Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: covid
Limpar filtros
Relato de experiência: estágio de docência sobre prática profissional em temas transversais
Formação de Professores

O estágio de docência é uma atividade integrante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Estadual de Roraima (UERR), designando para participar de planejamento, acompanhar, ministrar aulas e avaliar. Este trabalho objetivou descrever as atividades desenvolvidas em estágio de docência por uma estudante de pós-graduação na disciplina de Práticas de Ensino de temas transversais com turma de Ciências Biológicas. A estagiária auxiliou na primeira prática do acadêmico sobre temas transversais que irá atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

A ansiedade entre jovens estudantes: uma análise situacional em escola de Ensino Médio no interior cearense
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tratou da saúde mental de adolescentes do Ensino Médio, tendo como objetivo geral verificar a interface entre o nível de ansiedade dos estudantes e seu desempenho acadêmico/escolar. Para tal fim, reservou-se ao uso da abordagem quantitativa de caráter exploratório-descritivo, a partir do estudo de caso baseado em revisões, observação e coleta de dados com foco na mensuração e descrição do nível de ansiedade entre adolescentes das três séries do Ensino Médio. Para a coleta e levantamento de dados, fez uso da Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung e das notas dos alunos no 1º semestre letivo de 2022.

Utilização da dinâmica de reality show como estratégia de gamificação do ensino remoto de Química
Química

A gamificação tem se mostrado uma boa aliada do processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula no Ensino Médio, ainda mais durante o período pandêmico, com contatos primordialmente digitais. Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de gamificação do ensino de Química com base na dinâmica do reality show Big Brother Brasil em uma sala de 1º ano do Ensino Médio na cidade de Teixeira de Freitas/BA. Os resultados encontrados com a utilização da proposta de gamificação foram positivos, notando-se maior interação dos alunos durante as aulas e maior compreensão dos conteúdos.

Ensino na rede pública em tempos de pandemia: duas experiências docentes
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho tem como objetivo apresentar as ressignificações do processo de ensino em contexto de pandemia e como a experiência docente vem sendo (re)construída na rede pública; são dois relatos de experiência colhidos por professores atuantes em diferentes níveis da Educação Básica. São inúmeros os esforços de docentes que visam transformar a sala de aula virtual (na maior parte da vezes materializada em uma tela de celular ou uma folha de papel) em um ambiente menos tenso e frio, ainda que prevalecendo o isolamento social. O processo de adaptação, no entanto, tem sido árduo, tanto para alunos quanto para professores, especialmente por causa do aumento de casos de ansiedade e depressão e de limitações financeiras e tecnológicas enfrentadas por grande parte da população brasileira.

Arte, cultura e divulgação científica nas aulas virtuais de Química e Biologia em tempos de pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Química e Educação a Distância

Em tempos de isolamento social, a escola se abriu para o mundo e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) passaram a fazer parte do novo contexto de ensino-aprendizagem, porque, apesar de a tecnologia impregnar de sentido nosso estar no mundo, a escola até então não estava apartada dessa impregnação (Silva; Monteiro; Acioly, 2020). Novas oportunidades e desafios se debruçaram sobre os professores. A escola se viu forçada a adotar novas formas de ações educativas e metodológicas, apropriando-se de ferramentas digitais, ressignificando o processo pedagógico.

Lutando pela ética: docência nas aulas de Educação Física durante a pandemia da covid-19: a experiência dos alunos do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba
Educação Física

Este é um relato de experiência dos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba. As aulas foram ministradas no curso técnico integrado em Zootecnia da instituição, sendo cumpridas as normas do Estágio Supervisionado no Ensino Médio, tendo como objetivo principal o trabalho com o conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física e concomitantemente o tema transversal Ética. Ao final das cinco aulas desenvolvidas, identificamos que os alunos, além de entender a parte conceitual das lutas, conseguiram absorver o conteúdo atitudinal passado a eles.

Alfabetização e letramento científico na Educação Básica: experiências pedagógicas
Vivências de Sala de Aula

Práticas de investigações são essenciais para o processo de alfabetização, letramento e enculturação científica. Todavia, os estudos destinados à produção científica no Brasil, em sua maioria, são desenvolvidos por instituições de Ensino Superior com pouca abordagem na Educação Básica. Este estudo objetivou, sobretudo, socializar o percurso de práticas educativas voltadas à iniciação científica na Escola EEFM Dom Pedro II, dentro da perspectiva da alfabetização e do letramento científico. Apontamos neste trabalho as possibilidades de aplicação de atividades voltadas à iniciação científica na Educação Básica.

Imunização: um jogo didático para o ensino de imunologia no Ensino Fundamental
Saúde

O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento do jogo didático Imunização, que aborda o sistema imunológico e os processos de imunização. Esse material foi desenvolvido como ferramenta didática auxiliar do processo de ensino-aprendizagem para o ensino de Imunologia no 8º ano do Ensino Fundamental, considerando a relevância do assunto para o atual momento enfrentado pelo nosso país e pelo mundo. O ensino de Ciências e Biologia ainda hoje é muito baseado em modelos de aquisição de conhecimentos que não levam em consideração o aluno como agente ativo.

Currículo Mínimo Emergencial: uma análise de temas relacionados à saúde no Ensino Fundamental
Instituição Escola e Política Educacional

O presente estudo tem como objetivo analisar se os temas relacionados à Educação em Saúde estão contemplados no Currículo Mínimo Emergencial da rede municipal de Santa Maria/RS. O estudo se caracteriza como documental e o recurso metodológico utilizado para o seu desenvolvimento foi a análise de conteúdo. Após realizada a busca, identificamos temas relacionados à saúde que estão presentes em 14 habilidades. Eles foram classificados em três categorias: biomédicas (37,5%), comportamentalista (28,8%) e biopsicossocial (37,5%). Concluímos que os temas ligados à saúde e inseridos no Currículo Mínimo Emergencial estão restritos a poucos componentes curriculares.

Inserção do ensino remoto para professores de escolas públicas do interior do Estado do Amazonas, na pandemia
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo apresenta a experiência de uma professora com o uso das tecnologias digitais no Município de Anori/AM e discute o impacto da covid-19 para os professores que lecionaram na modalidade de ensino remoto na Amazônia. A metodologia se caracteriza pelo relato de experiência, conhecimento produzido pela pesquisa qualitativa que põe em relevo a elaboração ativa da memória de um sujeito que sente e pensa sobre o fenômeno que lhe afeta, legitimando o objeto que se deseja apreender. O método está sustentado nas vivências, afetividades e nas observações em contexto.