Biblioteca
Filtrar os artigos
Proposta de sequência didática com apoio de tecnologias digitais para desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita no 4º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaEste artigo é um recorte da dissertação Habilidades de leitura e escrita do 4º ano do Ensino Fundamental com apoio de tecnologias educacionais, do programa de pós-graduação stricto sensu da UniCarioca. O trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) que será aplicada ao longo da pesquisa, uma SD voltada para o favorecimento da leitura e da escrita por meio do gênero textual tirinhas, com apoio de tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de enfrentar as dificuldades que muitas escolas enfrentam para proporcionar educação de qualidade para todos.
Diminuição da participação familiar dos alunos da Escola Raul de Medeiros Dantas
Instituição EscolaNeste artigo, a partir da hipótese de que há diminuição da participação familiar na vida dos estudantes da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, localizada na cidade de São José do Seridó/RN, foram feitas três análises a respeito disso: um levantamento de dados qualitativos realizado com os professores da escola e dois levantamentos quantitativos acerca da presença dos pais nas reuniões e o desempenho dos alunos. O objetivo das análises é comprovar a hipótese e a partir disso, fomentar o debate no âmbito daquela escola acerca da importância da participação familiar na vida dos alunos.
Políticas educacionais de formação continuada: os professores e as novas tecnologias digitais
Formação de ProfessoresO presente artigo tem como objetivo analisar questões relativas à formação de professores com ênfase nas formações continuadas e nas tecnologias digitais, tomando por base uma análise das legislações vigentes. A avaliação que fizemos está ancorada no pressuposto de que a formação continuada é condição necessária ao processo de aprimoramento dos docentes. Buscamos, por meio da análise documental, estudar as políticas educacionais de formação e sua importância para que o professor venha a melhorar a qualidade e a relevância da sua prática pedagógica.
Experiência de um estágio curricular obrigatório no ensino remoto emergencial: um relato científico construído em uma observação sistemática
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalDurante a pandemia da covid-19, a educação no mundo viveu momento atípico. No Brasil houve várias consequências, como a paralisação das escolas. A partir desse cenário e da observação da rotina escolar na modalidade de ensino remoto em um colégio particular de Belo Horizonte/BH, faremos algumas reflexões. Foram observados fenômenos escolares como semelhanças entre as modalidades, fenômenos novos do ensino remoto, fenômenos que deixaram de acontecer, o papel do professor, diferenças entre a rede pública e a rede privada, diferenças entre as escolas da rede privada, o ensino remoto na Educação Infantil e a inclusão.
Formação continuada de professores alfabetizadores: implicações de uma comunidade de prática após o isolamento social
Formação de ProfessoresEsta pesquisa está vinculada ao Getrafor – PPGE Univille e tem como objetivo compreender as implicações de uma comunidade de prática à formação continuada de professores alfabetizadores e à aprendizagem das crianças após isolamento social causado pela covid-19. A pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa-ação, por meio de uma comunidade de prática. A produção de dados teve análise documental, observação na comunidade de prática e entrevista. A pesquisa teve alguns eixos de análise: o diagnóstico das crianças, o conhecimento das professoras sobre alfabetização, o letramento e os documentos gerados pela comunidade de prática.
Uso de ferramentas digitais no ensino de Astronomia e Cosmologia para a Educação Básica
Astronomia e FísicaEste artigo propõe o uso das TDIC em atividades de ensino que envolvem Astronomia e Cosmologia no Ensino Médio. Diante de algumas coleções que abordam o conteúdo de Ciências da Natureza, em livros didáticos aprovados pelo PNLD, notou-se a necessidade de trabalhar alguns temas com mais profundidade de modo que permitam mais interatividade entre os alunos e uma fonte de consulta para os professores. Com o intuito de oferecer subsídios e materiais de apoio para educadores, foram elaboradas algumas atividades que fazem uso de recursos digitais disponibilizados de forma gratuita na Internet.
O ensino de Matemática atravessado pela Literatura e pelos personagens de uma escola em Contagem/MG
Vivências de Sala de AulaDiversos textos literários utilizam elementos matemáticos para compor suas narrativas. No presente trabalho, empregamos recursos literários para discutir duas propostas de um professor de Matemática em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. Com isso, objetivamos apresentar práticas pedagógicas em que houve fomento da leitura por meio de histórias que passam por conceitos da Matemática. No texto, são mobilizados autores da Educação Matemática e da Biblioteconomia Escolar para discutir a inserção da Literatura no ensino de Matemática e os diversos desafios envolvidos nesse processo.
A inovação na educação a partir de metodologias ativas em tempos de pandemia: relato de uma experiência de formação de professores
Computação e Tecnologias e Educação a DistânciaEste artigo tem como objetivo compartilhar o relato de experiência da aplicação de uma intervenção prática com professores da rede pública municipal e estadual de Santa Catarina, cuja temática é Inovação e Metodologias Ativas na Educação com uma abordagem das metodologias Peer Instruction, Design Thinking e Storytelling. O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um relato de experiência, amparados pelas teorias de Paulo Freire e Jacques Rancière. As conclusões apontam para a importância de compartilhar práticas, saberes e experiências em prol da propagação do conhecimento e do aprimoramento de metodologias didáticas, sobretudo diante de um contexto pandêmico.
Relatos de experiência sobre a produção da aguardente de cana-de-açúcar: uma prática contextualizada para o ensino de Química Orgânica
QuímicaEste estudo apresenta um relato de experiência de abordagem educacional sobre a produção da aguardente da cana-de-açúcar no município de Sucupira do Norte/MA, fornecendo uma proposta pedagógica de ensino contextualizado para os alunos do 3° ano do Ensino Médio. A pesquisa teve como objetivo demonstrar a relação entre a teoria e a prática quanto ao conhecimento dos processos de produção daquela bebida nos engenhos e as principais reações químicas envolvidas durante esses processos.
2020 uma odisseia em meu espaço: etnografia, literatura e cinema em meio à pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Antropologia, Comunicação, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e LiteraturaEste é um relato de experiência como discente na disciplina Imagem, Memória e Imaginações Sociais: Antropologia, Literatura e Cinema; Experimentos Etnográficos de Análise e Escrita, no PPGCS/UFRRJ, adaptada ao período emergencial e realizada em 2020 via plataforma Zoom. Seu objetivo foi experimentar a análise e a escrita etnográfica, realizadas a partir de obras cinematográficas e literárias em diálogo com vivências cotidianas ou observações de campo. Foram realizados seminários a respeito de obras de referência, documentários e filmes. Os discentes elaboraram um ensaio ou resenha, contendo uma reflexão a partir dos textos teóricos.
