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Pelas linhas das escrevivências: do conto “A gente combinamos de não morrer”, de Conceição Evaristo, a uma proposta de sequência básica
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

A proposta de sequência básica apresentada está respaldada nos quatro passos fundamentais da proposta de letramento literário de Rildo Cosson: motivação, introdução, leitura e interpretação; não se configura como artigo e sim como uma atividade que pode ser desenvolvida por outros profissionais da área de Letras. O objetivo deste trabalho é compartilhar a atividade com esse público e contribuir para o processo de letramento dos indivíduos que tiverem acesso a ela. Estima-se utilizar sete aulas de 50 minutos para a realização da proposta, que foi inicialmente direcionada a alunos do Ensino Médio.

Bioquímica da ansiedade: uma intervenção pedagógica
Saúde, Química, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Os transtornos de ansiedade são problemas frequentes na população. Assim, trazendo temas atuais para a Bioquímica, objetivou-se analisar a viabilidade dessa abordagem ao oferecer remotamente um curso para alunos do Ensino Médio Integrado em Química. Aplicaram-se questionários indicando a ansiedade como problemática; mesmo inseguros, os profissionais receberam bem essa estratégia. A proposta foi aprovada pelos estudantes, trazendo ótimos resultados a aprendizagem. Sugere-se a inclusão dessa metodologia na disciplina de Bioquímica e Biotecnologia para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo para diálogo.

Repensando o ensino de História a partir de abordagens interdisciplinares e micro-históricas
História

O artigo propõe repensar o ensino de História por meio da integração entre a interdisciplinaridade e a micro-história. Com base em autores como Ginzburg, Bourdieu e Revel, defende-se que a valorização de trajetórias biográficas e narrativas subalternas permite ampliar a compreensão histórica para além das grandes estruturas, aproximando o ensino da realidade dos alunos. A pesquisa, de caráter qualitativo e reflexivo, utilizou estudos de caso, visando construir estratégias aplicáveis ao cotidiano escolar. Os resultados apontam que o uso de biografias em sala de aula potencializa o engajamento dos estudantes a uma leitura mais complexa do social.

Educação de qualidade: o quarto objetivo da Agenda 2030 como orientador de ações e práticas sustentáveis
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

Este estudo se refere ao quarto dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), que trata das metas a serem alcançadas pela Educação. O objetivo foi investigar ações e práticas pedagógicas sustentáveis desenvolvidas por professores da Educação Básica em uma escola pública de Lavras/MG. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo, documental e exploratório, com base na técnica de Análise do Conteúdo. Os resultados indicaram relações com documentos educacionais vigentes e a ausência de políticas públicas específicas acerca da temática, conforme os relatos dos professores.

Reflexão sobre educação de Ciências e Biologia: da monografia Projeto Corpo Humano a seis anos de prática docente
Saúde, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O trabalho busca a construção didática de uma temática transversal acerca do corpo humano que mobilize licenciados de Ciências Biológicas da UFF. O material didático O Corpo Humano em Caixas é composto de vídeos e roteiros de análises atrelados à saúde, à sociedade e à cultura. Partimos de quatro categorias: o meio ambiente e os animais humanos e não humanos; respostas aos preconceitos; os direitos humanos; o gênero e a sexualidade. Por fim, apresentamos a percepção da autora sobre o tratamento da temática em 2018 (após a sua formatura) até 2024, já com seis anos de prática docente.

Ressignificação de objetos: uma proposta de aula de Arte
Vivências de Sala de Aula e Artes Plásticas

O presente relato de experiência contempla uma proposta de aula de Arte em que os alunos experimentaram modificar um objeto do cotidiano deles (xícaras) e lhe dar um novo significado. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos, da Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Nelz (CAIC), localizada no município de Gramado/RS, no segundo semestre de 2023. Essa atividade promoveu a criatividade e a expressão individual e estimulou o pensamento crítico e a reflexão acerca de questões importantes da vida contemporânea.

Inclusão e tecnologia na Educação do Campo – uma experiência nas escolas das ilhas de Paranaguá/PR
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Promover a inclusão de estudantes autistas em escolas do campo pode ser uma tarefa desafiadora em vista das características desse contexto de ensino. Discute-se aqui a relação entre inclusão e Educação no Campo com o uso de recursos tecnológicos. A informatização dos processos de ensino expôs a dificuldade dos educadores de incluir estudantes autistas em atividades centradas no uso de recursos digitais. Identifica-se a necessidade de oferecer capacitação aos profissionais de ensino e recursos pedagógicos voltados para a efetiva utilização do equipamento digital disponibilizado.

Aplicação de produtos de divulgação científica na educação formal: análise de percurso formativo utilizando o jogo Ciência e Sustentabilidade
Biologia e Biociências

O conceito de sustentabilidade é constantemente abordado no ambiente escolar, porém ainda é um grande desafio motivar as novas gerações para práticas cidadãs conscientes. A Educação Ambiental e a Educação Científica representam elementos essenciais para a conscientização dos jovens sobre seu papel na sociedade. Observamos o nível de conhecimento prévio de estudantes do 8º ano de uma escola pública carioca acerca do conceito de sustentabilidade e o efeito da utilização de produtos de divulgação científica no processo educativo.

Um conto, nós contamos: um relato de experiência com a literatura infantil desenvolvendo a oralidade através da linguagem audiovisual
Vivências de Sala de Aula

A oralidade é uma linguagem essencial para o desenvolvimento humano e suas práticas sociais. Este trabalho objetiva desenvolver a oralidade a partir de situações de aprendizagens com a literatura, utilizando o gênero contos de fadas e a linguagem audiovisual. O relato apresenta uma sequência didática vivenciada com alunos do Ensino Fundamental I, contemplada em três momentos de atividades baseadas na leitura em andaimes – pré-leitura leitura e pós-leitura. Como aporte teórico utilizamos Graves e Graves, Zabala, Bakhtin e Vygotsky, com apoio da BNCC.

Do necessário ao possível: práticas pedagógicas da Educação Física escolar no ensino remoto emergencial
Educação a Distância, Formação de Professores e Educação Física

Este artigo busca analisar as implicações do ensino remoto da Educação Física na Educação Básica no município de Pelotas/RS. Para tanto, apresentamos um estudo qualitativo descritivo, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis docentes da rede pública estadual e municipal. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados apresentam as adaptações realizadas por docentes de Educação Física durante o ensino remoto emergencial; os meios e condições oferecidos para essa adaptação; a recepção docente; a organização das diferentes redes e práticas pedagógicas.