Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
A percepção docente sobre a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O trabalho possui como objetivo compreender como o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental utiliza a Educação Física em sua prática pedagógica no ambiente escolar. O método utilizado foi o de abordagem qualitativa/descritiva. O participante foi um docente uma escola pública do município de Floriano/PI. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário semiestruturado. O procedimento de análise dos dados utilizado foi a Hermenêutica de Profundidade. Pelos resultados obtidos, constata-se que a Educação Física ainda é associada à saúde do corpo e que o futebol e o vôlei são as principais formas de avaliação utilizadas na atividade física.

As Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical como forma de promoção da saúde na Comunidade da Maré
Saúde e Música

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os dados sobre uma pesquisa desenvolvida a partir da Art-Based Research (ABR) como potencialidade na articulação entre arte e ciência com moradores do Complexo da Maré. Na primeira parte, abordamos o referencial teórico adotado na pesquisa referente à linha de pesquisa Ciência e Arte no mestrado em Ensino em Biociências em Saúde no Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, enquanto na segunda descrevemos a metodologia ABR, assim como o detalhamento do cenário de pesquisa. Ao final, trazemos análises de conversas feitas com quatro participantes de cada oficina.

Língua e sociedade: ensino que liberta
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente trabalho tem como principal objetivo traçar uma pesquisa sobre a relação entre língua, sociedade e ensino, fazendo com que o foco principal seja uma real transformação na forma de educar os alunos da rede pública em Língua Portuguesa. Para tanto, o artigo traz um relato observacional realizado em 2020. Foi analisada a aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio durante algumas semanas, a partir de uma leitura de alguns dos principais autores brasileiros, como Paulo Freire, Sírio Possenti e João Geraldi, entre outros. Tanto o relato como todo o material aqui produzido objetiva enriquecer o debate sobre o melhoramento da educação brasileira.

Abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física
Educação Física

Os temas contemporâneos transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentam uma proposta de ensino atual e contextualizada que prioriza o desenvolvimento da cidadania, com apresentação e discussão de temas que interessam aos estudantes. Um dos componentes curriculares presentes na escola que apresenta grandes possibilidades de incluir os TCTs no seu organizador curricular é a Educação Física. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi propor o uso da abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física.

Ensaio sobre a obra “Relato de um certo Oriente”
Língua Portuguesa e Literatura

Esta é uma análise de um dos principais livros do premiado escritor brasileiro Milton Hatoum. O livro é baseado em relatos de uma família de libaneses e seus descendentes que vieram para o Brasil e se instalaram em Manaus/AM. É um exercício muito representativo de contar a mesma história com base em várias personagens e comprova a importância da oralidade na construção da memória e, enfim, da memória de um grupo. Trata-se de uma obra apaixonante, que traz dramas familiares e alegrias compartilhadas.

Um estudo da intencionalidade matemática nas obras de Mondrian: a História e a Arte, interdisciplinaridade e analogias
Matemática, História e Artes Plásticas

Este artigo faz um levantamento bibliográfico a respeito das fases das obras do pintor Piet Mondrian. Contextualizando historicamente aspectos da sua vida e das vanguardas cubista e neoplasticista, investigam-se as influências do pensamento teosófico, abstrato e geométrico. No cubismo, já é notório o processo de planificação em suas obras, diferencial do trabalho desenvolvido pelo artista, por intermédio da composição, da distribuição dos elementos visuais e da simplificação em linhas verticais e horizontais. Transitando para o neoplasticismo, prossegue na exploração de fatores matemáticos, na perspectiva abstrata; o abandono de linhas curvas, diagonais, ângulos obtusos gerou impacto e perda de profundidade espacial.

O professor e as potencialidades do aluno com dislexia
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

A produção científica sobre dislexia tem sido bastante ampliada no cenário educacional brasileiro, tendo apontado diferentes aspectos que merecem uma análise mais acurada. Dentre os aspectos que se sobressaem nessas produções, relevamos o papel do professor e as potencialidades do aluno com dislexia, a fim de buscar respostas à seguinte problematização: Quais as orientações didáticas de que o professor pode fazer uso no despertar das potencialidades do aluno com dislexia no contexto escolar? Para tanto, faz-se necessária uma reflexão acerca do tema dislexia, a fim de dar suporte ao professor sobre como diagnosticar e como saber lidar com alunos com dislexia no contexto escolar.

Resenha do artigo "Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil"
Geografia, Cidadania e Comportamento e Política Cultural

O artigo “Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil”, de Maria Isaura Pereira de Queiroz, trata de questões relativas à identidade cultural e à identidade nacional brasileira, analisando como os teóricos do final do século XIX e início do século XX tentavam abordar o assunto. Afirmar que o Brasil é constituído de culturas indígenas, negras e europeias se faz importante para concretizar o que se denomina cultura brasileira. Para um país que possui composição étnica tão variada, valorizar suas raízes e seu processo de formação é essencial para garantir a sua identidade cultural e nacional.

Guerreiros invisíveis
História e Outras Mais Específicas

No texto “Guerreiros invisíveis”, Matthew Restall argumenta que as conquistas espanholas no continente americano não acontecerem exclusivamente graças aos hispânicos, mas também por vários outros povos formados por africanos e nativos americanos, que os ajudaram em batalhas, na alimentação e na alocação dos hispânicos no continente. No entanto, podemos ver no texto que a sua importância nesse processo não é atribuída de maneira justa, havendo uma quantidade proporcionalmente muito menor de menções a eles em livros e documentos da época do que aos espanhóis.

A consciência na inconsciência do dançar
Dança

Neste artigo foi proposta uma breve reflexão acerca da dança e da consciência no processo formativo do ser humano. Tendo em vista analisar tanto aspectos socioculturais quanto biológicos, esta pesquisa encontrou nos estudos de autores e pesquisadores como Relvas, Marx e Vygotsky o suporte necessário. Embora o intuito não tenha sido dar como encerrado o estudo sobre o tema, é possível afirmar que o ser humano é afetado pelo seu meio e que sua consciência se torna resultado de um produto social. A dança, como arte presente no mundo, é resultado de uma criação humana que é também impactada pelo meio onde está inserida. Nessa concepção dialógica, a consciência na dança está na própria compreensão de sua práxis.