Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: covid
Limpar filtros
Tecnologias digitais: motivações de sua aplicação na educação brasileira
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo analisa o panorama atual das tecnologias digitais na educação brasileira, destacando sua consolidação como ferramentas eficazes e economicamente viáveis no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa investigou motivações, benefícios e desafios relacionados à adoção dessas tecnologias, com destaque para o impacto catalisador da pandemia da covid-19. Os resultados alcançados indicam que, embora haja benefícios como maior dinamismo, flexibilidade e personalização do ensino, persistem desafios relacionados à desigualdade de acesso e à formação docente.

A avaliação da aprendizagem em Ciências da Natureza no ensino remoto: a percepção dos professores do 4º ano do Ensino Fundamental
Avaliação

Diante do objetivo de analisar como os professores do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Boa Vista/RR estão avaliando a aprendizagem dos alunos em Ciências da Natureza durante o ensino remoto, este estudo se desenvolveu com pesquisa de campo e bibliográfica cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado no Google Forms, direcionado a professores de três turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do turno matutino. A revisão de literatura permitiu contextualizar a avaliação no ensino de Ciências da Natureza, enquanto a análise dos dados propiciou identificar as estratégias avaliativas adotadas pelos professores.

Mudança radical na Educação Infantil: o brincar através das telas dos aparelhos eletrônicos
Educação Infantil

As atividades aplicadas na Educação Infantil são mais lúdicas, visto que as brincadeiras infantis proporcionadas dentro ou fora do ambiente educacional têm como uma de suas prioridades o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físico, afetivo, emocional, social e cultural. Entretanto, mesmo a sociedade vivendo na era da agilidade, da conectividade, em que tudo acontece através de um clique nas telas dos aparelhos eletrônicos, essa mudança abrupta no cenário da educação tornou-se um dos maiores desafios vivenciados pelos professores é trabalhar com a ludicidade.

O uso do aplicativo WhatsApp durante o ensino remoto na rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais
Educação a Distância

Mediante as transformações no cotidiano escolar devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, esta pesquisa buscou entender como se deu o processo de utilização de aplicativos para dispositivos móveis no ensino remoto mineiro, tendo como foco o uso do WhatsApp e como os professores da rede estadual de Minas Gerais estão lidando com esse modelo de ensino. Esta pesquisa foi distribuída na seguinte forma: revisão bibliográfica sobre o uso do WhatsApp em caráter educativo; estudo sobre a legislação que normatiza o ensino remoto; aplicação de questionário para professores; análise das respostas do questionário; e agrupamento das práticas exitosas para elaboração de um caderno de boas práticas.

Concepções dos professores de Educação Física relacionadas à formação continuada e às novas tecnologias
Saúde, Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo objetiva analisar as percepções que professores e professoras de Educação Física têm a respeito da formação continuada a partir de suas narrativas. O estudo se caracterizou por uma pesquisa de cunho qualitativo composta de pesquisa bibliográfica por meio de uma entrevista a professores de Educação Física no período de atividade remota. Os dados da pesquisa foram analisados com a técnica de conteúdo bibliográfico relacionado às palavras-chave do estudo: Formação continuada, Professores, Recursos tecnológicos e Prática pedagógica. A formação continuada vai além dos cursos e palestras que visam à capacitação docente, incluindo reuniões, encontros e eventos dentro da escola.

O ensino remoto emergencial em tempos de covid-19
Educação a Distância

Devido à pandemia do coronavírus, que afetou o mundo com ações de segurança como o fechamento de escolas, adotando o ensino remoto emergencial (ERE) como forma de manter o processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa apresenta as metodologias utilizadas pelos docentes de escolas particulares do Ensino Fundamental de São Paulo, com foco nas tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). A pesquisa reflete sobre o aumento do uso e do conhecimento das TDIC, demonstrando o aprimoramento do ensino remoto e enfatizando a importância da interação entre os docentes e os discentes no processo de ensino.

O papel do conselho tutelar e pandemia: análise e resultados
Direito, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Este artigo tem por objetivo descrever um panorama acerca dos atendimentos de aconselhamentos realizados aos pais ou responsáveis, crianças e adolescentes nos casos que envolvem violações de direitos de crianças e adolescentes no município do interior do Estado de São Paulo no período de pandemia entre janeiro até junho de 2020. Percebe-se que houve um aumento significativo de crianças e adolescentes inseridos em contextos de violências, evasões escolares, negligências, conflitos familiares, uso de drogas, comportamentos e dentre outras. Desta forma, pretende-se estudar a relevância do conselho tutelar e suas atribuições, as quais têm o intuito de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.

Pibid de Ciências Biológicas: abordagem do tema solo no Ensino Fundamental
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O solo é um importante tema para ser trabalhado, pois por meio dessa temática é possível compreender a sua formação e sua importância no ambiente em que cada um está inserido. O presente trabalho teve como objetivo aprender mais sobre o solo por meio do ensino de Ciências por investigação. De início foi realizada uma atividade prática assíncrona sobre erosão do solo e posteriormente um encontro síncrono sobre formação do solo com os alunos do Pibid. Pode ser observado que os trabalhos foram importantes para entender a formação do solo e a importância da preservação da vegetação.

Formação continuada de professores do Ensino Fundamental para o uso de tecnologias digitais na educação
Formação de Professores

A formação continuada pode ser um dos caminhos nesse universo globalizado para aprimorar o conhecimento dos professores e verificar sua atuação em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, apontando e reavaliando as lacunas deixadas nos cursos de formação. A pesquisa tem como objetivo promover capacitação de professores com inserção de tecnologias digitais a partir de uma proposta para auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos no período pós-pandêmico. A pesquisa constituiu-se de um estudo de caso, apresentando abordagem qualitativa, com ênfase na resolução de problemas, possibilitando a elaboração de um e-book.

O aplicativo Google Classroom no ensino remoto da rede pública estadual de Minas Gerais
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho focaliza o uso da ferramenta Google Classroom no contexto do ensino remoto emergencial na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), assim como seus desafios pedagógicos a partir dos relatos de dois professores da rede. Ancorado em Pereira, Schiehl e Gasparini, Rocha e Coelho e nos documentos norteadores que subjazem as práticas na rede, o artigo realiza uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, abordando a importância do aplicativo Google Sala de Aula.