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Celeida Tostes: o barro em suas formas pelo olhar da criança: prática de ensino em espaço não formal
Formação de Professores, Educação Artística e Espaços UrbanosEste artigo aborda questões alusivas ao processo criativo com barro, em uma experiência na educação não formal, com crianças de 2 a 10 anos. Discorre a respeito da importância de trabalhar o barro com elas. O objetivo é apresentar e compreender as possibilidades plásticas com o barro. Como referência para potencializar as atividades, lançamos mão da artista plástica e ceramista Celeida Tostes. Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa. Os resultados obtidos do processo foram: desenvolvimento da coordenação motora fina, desinibição das crianças no processo de modelagem com o barro e aguçamento dos sentidos.
Currículo e Educação Física: uma reflexão sobre o espaço-tempo do esporte
Educação FísicaProblematiza-se o espaço-tempo do esporte no currículo da Educação Física como construtor de identidades. Opera-se com um aporte pós-estrutural do campo do Currículo para compreender esse espaço-tempo do esporte. O esporte pode assumir espaços-tempos no currículo que encetam a construção de identidades tradicionalmente técnicas ou críticas, pois seu espaço-tempo é fugidio, assumindo uma perspectiva crítica e possibilitando a formação de sujeitos capazes de tornar o mundo um lugar democrático e com justiça social. Considera-se que o espaço-tempo do esporte é pedagogizado, marcado e atravessado pela cultura.
Educação Infantil sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular
Educação InfantilEste trabalho aborda a Educação Infantil sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular, cujo objetivo é investigar como a organização curricular dessa etapa de ensino está estruturada no documento. Para a realização da pesquisa, foi realizada uma revisão teórica acerca da história da Educação Infantil, apresentação da Base Nacional Comum Curricular, bem como seus principais objetivos, seu conceito de criança e as suas orientações curriculares para a organização da Educação Infantil. O estudo foi feito com base em análise qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e documental.
A Educação com Pessoas Jovens, Adultas e idosas (Epjai), a Matemática e o Cordel: a história de um encontro
Matemática e Vivências de Sala de AulaO formato do resumo já diz ao que o texto vem:
ele vem escrito em versos não por desprezo ou desdém
das normas da Academia (nós sabemos que ela as tem!);
mas pra adiantar o tema, numa expressão enfática,
que é a articulação literária, política e didática
da Educação com jovens, gente adulta e com mais prática
com a arte do Cordel
e saberes de Matemática.
Práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos: a importância da mediação docente
Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalAo longo do tempo, a EJA tornou-se cada vez mais relevante para a sociedade brasileira, tendo em vista o grande quantitativo de jovens e adultos que, em tempo determinado, não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Médio. Devido às especificidades dos alunos, inúmeras são as dificuldades encontradas pelo docente que precisa exercer papel fundamental no processo de mediação do desenvolvimento de práticas de letramento. A finalidade deste trabalho é, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, abordar a importância da mediação do professor no desenvolvimento de práticas de letramento na EJA, priorizando a relação professor-aluno.
Ofensiva neoliberal e as implicações na área educacional
História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalA mundialização do capital trouxe novas configurações para a área educacional. No Brasil, desde 1995, aprofundou-se a ideia de desresponsabilização do Estado quanto à oferta dos serviços públicos. O campo educacional se tornou um mercado competitivo para as empresas especialistas em serviços educativos; a vinda dos empresários da Educação para a formulação e avaliação das políticas públicas levou à competição entre as escolas. A lógica mercantil adentrou os espaços educativos no processo de incorporação da competitividade empresarial no setor público; o gerencialismo passou a ser a base de reorganização do trabalho educativo.
Genética em Jogo: recurso didático para o aprendizado de conceitos básicos de Genética
Biologia e BiociênciasO estudo da Genética no Ensino Médio envolve vários conceitos de Biologia e Estatística que são fundamentais para o aprofundamento de como os genes são transmitidos e para interpretação de dados. Nesse contexto, este material didático apresenta a aplicação de Genética em Jogo para revisar termos abordados em sala de aula sobre como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Alia-se essa metodologia a um exemplo prático que envolve a interação entre estudantes na resolução de perguntas e respostas, relacionando o conhecimento escolar com a Ciência na sociedade.
Intersecções histórico-literárias: Literatura como ferramenta de ensino de História
HistóriaO trabalho explora a convergência entre História e Literatura como possibilidade de estratégia educacional enriquecedora. O artigo destaca a capacidade da Literatura em proporcionar uma compreensão mais profunda de eventos históricos, ao incorporar narrativas que refletem contextos e experiências humanas. O presente estudo ressalta a importância de utilizar ferramentas literárias como recursos pedagógicos, promovendo uma abordagem interdisciplinar que estimule o interesse dos alunos e amplie sua compreensão histórica por meio da empatia e da identificação com personagens e cenários.
Contos e microcontos cientificamente proibidos
Astronomia, Física, Matemática e QuímicaO mundo é um ambiente misterioso. Em tempos pregressos, quando ainda convivíamos em maior proximidade com a natureza, lugares, pedras ou plantas poderiam simbolizar grande poder. O ser humano impregnava a natureza de poderes fantásticos, como deuses animais, forças telúricas e entes diversos inalcançáveis pelos nossos sentidos ordinários. Ao longo do tempo e, especialmente, após o iluminismo, essas associações caíram em desuso, passamos condicionar o nosso entendimento da natureza àquilo que era factualmente demonstrável, enquanto as crenças antigas foram tachadas de retrógadas e primitivas.
Um contato com a África por meio do gênero literário conto no Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto compartilha a experiência na disciplina Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I do curso de Licenciatura em Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Por meio da experiência, observamos o cotidiano escolar e desenvolvemos atividades pedagógicas relacionadas ao gênero literário conto em turma de 6º ano de uma escola da rede municipal de Redenção-CE. Valemo-nos das orientações prescritas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, das exigências da Lei nº 10.639/03, bem como dos modernos estudos linguísticos e consideramos os pressupostos de Dolz, Noverraz e Schnewly.