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Avaliação de um jogo didático aplicável ao Ensino Básico para o ensino de sistemática Animal
Zoologia, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este artigo traz uma unidade instrucional baseada em um jogo analógico para o ensino-aprendizagem de Sistemática Animal. A unidade instrucional é definida com a adoção de um modelo de design instrucional, podendo ser aplicada no Ensino Fundamental. O jogo é avaliado adotando o método MEEGA+, desenvolvido para a avaliação de jogos educacionais. Seguindo o modelo, a coleta de dados foi realizada após todos os participantes jogarem o Jogo da Memória do Reino Animalia, a partir da aplicação de um questionário. Participaram do estudo de caso seis alunos da UFSM professores da Educação Básica.

Como o ensino de Ciências pode ser um aliado da educação antirracista - um guia para educadores a partir do episódio "Para onde foi minha poça?", do desenho "Bino e Fino"
Cinema, Teatro e TV

Este guia foi concebido como uma estratégia de ensino do conteúdo ciclo da água, aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Paulo Freire registra que a educação deve ser contextualizada social, histórica e politicamente, levando em consideração a trajetória dos educandos. Entendemos que a concepção de educação voltada para a autonomia do educando deve ser aplicada independentemente do componente curricular. O ensino de Ciências, assim como de outras disciplinas, pode contribuir para desenvolver o pensamento crítico, enfrentando problemas estruturais da sociedade, como o racismo.

O lugar onde estamos vivendo X O lugar que queremos
Vivências de Sala de Aula

Este estudo, cujo tema é meio ambiente, objetiva sensibilizar estudantes quanto à importância da sua preservação. Com a problemática de como podemos mudar a realidade da nossa localidade, o artigo apresenta uma sequência de atividades realizadas para o Programa de Saneamento na Escola – Consórcio Pró-Sinos, que destaca a Educação Ambiental nas escolas. Com um estudo/pesquisa de natureza qualitativa, os dados coletados envolveram os estudantes nas atividades desenvolvidas em sala de aula e em saídas de campo. As atividades contribuíram para o entendimento e a conscientização do processo de reaproveitamento.

Que flor é essa? a importância das práticas de Botânica nos anos finais do Ensino Fundamental
Botânica

Certamente as aulas práticas estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas e desenvolvam habilidades. O objetivo do presente artigo é compreender como uma aula prática de identificação de flores contribui para a aprendizagem de Botânica e para a discussão de metodologias de ensino utilizadas em suas atividades. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental matriculados no Centro de Ensino Pré-Educando (CEPE). Nos resultados, verificou-se que houve diferença significativa entre o antes e o depois da aula prática.

Realização de aulas dinâmicas de Imunologia no Ensino Médio – um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula

A Imunologia é o estudo do sistema imunológico do nosso corpo. Por sua importância e relevância, este trabalho teve como objetivo exibir o conteúdo “sistema imunológico” para o Ensino Médio de forma divertida e ilustrada para que os estudantes tivessem maior atenção ao tema e à saúde pessoal. Além disso, que reconhecessem a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Foi feita abordagem do conteúdo de Imunologia em duas turmas do 2º ano da rede estadual de escolas do Vale do Aço, por meio de aulas práticas com o uso de vídeo e jogos lúdicos.

Cultura maker e Robótica sustentável: relato de experiência das aulas de Ciências em uma Escola Família Agrícola
Vivências de Sala de Aula

Este artigo relata experiência em uma turma de 9º ano da Escola Família Agrícola de Olivânia (Mepes), na zona rural do município de Anchieta/ES com os alunos 9º ano utilizando a cultura maker e a Robótica sustentável a fim de potencializar a criatividade, a autonomia, o trabalho colaborativo, a reflexão e o cuidado com o meio ambiente e a aprendizagem de conteúdos de Ciências. Consideramos a aplicação dessa intervenção pedagógica relevante, pois se percebe o interesse dos alunos na construção dos protótipos, na participação das atividades, na relação feita com conteúdos já estudados e com situações do cotidiano voltadas para as questões ambientais.

Mapeamento nas aulas de Educação Física em situações adversas: do ensino remoto ao retorno presencial
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O trabalho compara e analisa as práticas de mapeamento realizadas durante o percurso do Pibid/Educação Física, marcado pelas mudanças e impactos promovidos pelo modelo remoto de ensino adotado e sua transição para o modelo presencial, decorrentes da pandemia; toma como empiria as narrativas e os registros produzidos por alunos da escola e bolsistas do Pibid, interpreta os dados produzidos a partir das formulações de Neira e Nunes acerca do Currículo Cultural de Educação Física e reafirma a importância da escola como criadora de currículo comprometido com a valorização da vida e da diferença no contexto do seu território.

Histórias em Libras e a formação do leitor surdo: estratégias gesto-visuais e a apropriação linguística de LPL2
Outras Mais Específicas

Este artigo objetiva a produção de uma unidade didática como estratégia pedagógica: a contação de histórias em Libras. Isso contribui para a formação do leitor surdo e a apropriação linguística da Língua Portuguesa como segunda língua (LPL2). Pretende-se também avaliar a correlação interlinguística entre a Libras e a LPL2 para crianças surdas, tendo a contação de histórias em Libras como gênero textual promotor do desenvolvimento sociolinguístico e intelectual e a produção de materiais (livros e videolivros em Libras) realizados pelas crianças, contando suas releituras de histórias infantis presentes no coletivo cultural literário ouvinte.

O ensino da Educação Ambiental nos livros didáticos dos 6º e 7º anos de Teixeira de Freitas/BA: uma análise comparativa com os pressupostos da BNCC
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Avaliação e Formação de Professores

Discute-se neste artigo a Educação Ambiental, considerando uma perspectiva educacional a partir da elaboração da BNCC e de seus desmembramentos nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental adotados pela rede municipal escolar de Teixeira de Freitas/BA. O trabalho analisa a presença da EA nos livros utilizados nos 6º e 7º anos, a fim de promover o desenvolvimento dos alunos como cidadãos críticos no âmbito social e ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa é de cunho qualitativo, com abordagem de análise documental, comparando as orientações da BNCC e as propostas dos livros didáticos.

"Professora eu fiz o mundo": cartografia e criação infantil no currículo da Educação Infantil
Educação Infantil

O texto problematiza como a experiência de criação do desenho potencializa a criação entre crianças e professores na pré-escola. O objetivo consiste em compreender quais enunciados, sentidos e aprendências são formulados sobre as potencialidades criadoras do desenho para uma aprendizagem inventiva entre crianças e docentes, no contexto de um centro municipal de Educação Infantil de Serra/ES, com crianças de cinco a seis anos. Como intercessores teóricos, Kastrup e Passos para pensar a cartografia; Kohan na conversa sobre infância; Bergson sobre a evolução criadora; e Dias com a formação inventiva de professores.