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Que flor é essa? a importância das práticas de Botânica nos anos finais do Ensino Fundamental
BotânicaCertamente as aulas práticas estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas e desenvolvam habilidades. O objetivo do presente artigo é compreender como uma aula prática de identificação de flores contribui para a aprendizagem de Botânica e para a discussão de metodologias de ensino utilizadas em suas atividades. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental matriculados no Centro de Ensino Pré-Educando (CEPE). Nos resultados, verificou-se que houve diferença significativa entre o antes e o depois da aula prática.
Realização de aulas dinâmicas de Imunologia no Ensino Médio – um relato de experiência
Vivências de Sala de AulaA Imunologia é o estudo do sistema imunológico do nosso corpo. Por sua importância e relevância, este trabalho teve como objetivo exibir o conteúdo “sistema imunológico” para o Ensino Médio de forma divertida e ilustrada para que os estudantes tivessem maior atenção ao tema e à saúde pessoal. Além disso, que reconhecessem a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Foi feita abordagem do conteúdo de Imunologia em duas turmas do 2º ano da rede estadual de escolas do Vale do Aço, por meio de aulas práticas com o uso de vídeo e jogos lúdicos.
Cultura maker e Robótica sustentável: relato de experiência das aulas de Ciências em uma Escola Família Agrícola
Vivências de Sala de AulaEste artigo relata experiência em uma turma de 9º ano da Escola Família Agrícola de Olivânia (Mepes), na zona rural do município de Anchieta/ES com os alunos 9º ano utilizando a cultura maker e a Robótica sustentável a fim de potencializar a criatividade, a autonomia, o trabalho colaborativo, a reflexão e o cuidado com o meio ambiente e a aprendizagem de conteúdos de Ciências. Consideramos a aplicação dessa intervenção pedagógica relevante, pois se percebe o interesse dos alunos na construção dos protótipos, na participação das atividades, na relação feita com conteúdos já estudados e com situações do cotidiano voltadas para as questões ambientais.
Mapeamento nas aulas de Educação Física em situações adversas: do ensino remoto ao retorno presencial
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação FísicaO trabalho compara e analisa as práticas de mapeamento realizadas durante o percurso do Pibid/Educação Física, marcado pelas mudanças e impactos promovidos pelo modelo remoto de ensino adotado e sua transição para o modelo presencial, decorrentes da pandemia; toma como empiria as narrativas e os registros produzidos por alunos da escola e bolsistas do Pibid, interpreta os dados produzidos a partir das formulações de Neira e Nunes acerca do Currículo Cultural de Educação Física e reafirma a importância da escola como criadora de currículo comprometido com a valorização da vida e da diferença no contexto do seu território.
Histórias em Libras e a formação do leitor surdo: estratégias gesto-visuais e a apropriação linguística de LPL2
Outras Mais EspecíficasEste artigo objetiva a produção de uma unidade didática como estratégia pedagógica: a contação de histórias em Libras. Isso contribui para a formação do leitor surdo e a apropriação linguística da Língua Portuguesa como segunda língua (LPL2). Pretende-se também avaliar a correlação interlinguística entre a Libras e a LPL2 para crianças surdas, tendo a contação de histórias em Libras como gênero textual promotor do desenvolvimento sociolinguístico e intelectual e a produção de materiais (livros e videolivros em Libras) realizados pelas crianças, contando suas releituras de histórias infantis presentes no coletivo cultural literário ouvinte.
O ensino da Educação Ambiental nos livros didáticos dos 6º e 7º anos de Teixeira de Freitas/BA: uma análise comparativa com os pressupostos da BNCC
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Avaliação e Formação de ProfessoresDiscute-se neste artigo a Educação Ambiental, considerando uma perspectiva educacional a partir da elaboração da BNCC e de seus desmembramentos nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental adotados pela rede municipal escolar de Teixeira de Freitas/BA. O trabalho analisa a presença da EA nos livros utilizados nos 6º e 7º anos, a fim de promover o desenvolvimento dos alunos como cidadãos críticos no âmbito social e ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa é de cunho qualitativo, com abordagem de análise documental, comparando as orientações da BNCC e as propostas dos livros didáticos.
"Professora eu fiz o mundo": cartografia e criação infantil no currículo da Educação Infantil
Educação InfantilO texto problematiza como a experiência de criação do desenho potencializa a criação entre crianças e professores na pré-escola. O objetivo consiste em compreender quais enunciados, sentidos e aprendências são formulados sobre as potencialidades criadoras do desenho para uma aprendizagem inventiva entre crianças e docentes, no contexto de um centro municipal de Educação Infantil de Serra/ES, com crianças de cinco a seis anos. Como intercessores teóricos, Kastrup e Passos para pensar a cartografia; Kohan na conversa sobre infância; Bergson sobre a evolução criadora; e Dias com a formação inventiva de professores.
Letramento e alfabetização digital de professores do Ensino Fundamental: um diálogo entre educação midiática e as novas tecnologias
Formação de ProfessoresA importância da tecnologia dentro do processo de ensino-aprendizagem atualmente é inegável. A presença da educação midiática nas escolas e de professores letrados digitalmente é necessário e urgente. Esta pesquisa visa apresentar os resultados obtidos em uma formação continuada com dois grupos de professores na cidade do Rio de Janeiro/RJ e em Ouro Preto/MG. Foi elaborada uma sequência didática aplicada em cinco encontros utilizando ferramentas digitais associadas a conceitos de letramento digital e educação midiática. Ao final, observou-se o uso significativo de ferramentas digitais em sala de aula, conceitos e relatos nas práticas pedagógicas.
A sequência de Fibonacci e aplicações
MatemáticaO presente trabalho destaca a sequência de Fibonacci e o número de ouro presentes em vários contextos. O objetivo do trabalho é apresentar a intrínseca presença dos números de Fibonacci no meio ambiente, na produção artística e no mercado financeiro nas bolsas de valores, por exemplo. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a sequência de Fibonacci, considerando sua definição, propriedades e aplicabilidade. Assim, constatou-se que a sequência de Fibonacci presente em elementos naturais ou nas criações humanas apresenta harmonia visual e estética.
Vantagens da Realidade Virtual como ferramenta de ensino
Computação e TecnologiasTecnologias digitais têm se tornado cada vez mais comuns em nossa rotina, desde atividades simples até as mais complexas. Ainda existem muitas oportunidades a serem exploradas, especialmente no contexto educacional. Nesse segmento, elas possuem o potencial de melhorar a qualidade do ensino, tornando-o mais interativo, dinâmico e acessível. O aluno que vive hoje em um mundo cercado de tecnologias pode ter na Realidade Virtual (RV) um meio que de forma multissensorial aumente o seu interesse e rendimento nas aulas. Recursos como a RV enriquecem o processo de ensino-aprendizagem quando bem articulados ao planejamento das aulas.