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Inclusão em ação: teorias de Mantoan na Educação Básica
Matemática e Educação Especial e Inclusiva

O artigo analisa os desafios e avanços na implementação das teorias de Maria Teresa Eglér Mantoan na prática pedagógica da Educação Básica, com ênfase na adaptação de metodologias inclusivas ao atendimento de estudantes com necessidades educacionais especiais. A pesquisa fundamenta-se na análise das suas obras sobre práticas inclusivas em escolas brasileiras e destaca barreiras e facilitadores para a consolidação da inclusão escolar. Os resultados evidenciam progressos na formação docente e na sensibilização quanto ao tema, embora persistam entraves ligados à infraestrutura, a recursos pedagógicos e resistência cultural.

Gamificação como estratégia de leitura e cálculos matemáticos: possibilidades e desafios nas escolas do campo
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este artigo explora a gamificação como estratégia pedagógica inovadora para promover a leitura e o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas escolas do campo. A pesquisa revela que a gamificação pode ampliar o engajamento dos alunos, tornando o aprendizado mais lúdico e interativo. Desafios como a formação docente e a necessidade de adaptação às realidades locais são aspectos críticos a serem enfrentados. A implementação eficaz da gamificação demanda esforço conjunto entre educadores, gestores e comunidades, além de apoio das políticas educacionais, para alcançar uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Análise acerca da precarização do trabalho docente
Formação de Professores

Este artigo analisa a precarização do trabalho docente na educação brasileira, com destaque para a desvalorização da profissão. Esse fenômeno intensificou-se a partir da década de 1970 e agravou-se durante a pandemia da covid-19, marcada pela sobrecarga de trabalho e por custos não remunerados aos professores. A pesquisa consistiu em revisão bibliográfica sobre precarização, carreira e remuneração docente. A análise qualitativa identificou causas e impactos da fragilização do trabalho docente no processo educativo. Os resultados apontam para a necessidade de políticas que valorizem a carreira e assegurem condições adequadas de trabalho.

Formação pedagógica para inclusão de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no Ensino Médio Integrado
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi desenvolver e aplicar uma proposta de formação continuada para docentes e membros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), utilizando o Manual Pedagógico Formativo. A iniciativa buscou apoiar a inclusão de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na Educação Profissional e Tecnológica nos cursos do Ensino Médio Integrado do IFSP – Campus Sertãozinho. De caráter qualitativo, a pesquisa utilizou a Análise de Conteúdo aplicada a dois questionários com o intuito de subsidiar a construção do produto educacional.

O ensino de Matemática atravessado pela Literatura e pelos personagens de uma escola em Contagem/MG
Vivências de Sala de Aula

Diversos textos literários utilizam elementos matemáticos para compor suas narrativas. No presente trabalho, empregamos recursos literários para discutir duas propostas de um professor de Matemática em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. Com isso, objetivamos apresentar práticas pedagógicas em que houve fomento da leitura por meio de histórias que passam por conceitos da Matemática. No texto, são mobilizados autores da Educação Matemática e da Biblioteconomia Escolar para discutir a inserção da Literatura no ensino de Matemática e os diversos desafios envolvidos nesse processo.

Práticas avaliativas com animações infantis: relato de experiência no Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente e Avaliação

Este trabalho investiga a aplicação de questões baseadas em animações infantis em avaliações de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Zona Sul do Rio de Janeiro. A pesquisa enfoca práticas avaliativas contextualizadas como estratégia para aumentar o engajamento e aprimorar a aprendizagem. A metodologia incluiu a seleção criteriosa de animações adequadas ao currículo, a formulação de questões que relacionam os conteúdos às temáticas das animações e a análise dos resultados obtidos. Os resultados preliminares indicam maior interesse dos estudantes pelos temas abordados e mais participação nas atividades.

Relação entre currículo e a prática docente nas séries finais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas
Formação de Professores

O presente artigo aborda a relação entre o currículo e a prática docente nas séries finais do Ensino Fundamental focando nos desafios e perspectivas enfrentados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é destacar as possíveis soluções que otimizem aquele processo, particularmente em escolas públicas nas séries finais do Ensino Fundamental, analisando os desafios enfrentados pelos professores tomando por base o currículo e como são usados nas escolas, adequando-os às suas realidades e considerando-os interligados a BNCC.

A Geografia no contexto inclusivo: abordagens para o ensino de estudantes com deficiência intelectual
Geografia

Este estudo analisou a inclusão educacional de uma aluna com deficiência intelectual no 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Porto Alegre/RS. Com abordagem qualitativa e utilizando o método de estudo de caso, foram examinadas as práticas pedagógicas e as adaptações no ensino de Geografia. Os resultados mostraram que recursos concretos, como quebra-cabeças e imagens, foram eficazes para auxiliar na compreensão dos conceitos geográficos, e a estudante apresentou maior envolvimento em atividades práticas e visuais.

Inovação no ensino de Matemática: jogos e interdisciplinaridade como estratégias de aprendizagem ativa
Matemática e Formação de Professores

O presente artigo busca relatar uma ação de formação continuada realizada com professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal de Aparecida/SP em abril de 2024. A proposta integrou jogos e práticas interdisciplinares, articulando Matemática e Literatura por meio da produção de cordéis, com foco em metodologias ativas e aprendizagem significativa. Os resultados indicam aumento do envolvimento docente, ampliação do repertório metodológico e fortalecimento do protagonismo na implementação de práticas inovadoras em sala de aula.

Um diálogo reflexivo sobre o ensino de Botânica no contexto da cultura surda
Botânica e Formação de Professores

A escola vem sendo construída ao longo dos últimos anos para reconhecer e atender às necessidades educacionais específicas dos estudantes, promovendo, consequentemente, a efetiva inclusão escolar e social. Diante disso, o presente trabalho apresenta relatos reflexivos sobre o ensino de Biologia, especialmente de Morfologia Vegetal, para alunos surdos de escolas públicas de Fortaleza/CE. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, classificada como estudo de caso, utilizou como método de coleta de dados a observação participante, com registro e análise que foram realizados por meio do diário reflexivo do autor.