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Projeto Vídeo-alerta: aproximações entre ensino, tecnologia e mídias digitais
Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados do projeto Vídeo-alerta, cujo intuito é a disseminação de informações relativas à covid-19. O projeto foi desenvolvido por meio da abordagem dos letramentos. Assim, o trabalho foi conduzido com uma pesquisa qualitativa junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco em suas produções – roteiros e vídeos –, utilizando como instrumento de coleta de dados o formulário do Google. Os resultados apontam que a abordagem dos multiletramentos pode contribuir para a criatividade dos alunos e para a articulação com o contexto comunitário.

Abordagem da Educação Financeira em discussões sobre organização e planejamento financeiro com estudantes da EJA
Matemática, Economia e Cidadania e Comportamento

As variações das taxas de juros, a insegurança das fontes de renda informais e a carência de um planejamento financeiro impedem que alguns indivíduos ascendam financeiramente. O presente texto busca apresentar a experiência de desenvolvimento de uma atividade de extensão em Educação Financeira com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em algumas unidades escolares da rede pública de ensino da Educação Básica no município de Feira de Santana/BA, com a finalidade de discutir a organização e o planejamento financeiros individuais e familiares desses indivíduos.

Formação docente e o ensino remoto emergencial: reflexões dos professores de Italva/RJ
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A pandemia da covid-19 desencadeou várias mudanças que impactaram o mundo, inclusive a educação. No Brasil, as instituições de ensino adotaram o ensino remoto emergencial. Partindo desse ponto, o objetivo desta pesquisa foi propor elementos de investigação que discutissem os principais impactos educacionais decorrentes dessa nova modalidade de ensino do ponto de vista de docentes da área de Ciências da Natureza da cidade de Italva/RJ. Buscou-se trazer reflexões que contribuam com questões que envolvem a formação inicial, formação continuada e utilização de recursos digitais.

Aulas remotas no ensino de Física numa escola pública de Maricá/RJ em tempos de isolamento social
Física

O fechamento das escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro foi inevitável para diminuir a disseminação da covid-19. O ensino remoto foi usado como alternativa para dar continuidade aos estudos. Com isso, os professores e alunos tiveram o desafio de usar tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas remotas. Esta pesquisa foi desenvolvida numa escola pública de Maricá/RJ, com as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio, tendo os objetivos de analisar o uso da plataforma Moodle como suporte para as aulas remotas; a aprendizagem de Física utilizando algumas tecnologias digitais de informação e comunicação; e os desafios e contribuições apresentados.

Experiência pedagógico-dialógica de produção e interpretação de memes
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógico-dialógica envolvendo o gênero discursivo meme com estudantes de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Tal prática se deu em contexto de pandemia da covid-19, em 2021, e se embasou nos pressupostos de Bakhtin e o Círculo, no que se diz respeito às categorias de gênero do discurso, dialogismo e enunciado concreto, a fim de entender o meme como um gênero discursivo do contexto digital, vivo, multissemiótico e potencializador de uma diversidade de sentidos.

Apontamentos sobre a Educação Infantil na rede pública de Niterói/RJ em tempos de pandemia da covid-19
Educação Infantil

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com 23 docentes de escolas de Educação Infantil da rede pública de Niterói/RJ, a fim de compreender a realidade da educação das crianças das classes populares em tempos de covid-19. A pesquisa qualitativa priorizou os estudos de Freire e Santos, assim como entrevistas com docentes e análises documentais. Os resultados apontam prejuízos significativos durante a pandemia. Compreende-se que, para se repensar o modelo de escola infantil, são necessárias novas reflexões e investimentos em recursos educacionais e tecnológicos.

O ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada: relato de experiência
Educação a Distância e Educação Física

O trabalho teve como objetivo discutir a relevância do ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada, tendo a finalidade de garantir aos estudantes conhecimentos acerca das práticas de atividades físicas e alimentação balanceada como meios de promoção e prevenção da saúde do corpo durante a pandemia da covid-19. Durante o período, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio ficaram muito tempo dentro de casa, apresentando quadro de sedentarismo. As atividades propostas ofereceram subsídios ao aprendizado de cada conteúdo, por meio de debates on-line e vivências.

Relato de experiência do Estágio Supervisionado I: Educação Física no contexto de pandemia da covid-19
Vivências de Sala de Aula

O curso de Educação Física da UEPA se organiza em quatro estágios supervisionados; o primeiro visa a Educação Básica da rede pública de ensino, nas modalidades de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta como eixos estruturantes das práticas pedagógicas e das competências gerais da Educação Básica os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças possam desempenhar papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los.

Percepções do segundo professor de turma sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: emergências percebidas
Educação Especial e Inclusiva

Os desafios emergentes da docência no contexto da Educação Especial com o ensino remoto têm se constituído em pauta recorrente para reflexões, por sua complexidade e especificidades. Este artigo objetiva analisar como os segundos professores de turma vêm estabelecendo o processo de mediação, interação e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem com alunos da Educação Especial incluídos nas classes regulares em escolas do ensino fundamental e médio de abrangência da Coordenadoria Regional de Educação de Seara. Para a coleta de dados utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado através do Google Forms, e a socialização das experiências em encontros de orientações e formação continuada.

Uso de TDIC durante o ensino não presencial no programa Se Liga na Educação
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Diante da urgência pedagógica gerada pela pandemia da covid-19 entre 2020 e 2021, a educação demandou adaptações nas metodologias ativas utilizadas. Tendo como preceito constitucional que a educação é direito de todos e que o Estado deve ofertá-la, este estudo tem como objetivo apresentar uma solução encontrada pelo governo de Minas Gerais para minimizar as desigualdades educacionais geradas no período de isolamento: a utilização das TDIC. Este artigo relata experiências aliadas ao esforço de uma equipe de especialistas, jornalistas e técnicos na produção do programa Se Liga na Educação.