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Letramento e alfabetização digital de professores do Ensino Fundamental: um diálogo entre educação midiática e as novas tecnologias
Formação de Professores

A importância da tecnologia dentro do processo de ensino-aprendizagem atualmente é inegável. A presença da educação midiática nas escolas e de professores letrados digitalmente é necessário e urgente. Esta pesquisa visa apresentar os resultados obtidos em uma formação continuada com dois grupos de professores na cidade do Rio de Janeiro/RJ e em Ouro Preto/MG. Foi elaborada uma sequência didática aplicada em cinco encontros utilizando ferramentas digitais associadas a conceitos de letramento digital e educação midiática. Ao final, observou-se o uso significativo de ferramentas digitais em sala de aula, conceitos e relatos nas práticas pedagógicas.

A sequência de Fibonacci e aplicações
Matemática

O presente trabalho destaca a sequência de Fibonacci e o número de ouro presentes em vários contextos. O objetivo do trabalho é apresentar a intrínseca presença dos números de Fibonacci no meio ambiente, na produção artística e no mercado financeiro nas bolsas de valores, por exemplo. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a sequência de Fibonacci, considerando sua definição, propriedades e aplicabilidade. Assim, constatou-se que a sequência de Fibonacci presente em elementos naturais ou nas criações humanas apresenta harmonia visual e estética.

Vantagens da Realidade Virtual como ferramenta de ensino
Computação e Tecnologias

Tecnologias digitais têm se tornado cada vez mais comuns em nossa rotina, desde atividades simples até as mais complexas. Ainda existem muitas oportunidades a serem exploradas, especialmente no contexto educacional. Nesse segmento, elas possuem o potencial de melhorar a qualidade do ensino, tornando-o mais interativo, dinâmico e acessível. O aluno que vive hoje em um mundo cercado de tecnologias pode ter na Realidade Virtual (RV) um meio que de forma multissensorial aumente o seu interesse e rendimento nas aulas. Recursos como a RV enriquecem o processo de ensino-aprendizagem quando bem articulados ao planejamento das aulas.

Reflexões sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma perspectiva a partir da Literatura Infantil
Educação Infantil, Folclore e Datas Importantes e Política Educacional

Este artigo apresenta discussão bibliográfica sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil por meio da perspectiva da Literatura Afro-Brasileira como forma de aplicabilidade da Lei nº 10.639/03. A partir da implementação dessa lei, as escolas de Educação Básica assumiram a responsabilidade de reformular currículos e propor práticas pedagógicas voltadas ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. É notória a dificuldade e/ou falta de formação por parte dos professores para a aplicabilidade do que está expresso na lei, e a Literatura Infantil se mostra uma potente ferramenta educativa.

A aprendizagem acerca da alimentação saudável e sustentabilidade nas aulas de Inglês por meio de encartes de supermercado
Nutrição e Alimentos, Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

O propósito deste trabalho é demonstrar o desenvolvimento de um projeto realizado em uma escola municipal do Rio de Janeiro/RJ, como foi o processo de aprendizagem e como se deu a percepção dos alunos no decorrer das atividades. O projeto foi realizado em duas aulas de Língua Inglesa, identificadas como aula 1 e aula 2. Cada uma teve duração de 1 hora e 40 minutos. Ao final do projeto, foi possível observar que, embora os alunos não tenham como hábito a rotina de alimentação saudável, eles entendem a importância dela para que haja o bom funcionamento do corpo humano.

Educação Ambiental e o projeto político-pedagógico na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul
Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo objetiva discutir os resultados do levantamento qualitativo da presença da Educação Ambiental (EA) nos projetos político-pedagógicos (PPP) de duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Assim, obteve-se como resultado: das 345 escolas da rede estadual, 41 não possuem nenhum dos termos selecionados em seus PPP; 304 escolas mencionam algum dos termos: Meio Ambiente (339), Educação Ambiental (171), Sustentável (160), Sustentabilidade (134) e Socioambiental (82). Desse modo, ambos os documentos apresentam propostas pouco aprofundadas acerca da temática.

O uso de simuladores virtuais na Educação Básica para o ensino de Física no Brasil: uma revisão integrativa
Física, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Os simuladores virtuais são softwares que têm como objetivo reproduzir a realidade, permitindo a aprendizagem do usuário. Eles são um recurso tecnológico e didático utilizado pelo professor como estratégia para ensinar ciência de forma inovadora e interessante. O objetivo desta pesquisa bibliográfica foi identificar e analisar artigos científicos relacionados ao uso de simuladores virtuais no ensino de Física na Educação Básica no Brasil. As pesquisas foram realizadas nas seguintes bases de dados: SciELO, Holos, Repositório Institucional Unesp, Repositório Institucional UFRGS e Repositório Institucional IFPE.

Trajetória do município de Maricá na implementação do sistema de educação na perspectiva inclusiva
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Política Educacional

A história da Educação no Brasil foi marcada pela natureza excludente da escola. Propor uma educação pela perspectiva inclusiva ainda é um desafio para o sistema de ensino. Este estudo tem por objetivo identificar as ações de políticas públicas traçadas pelo município de Maricá a fim de garantir a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial na escola regular. Temos como parâmetro a Lei Brasileira de Inclusão, a Meta 4 do Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação de Maricá. O método de pesquisa faz análise documental com estudo de caso em uma das unidades de ensino de Educação Infantil da rede.

Resoluções de problemas matemáticos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Matemática, Avaliação e Formação de Professores

Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que examina as orientações do uso da resolução de problemas no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Foram adotados como referencial Soares e Pinto, Romanatto, Vale, Pimentel e Barbosa e Pontes, que trabalham com a abordagem de resolução de problemas e seus principais aspectos no ensino da Matemática. O delineamento metodológico se constitui de pesquisa qualitativa sob referencial bibliográfico, com caráter documental, tendo por base a BNCC.

Horta escolar: um ambiente de exploração, experimentos, convívio e cuidados
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O projeto Horta na Escola da Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto foi executado no ano de 2017 por dois professores de Ciências e alunos de cinco turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades se diversificaram no desenvolvimento de habilidades artísticas, manuais, jardinagem, cuidados com o meio ambiente, saúde, comportamento e hábitos sociais, transpassando a disciplina de Ciências e integrando todo um conhecimento específico à vida dos integrantes na sociedade. Foram construídos canteiros para plantio de vegetais, jardins verticais, estufa para produção e manutenção de mudas, composteira e minhocário.