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Teorema de Bayes: uma visão interdisciplinar na escola básica
Astronomia, Matemática, Geografia, História e Vivências de Sala de AulaEste trabalho destaca a relevância do ensino interdisciplinar na prática docente, com base em pesquisas realizadas pela autora durante a elaboração de sua dissertação de mestrado no Profmat. O recorte apresentado aplica o Teorema de Bayes a um problema contextualizado na Astronomia, abordando conteúdos do currículo da Educação Básica. O objetivo é promover um ensino mais significativo, estimulando uma abordagem interativa entre diferentes áreas do conhecimento, além de despertar a curiosidade e a motivação dos estudantes da Educação Básica.
Explorando marés de competências e habilidades: navegando no ensino dinâmico de Ciências com ondas
Biologia e Biociências e FísicaAs aulas de ondulatória, uma importante área de estudos da Física, quando apresentadas no modelo de educação tradicional, têm desmotivado os discentes. Para reverter esse cenário, aplicamos uma sequência didática sobre o tema em uma praia de nossa cidade, o que despertou motivação e aumentou a atenção dos discentes. Este artigo apresenta uma sequência didática que pode ser realizada tanto na praia quanto em outros espaços escolares fora da sala de aula, pois integra conceitos fundamentais de Física, estabelecendo uma contextualização em Biologia.
Sentido para a vida: a escola também é lugar do brincar
Educação InfantilA finalidade deste relato foi descrever uma experiência vivida com o primeiro ano B da Escola Dinalmir Ferreira Barros de Lisboa, de Ji-Paraná/RO, com o objetivo principal de desenvolver uma sequência de brincadeiras e brinquedos que, de maneira lúdica, despertasse nas crianças a imaginação, a criatividade e o faz-de-conta e proporcionar momentos de lazer e interação no espaço da escola, com crianças na faixa de seis a sete anos de idade. Para a realização da sequência de brincadeiras, utilizamos os espaços da escola durante uma semana de abril de 2023, 1h30min por dia. Realizamos brincadeiras diversas, com o intuito de brincar para divertir.
A multidisciplinaridade da Etnomatemática no Ensino Fundamental II
Matemática e Vivências de Sala de AulaEste trabalho é oriundo de um projeto final de estágio cuja proposta era estudar o raciocínio lógico com uma abordagem multidisciplinar unindo Matemática, Artes, História e Português. O trabalho foi realizado em 2022, sob o título Projeto Multidisciplinaridade da Etnomatemática, com o estudo lúdico de três jogos culturalmente ricos: Jogo da Onça, Tangram e Mancala, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental numa instituição pública municipal de Caruaru/PE. A proposta culminou no desenvolvimento de uma oficina de jogos criada pelos estudantes e apresentada para outras turmas da escola.
Literatura como suporte metodológico na estimulação do diálogo inclusivo
Educação Especial e Inclusiva e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo apresenta um relato de experiência cujo objetivo foi compreender a Literatura Brasileira como um componente curricular que pode ser explorado por meio de diálogos compartilhados, visando à formação inclusiva no ambiente escolar. As atividades desenvolvidas descrevem uma intervenção pedagógica que empregou a abordagem qualitativa como metodologia, buscando analisar as questões específicas dos estudantes com deficiência em uma turma regular, além de investigar conceitos e estratégias adequadas para trabalhar com um público-alvo tão heterogêneo.
Um estudo sobre a presença de disciplinas relacionadas à Educação Especial nas licenciaturas em Matemática no Rio de Janeiro
Matemática e Educação Especial e InclusivaCom o aumento das matrículas de alunos da Educação Especial em todos os níveis de ensino, faz-se cada vez mais necessário que o contato com conceitos de Educação Especial e Inclusiva ocorra na formação inicial. Neste trabalho, apresentamos uma discussão de caráter documental a fim de relatar que conceitos da área de Educação Especial se fazem presentes nos currículos das licenciaturas em Matemática de instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro. Esperamos que este trabalho apresente o que ainda falta nas licenciaturas em Matemática para uma formação que possibilite maior segurança e efetividade para uma educação com inclusão e equidade.
(Re)Visitando o clássico experimento da condutividade de soluções eletrolíticas
QuímicaO teste de condutividade elétrica de soluções aquosas é comumente abordado no Ensino Médio para explorar conceitos de sais, ácidos, bases e ligações químicas. No entanto, sua aplicação experimental tem sido pouco explorada no contexto escolar. Este trabalho propõe uma atividade experimental que utiliza a condutividade elétrica para avaliar a qualidade de bebidas isotônicas, comparando-as com produtos naturais, como a água de coco, que apresentam melhor perfil nutricional e custo reduzido. A metodologia, principalmente quando empregada de forma investigativa, permite ampliar as discussões para além dos aspectos científicos, promovendo reflexões sociais e econômicas.
A ausência de psicólogos e os desafios psicossociais na escola pública: um relato de experiência
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Política EducacionalA Psicologia proporciona à Educação uma visão crítica e holística, pois insere e amplia a compreensão das dinâmicas cognitivas, emocionais e sociais no processo de aprendizagem. Entretanto, a ausência de psicólogos nas escolas públicas representa um desafio que afeta o desenvolvimento dos alunos e a implementação de diretrizes normativas voltadas ao fortalecimento da qualidade da educação. Este estudo, originado de um relato de experiência, tem como objetivo identificar os desafios psicossociais presentes no contexto do Ensino Médio da rede estadual da Bahia, abordando também a falta de psicólogos nesse cenário.
Metodologias ativas: fortalecendo a aprendizagem da Ecologia com a aprendizagem baseada em jogos em um colégio público do Paraná
Ecologia e Meio AmbienteEstudo realizado em colégio estadual em Curitiba/PR investigou o uso de jogos para o ensino de Biologia com três turmas do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo foi explorar como os jogos podem facilitar o ensino e a aprendizagem. As turmas foram incentivadas a criar jogos relacionados à Ecologia, como jogos de tabuleiro, baralho, perguntas e respostas ou memória. A experiência foi enriquecedora, permitindo que os estudantes desenvolvessem habilidades cognitivas, criativas e sociais, além de competências como raciocínio lógico, tomada de decisão, comunicação, colaboração e resolução de problemas.
Conceição Evaristo: o que a História esconde, as palavras ditas libertam
Língua Portuguesa e LiteraturaEste ensaio tem como objetivo analisar três poemas da obra Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo, a fim de levar o leitor a refletir sobre o discurso de resistência e crítica às ideologias dominantes. Nossa discussão será fundamentada nas concepções de Foucault, no que tange à análise do discurso como manifestação de poder e controle social, destacando ainda a escrita de si sob as perspectivas da autoconsciência, da autorreflexão e da resistência. Na sua obra, a linguagem desempenha papel crucial na expressão de ideias, de valores e de poder; a escrita de Evaristo é uma forma de ruptura, ao desafiar ou transcender normas e regras no que diz respeito ao ser mulher negra no Brasil.