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A Educação do Campo como espaço de aprendizagem coletiva, resistência e fortalecimento identitário
Ecologia e Meio Ambiente, Antropologia, Geografia, História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo analisar a contribuição da Educação do Campo para o processo de aprendizagem, por meio de práticas coletivas que envolvem não apenas os estudantes, mas também toda a comunidade. Inicialmente, são apresentados os contextos políticos em que esses espaços se inserem. Em seguida, os conceitos e o desenvolvimento da Educação do Campo e das escolas rurais. Logo, são consideradas as relações com a coletividade e os impactos nas regiões onde essas escolas estão inseridas, destacando seu papel no desenvolvimento da consciência histórica e geográfica.
Semeando Artistas: a contribuição de Ciências Naturais e Artes Visuais no processo de alfabetização
Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula e Educação ArtísticaNos anos iniciais do Ensino Fundamental, a decodificação do código da escrita se torna o principal foco do processo de ensino-aprendizagem. Por isso, esta prática foi criada com o objetivo de intervir no processo de alfabetização e letramento por meio da construção de um livro coletivo e interdisciplinar entre Ciências e Artes Visuais. Realizou-se uma sequência didática com 34 estudantes do 1º ano no primeiro semestre de 2022. Fez-se aula de campo de Ecologia para reconhecer seres vivos e não vivos e ilustrações do conteúdo explorado. O livro Semeando Artistas contém narrativa lúdica que incentiva a curiosidade, a criatividade e a autonomia do leitor.
Políticas educacionais e o ensino de Sociologia: a reforma do Ensino Médio de 2017 e o cenário de consequências para o pós-ensino remoto
Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalA emergência de uma política conservadora pós-impeachment de Dilma Rousseff trouxe consigo uma agenda neoliberal. Em razão dos múltiplos impactos à sociedade pelas outorgas de um programa de governo ferino, figurado na Lei nº 13.415/17, foi realizada uma análise situacional e foram tratados os possíveis futuros impactos dessa norma por meio de revisões bibliográficas em caráter exploratório. Apresenta-se neste trabalho uma reflexão histórica da disciplina Sociologia em razão dos lastros de uma política pública educacional impregnada de pensamento colonialista e classista.
A disciplina Projeto de Vida na EJA: o desafio da adequação de conteúdos na produção de atividades
Formação de ProfessoresCom a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) houve a inserção da disciplina Projeto de Vida na matriz curricular do Novo Ensino Médio. Com o intuito de contemplar os alunos da Educação de Jovens e Adultos, a Rede CEJA (Centros de Educação de Jovens e Adultos) oferece a modalidade semipresencial, lançou o desafio aos professores de cada unidade para produzir o material. Este artigo visa apresentar os três módulos desenvolvidos para a disciplina ofertada no CEJA-Niterói (cidade da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro); aqui descreveremos os desafios encontrados na construção/adequação desse material para o público da EJA.
Escritores do Futuro: aprendizagem da leitura e da escrita pela prática para mitigar defasagens na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaCom o objetivo de estimular a leitura e a escrita nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, o projeto Escritores do Futuro, que relatamos neste artigo, trouxe aos estudantes a possibilidade de escrever seus próprios textos a partir de reflexões sobre a finalidade e o gênero do texto escolhido, com mediação da professora regente. Tal exercício culminou na produção coletiva de livros, valorizando a autonomia e o protagonismo. As produções individuais foram arquivadas em portfólio junto à ficha avaliativa, contendo as habilidades alcançadas, como ferramentas de acompanhamento pedagógico.
Uma nova perspectiva para resolver problemas envolvendo triângulos retângulos
MatemáticaO presente artigo tem como objetivo viajar no tempo, relembrando um pouco da história de um dos maiores matemáticos da antiguidade: Pitágoras. A intenção é abordar alguns aspectos sobre a sua principal e grande obra: o Teorema de Pitágoras. Além disso, visa apresentar diferentes formas de abordagem desse conteúdo em sala de aula na resolução de problemas. Por fim, pretende também apresentar o Multiplicador de Lopes e o Teorema de Lopes como nova forma de resolver em sala de aula problemas envolvendo triângulos retângulos. Afinal, a prática pode tornar as aulas de Matemática mais fáceis e atraentes aos estudantes.
Carrinho Sensorial como instrumento de autorregulação para crianças com TEA de gravidade nível 3: relato de experiência
Vivências de Sala de AulaCrianças com TEA, baixo grau de interação e déficits cognitivos e motores frequentemente não conseguem ser incluídas no ambiente escolar regular. Nesse contexto foi criado o projeto Atendimento Educacional Especializado - Transtorno do Espectro Autista, por meio do qual as crianças são estimuladas de acordo com suas necessidades em caráter transitório, visando sua participação em salas de aula regulares. Um dos desafios encontrados foi compreender como amenizar as crises que acometem os alunos. Para isso, criou-se o “Carrinho Sensorial”, eficaz meio de autorregulação desses alunos.
A ansiedade entre jovens estudantes: uma análise situacional em escola de Ensino Médio no interior cearense
Psicologia e Vivências de Sala de AulaO presente estudo tratou da saúde mental de adolescentes do Ensino Médio, tendo como objetivo geral verificar a interface entre o nível de ansiedade dos estudantes e seu desempenho acadêmico/escolar. Para tal fim, reservou-se ao uso da abordagem quantitativa de caráter exploratório-descritivo, a partir do estudo de caso baseado em revisões, observação e coleta de dados com foco na mensuração e descrição do nível de ansiedade entre adolescentes das três séries do Ensino Médio. Para a coleta e levantamento de dados, fez uso da Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung e das notas dos alunos no 1º semestre letivo de 2022.
O mercado de trabalho para profissionais surdos egressos do curso Técnico Integrado em Comunicação Visual
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo retratar a inserção dos surdos egressos do Curso Técnico Integrado de Comunicação Visual do IFSC no mercado de trabalho, na perspectiva de formadores da instituição. Pretende-se identificar os fatores que influenciam na baixa empregabilidade dos surdos. Foi realizado questionário com questões pré-elaboradas como instrumento de dados para analisar aspectos qualitativos de pesquisa, que se fundamenta nos conceitos de pessoa surda, mercado de trabalho e legislação, relacionando-os com a realidade do câmpus investigado: quais motivos da baixa empregabilidade dos surdos egressos do curso?
Sujeitos, família e escola - construtos sociais à luz do materialismo histórico-dialético
Instituição EscolaEste trabalho visa aprofundar os conhecimentos adquiridos na obra marxista estudada na disciplina Marxismo, Teoria do Conhecimento e Educação, ministrada pela professora Elza Margarida de Mendonça Peixoto, a fim de relacioná-los ao objetivo da pesquisa que será desenvolvida durante o curso, que é analisar como as relações afetivas familiares interferem no processo de aprendizagem dentro da sala de aula na ótica dos discentes, para compreender como se deu o processo de construção social de família, educação e afeto; identificar como a percepção de afeto e de relações familiares foi construída dentro do contexto dos alunos pesquisados e relacionar afetividade com a aprendizagem.