaptações nas diversas esferas da sociedade, sobretudo no ano de 2020. Dessa forma, ensino remoto emergencial se tornou uma realidade forçada para muitas instituições de ensino, profissionais e estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as ações e as práticas de ensino dos professores de Geografia durante o período de isolamento social em escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro.

A pandemia da covid-19 e os desafios de avaliar a aprendizagem
Filosofia, Psicologia, Sociologia, Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo apresenta análises sobre o processo de avaliação no contexto da globalização e da recente pandemia. É uma pesquisa com reflexão teórica que visa esclarecer as diferenças entre exame e avaliação, bem como as implicações cognitivas, socioemocionais e ideológicas da avaliação. A pandemia da covid-19 lançou o corpo docente e os alunos abruptamente em um ensino remoto e isso gerou problemas adaptativos que são analisados à luz de pressupostos teóricos da Pedagogia, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia.

"Corre que dá tempo!": um jogo de tabuleiro para a conscientização da importância da vacinação
Vivências de Sala de Aula

A criação da vacina é uma das maiores conquistas da humanidade, tendo erradicado doenças como varíola e rubéola. Contudo, a pandemia da covid-19 intensificou movimentos antivacinas, gerando desinformação e insegurança. Para promover a conscientização sobre vacinação, especialmente nas escolas, este trabalho desenvolveu e avaliou o jogo educativo "Corre que dá tempo!", focado no combate a doenças imunopreveníveis. O jogo, de baixo custo e com mecânicas eficazes, demonstrou ser uma ferramenta lúdico-pedagógica poderosa, capaz de facilitar a aprendizagem e promover a importância da vacinação nas escolas.

O uso da metodologia TPACK na Educação Ambiental: uma abordagem em saúde única para a conservação dos ecossistemas costeiros
Ecologia e Meio Ambiente e Biologia e Biociências

No presente trabalho, nós utilizamos a metodologia TPACK para a Educação Ambiental, por meio da produção de vídeos sobre a poluição dos ecossistemas costeiros e suas consequências, em uma perspectiva de saúde única. O projeto foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio e contou com uma sequência didática que culminou na produção e apresentação dos vídeos produzidos pelos estudantes. Concluímos que a metodologia TPACK deve ser estimulada no ambiente escolar para uma aprendizagem ativa, autêntica, intencional, reflexiva e colaborativa com o uso da tecnologia.

A Cultura de Paz nas escolas brasileiras: estado da arte no pós-covid-19
Instituição Escola

Este texto discute um grave problema que se intensificou no país: os atentados em nossas escolas. Fazendo um apanhado e uma análise dos elementos desencadeadores desses eventos, finalizamos o estudo oferecendo sugestões exequíveis para fortalecimento da Cultura de Paz em todas as escolas, com o intuito de tornar as discussões e os fazeres sobre a Cultura de Paz uma pauta permanente das reuniões pedagógicas. Nossas ações em prol da paz devem ser intencionais, planejadas e contínuas, e não apenas um tema que volta à baila após mais um episódio noticiado espetacularmente pelas mídias nacionais. 

Vivendo o ensino remoto
Filosofia, Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

Este artigo, com base em relato de experiência, apresenta os desafios trazidos pela emergência da covid-19 no que diz respeito à comunicação feita entre estudantes e professores utilizando os aplicativos disponíveis. É importante perceber que problemas já existentes na Educação se aprofundaram no período, intensificando as desigualdades do sistema educacional brasileiro a partir do isolamento social. O novo desafio docente foi aprender, em curto espaço de tempo, a manusear novas ferramentas digitais, reflexão a respeito da qual nos debruçamos, observando seus aspectos positivos e negativos.

Resenha de Escritos de educação
Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e por Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e do ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi preparado pelo autor, além de anexar informações entre os níveis de modalidades sistemáticos entre o ensino franco-brasileiro.