Biblioteca
Filtrar os artigos
Um estudo sobre a mediação escolar on-line durante a pandemia da covid-19
Psicologia, Educação a Distância e Educação Especial e InclusivaO presente artigo se caracteriza como um relato de experiência a partir da prática de diferenciação escolar do departamento de Students Support Services em uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro. O ensino remoto emergencial foi criado devido à pandemia da covid-19. Tendo em vista a iminência do contágio de caráter altamente devastador nos espaços escolares, o fechamento dos mesmos se fez necessário. Com isso, buscamos refletir sobre os caminhos viáveis para que a mediação escolar pudesse transcorrer durante o período de isolamento social.
Aulas remotas de Língua Portuguesa no contexto da pandemia: os desafios de professores de escolas estaduais da Região Metropolitana de Recife/PE
Educação a Distância e Língua Portuguesa e LiteraturaA evolução das tecnologias de informação ao longo dos anos exigiu do professor novas habilidades. A pandemia da covid-19 alterou a rotina, e o ensino remoto passou a ser mais frequente. Esta proposta de pesquisa tem o objetivo de investigar como os professores de Língua Portuguesa da rede estadual de Pernambuco enfrentaram os desafios impostos pela pandemia à educação. O estudo é uma pesquisa exploratória apoiada em análise qualitativa. Seus resultados revelaram que os desafios se tornaram dificuldades quando os professores se depararam com novas ferramentas digitais para manter o processo de ensino-aprendizagem.
Profissional educador em formação e a reflexão da e na prática
Formação de Professores e Instituição EscolaEste artigo foi escrito a partir da reunião de textos de diversos autores, objetivando tecer reflexões acerca da formação de professores aliada à experiência advinda da prática de profissionais já em atuação na educação. Após a introdução, os textos são rapidamente explanados visando expor partes consideradas fundamentais de seus conteúdos. No tópico seguinte, os mesmos materiais são comentados em igual sequência, trazendo suas contribuições para a temática abordada. Conclui que a formação com a vivência profissional e o contato com professores mais experientes é positiva para os docentes e toda a sociedade.
Buscas pedagógicas em tempos de crise: sobre os pensamentos de Boaventura de Sousa Santos
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo é um estudo do livro de Boaventura de Sousa Santos e serviu de estímulo para análise conjuntural daqueles que apoiam os pressupostos da inclusão e de uma “educação para todos”. Associada ao distanciamento presenciado na pandemia, encontramos a exclusão perene e histórica que estudantes vulneráveis enfrentam. A atuação docente avançou para o ambiente virtual como uma construção em trânsito e sem manuais. A pandemia foi mais difícil para grupos vulneráveis e a adaptação já tem sido considerada fator inicial de mudança em estudos sobre Educação Inclusiva.
As tecnologias digitais e a relação entre família e escola na Educação Infantil: uma revisão de literatura
Educação Infantil e Instituição EscolaEste estudo realiza uma verificação dos estudos atuais realizados no cenário educacional brasileiro que tratam do uso de tecnologias digitais para uma maior interação entre a escola e a família. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura em livros, artigos científicos e dissertações publicadas nos últimos cinco anos. A abordagem qualitativa mostrou que as discussões atuais a respeito da aplicação das tecnologias digitais para o estabelecimento de vínculo entre família e escola giram em torno de adaptações urgentes nas práticas de ensino da pandemia e nos desafios encontrados pela comunidade escolar para ter acesso aos meios necessários ao ensino remoto.
Educação Infantil: relato de vivências nos campos de experiências da BNCC: Educação e experiências mediadas pelas famílias
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaA finalidade desta produção é descrever as experiências vivenciadas no ensino remoto com o auxílio e mediação das famílias na pandemia de covid-19 no ano de 2020. E assim reconhecer o ótimo trabalho da Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no Distrito de Caramujo, Município de Cáceres/MT. As atividades estudadas foram desenvolvidas especialmente com a turma de creche unificada de dois e três anos de idade; para esse propósito, foram realizadas atividades com o objetivo de dar continuidade e beneficiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Ensino remoto no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Ibipeba/BA, em tempos de pandemia: percepções e desafios dos discentes
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaEste trabalho objetiva entender a percepção e os principais desafios encontrados pelo corpo discente em relação ao ensino remoto emergencial no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, na cidade de Ibipeba/BA. A metodologia utilizada foi a observação direta extensiva com questionário estruturado aplicado aos alunos do Ensino Médio, tendo como amostra alunos que tinham acesso à internet e estavam inseridos nos grupos de WhatsApp do colégio. Dos resultados encontrados, pode-se observar que 20,3% dos alunos não realizaram nenhum tipo de atividade remota; 25,7% realizaram todas as atividades e 54% realizaram parcialmente.
Desvendando o núcleo: perspectivas e desafios a respeito da elaboração e aplicação de um jogo de tabuleiro online
Avaliação, Educação a Distância e Formação de ProfessoresDurante a pandemia da covid-19, professores tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Diante disso, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) elaboraram um jogo de tabuleiro online colaborativo a respeito do núcleo celular para alunos do Ensino Médio. Após a aplicação do jogo, 177 participantes responderam a um formulário avaliativo. Nas respostas, prevalecem aspectos socioafetivos, como a interação com colegas e monitores. A maior parte dos estudantes (95%) considerou o jogo interessante, divertido e colaborativo para a fixação de conteúdo.
Inovação na Educação Infantil tendo como foco a aprendizagem baseada no ensino híbrido
Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste artigo objetiva proporcionar aos professores conhecimento teórico e prático a respeito do ensino híbrido, principalmente sobre Rotação por Estações, com estratégias e metodologias que podem ser implantadas em sala de aula. O ensino híbrido, que de forma simplificada é a mescla do ensino presencial aliado às tecnologias e aos recursos do ensino a distância, proporciona aos professores e às crianças uma nova forma de ensinar e aprender; aliando conhecimento, discussões e uso de tecnologias, permite que o aluno seja protagonista da construção do seu conhecimento e que os professores sejam mediadores desse processo.
QuimicAtiva: a gamificação como estratégia pedagógica, motivacional e avaliativa durante o ensino remoto
Química e Educação a DistânciaO ensino remoto tem se apresentado como a única alternativa pedagógica e didática viável no enfrentamento dos obstáculos educacionais em tempos de pandemia. Entretanto, as práticas de ensino, o desestímulo e a escassez de recursos avaliativos verificados nessa modalidade emergencial de ensino foram otimizados com a finalidade de obter aprendizagem significativa. Diante da necessidade de desenvolver estratégias didáticas efetivas, o projeto teve como objetivo utilizar a gamificação como estratégia de melhoria pedagógica, motivacional e avaliativa aplicando o jogo QuimicAtiva nas aulas virtuais.