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A inserção de temas transversais no ensino: saneamento básico e saúde
Saúde e Formação de ProfessoresAs questões sobre saúde e meio ambiente estão cada vez mais presentes nos currículos, são múltiplas as possibilidades de aproveitamento e inserção dentro dos planejamentos pedagógicos. Abordar temas transversais potencializa questões que vão além do nosso espaço como educadores, pois se trata de problemas sociais e não apenas de conteúdos disciplinares. Contudo, o objetivo deste estudo é ressaltar a importância da inserção dos temas transversais no ensino, utilizando, para tanto, o tema saneamento básico e saúde como premissa para a construção de conhecimento e prática social.
Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem
Formação de ProfessoresO objetivo deste artigo é descrever uma vivência desenvolvida com professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Cristóvão do Sul/SC sobre o uso do método Arco de Maguerez, também conhecido como método da problematização. É um relato de experiência abordado por meio de oficinas de formação docente realizadas em 2020 de forma remota, em razão da pandemia de covid-19. Os resultados evidenciam que os participantes viram possibilidade de aplicação e uso dessa metodologia. A experiência de vivenciar o método Arco de Maguerez mobilizou os envolvidos para uma visão de aprendizagem mais dinâmica e desafiadora.
Confecção de cartilha educativa para adaptações de atividades de uma criança com transtorno do espectro autista e surdez
Educação Especial e InclusivaO transtorno do espectro autista (TEA) tem sido amplamente discutido e certamente apresenta impactos no contexto escolar. O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência da construção de uma cartilha com orientações para a confecção de atividades adaptadas destinadas a uma professora de uma criança com TEA e surdez. Trata-se de um relato de experiência vinculado ao estágio supervisionado de Terapia Ocupacional em um centro de inclusão educacional em Belém/PA. A cartilha contém textos breves com linguagem simples e imagens relacionadas à estruturação de atividades adaptadas.
Práticas e recursos aplicados ao ensino remoto de Geografia
Geografia e Educação a DistânciaA pandemia do novo coronavírus (covid-19) trouxe necessidades de adaptações nas diversas esferas da sociedade, sobretudo no ano de 2020. Dessa forma, ensino remoto emergencial se tornou uma realidade forçada para muitas instituições de ensino, profissionais e estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as ações e as práticas de ensino dos professores de Geografia durante o período de isolamento social em escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro.
A pandemia da covid-19 e os desafios de avaliar a aprendizagem
Filosofia, Psicologia, Sociologia, Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição EscolaEste artigo apresenta análises sobre o processo de avaliação no contexto da globalização e da recente pandemia. É uma pesquisa com reflexão teórica que visa esclarecer as diferenças entre exame e avaliação, bem como as implicações cognitivas, socioemocionais e ideológicas da avaliação. A pandemia da covid-19 lançou o corpo docente e os alunos abruptamente em um ensino remoto e isso gerou problemas adaptativos que são analisados à luz de pressupostos teóricos da Pedagogia, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia.
"Corre que dá tempo!": um jogo de tabuleiro para a conscientização da importância da vacinação
Vivências de Sala de AulaA criação da vacina é uma das maiores conquistas da humanidade, tendo erradicado doenças como varíola e rubéola. Contudo, a pandemia da covid-19 intensificou movimentos antivacinas, gerando desinformação e insegurança. Para promover a conscientização sobre vacinação, especialmente nas escolas, este trabalho desenvolveu e avaliou o jogo educativo "Corre que dá tempo!", focado no combate a doenças imunopreveníveis. O jogo, de baixo custo e com mecânicas eficazes, demonstrou ser uma ferramenta lúdico-pedagógica poderosa, capaz de facilitar a aprendizagem e promover a importância da vacinação nas escolas.
O uso da metodologia TPACK na Educação Ambiental: uma abordagem em saúde única para a conservação dos ecossistemas costeiros
Ecologia e Meio Ambiente e Biologia e BiociênciasNo presente trabalho, nós utilizamos a metodologia TPACK para a Educação Ambiental, por meio da produção de vídeos sobre a poluição dos ecossistemas costeiros e suas consequências, em uma perspectiva de saúde única. O projeto foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio e contou com uma sequência didática que culminou na produção e apresentação dos vídeos produzidos pelos estudantes. Concluímos que a metodologia TPACK deve ser estimulada no ambiente escolar para uma aprendizagem ativa, autêntica, intencional, reflexiva e colaborativa com o uso da tecnologia.
A Cultura de Paz nas escolas brasileiras: estado da arte no pós-covid-19
Instituição EscolaEste texto discute um grave problema que se intensificou no país: os atentados em nossas escolas. Fazendo um apanhado e uma análise dos elementos desencadeadores desses eventos, finalizamos o estudo oferecendo sugestões exequíveis para fortalecimento da Cultura de Paz em todas as escolas, com o intuito de tornar as discussões e os fazeres sobre a Cultura de Paz uma pauta permanente das reuniões pedagógicas. Nossas ações em prol da paz devem ser intencionais, planejadas e contínuas, e não apenas um tema que volta à baila após mais um episódio noticiado espetacularmente pelas mídias nacionais.
Vivendo o ensino remoto
Filosofia, Vivências de Sala de Aula e Educação ArtísticaEste artigo, com base em relato de experiência, apresenta os desafios trazidos pela emergência da covid-19 no que diz respeito à comunicação feita entre estudantes e professores utilizando os aplicativos disponíveis. É importante perceber que problemas já existentes na Educação se aprofundaram no período, intensificando as desigualdades do sistema educacional brasileiro a partir do isolamento social. O novo desafio docente foi aprender, em curto espaço de tempo, a manusear novas ferramentas digitais, reflexão a respeito da qual nos debruçamos, observando seus aspectos positivos e negativos.
Resenha de Escritos de educação
Sociologia e Educação a DistânciaEsta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e por Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e do ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi preparado pelo autor, além de anexar informações entre os níveis de modalidades sistemáticos entre o ensino franco-brasileiro.