Biblioteca
Filtrar os artigos
Reflexões acerca do professor de Educação Física na Educação Infantil: experiências e vivências
Educação Infantil e Educação FísicaO objetivo deste estudo é narrar experiências vivenciadas por um professor de Educação Física com turmas da Educação Infantil IV e V em uma escola da rede municipal de Fortaleza/CE. Essas experiências trazem à tona um processo renovador na formação lúdica, cognitiva e motora das crianças, por meio de diversas atividades, em que elas aprendem por meio de movimentos corporais. Nesse processo, envolvemos diversos sentimentos, como o afeto, o medo e a aceitação do novo. O processo metodológico se deu por meio de um relato de experiência vivido pelo autor.
A formação do leitor na Educação Infantil na perspectiva de professoras
Educação InfantilEsta pesquisa objetivou compreender a contação de histórias como estímulo ao interesse pela leitura, a partir das contribuições dos professores, buscando responder: “De que forma os professores podem usar a contação de histórias para estimular as crianças da Educação Infantil a obter o interesse pela leitura?”. A partir de uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, realizou-se um questionário aberto a professoras da Educação Infantil. As fundamentações teóricas baseiam-se em autores como Abramovich, Busatto e Coelho.
Amor exponencial, vida logarítmica
MatemáticaA poesia aborda funções exponenciais e logarítmicas, a função identidade, domínio e imagem de uma função, composição de função; utiliza metáforas matemáticas para descrever um relacionamento, conectando conceitos matemáticos com emoções e experiências humanas. Essa abordagem demonstra como a Matemática pode ser integrada à arte da poesia, tornando os conceitos matemáticos mais acessíveis e interessantes para os alunos. A obra evidencia que as funções exponenciais e logarítmicas são inversas e que a composição delas resulta na função identidade.
Ideias sobre formação inicial e continuada de professores
Formação de ProfessoresA metodologia adotada no processo de ensino-aprendizagem é influenciada pela formação inicial do professor, preparando-o para atuar no futuro, enquanto a formação continuada impulsiona-o a exercer a profissão respeitando a realidade que o rodeia e utilizando práticas pedagógicas adequadas que proporcionam um ensino de qualidade. O objetivo deste trabalho é identificar como ocorre a formação inicial e continuada do professor no Brasil e sua importância para a prática docente. O trabalho está sustentado na Legislação Brasileira de Educação e em referenciais de estudiosos do tema em tela.
O Portal Dia a Dia Educação: um ambiente pedagógico colaborativo para o ensino de Ciências
Biologia e Biociências e QuímicaEste trabalho busca verificar a existência de recursos didáticos disponibilizados no Portal Dia a Dia Educação (PDDE), integrado ao site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e relatar ambientes pedagógicos colaborativos (APC) que envolvam objetivos de aprendizagem de Ciências. Para a produção de dados, detivemo-nos na procura de modelos colaborativos de produção e no uso de APC de conteúdos educacionais no PDDE como subsídios para o ensino de Ciências. Os recursos didáticos do PDDE são importantes no que se refere à facilidade de utilização, pois são bem planejados e bem desenvolvidos.
Relato de experiência em projeto social desenvolvido no estágio supervisionado de uma escola profissionalizante
Cidadania e ComportamentoEste artigo relata uma experiência no projeto social Semear, desenvolvido por alunos do 3° ano do Ensino Médio na disciplina de Estágio Supervisionado de uma escola profissionalizante de Guaraciaba do Norte/CE. A relevância deste estudo reside em evidenciar as estratégias utilizadas pelos alunos no que diz respeito à arrecadação de alimentos, com a sensibilização da comunidade escolar, e no desenvolvimento de ações como um concurso de talentos aberto ao público, o Noite Estrelada, em que a entrada foi um quilo de alimento não perecível. O projeto mostrou-se eficiente na mobilização da comunidade e na promoção de ações solidárias.
Debatendo a cultura alimentar na escola
Nutrição e Alimentos, Saúde, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política EducacionalNo mundo industrializado, a alimentação passou a ser regida pelo consumo de alimentos ultraprocessados em detrimento de uma alimentação caseira in natura, modificando os hábitos alimentares seculares. Isso fez surgir várias doenças, como obesidade, cardiopatias e esteatose, dentre outras. A apropriação da cultura alimentar pelo sujeito reforça sua identidade regional, nacional e cultural, em associação à história de seu país. Este artigo buscou relatar as ações desenvolvidas junto a estudantes da rede pública de ensino na cidade de Assis-SP, embasadas nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-cultural.
Ensino de Ciências e sexualidade: razões para a exclusão de termos acerca da sexualidade na BNCC
Biologia e Biociências e SociologiaO artigo faz revisão de literatura com a finalidade de discutir e analisar a temática da sexualidade, além de termos como gênero e educação sexual na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas temáticas são pouco abordadas em sala de aula e no âmbito escolar, haja vista ainda serem temas tabus na sociedade. Após a análise da construção das três versões da BNCC e a versão final enviada ao Congresso, verificou-se que realmente a temática sexualidade foi apresentada, porém os termos gênero e orientação sexual foram excluídos, mascarando os estudos referidos à sexualidade em seu contexto mais amplo.
O suporte dos recursos humanos como garantia de um contexto educacional de qualidade: uma análise em Sobral/CE
Instituição Escola e Política CulturalEste artigo discorre acerca do suporte dos recursos humanos como garantia de um contexto educacional de qualidade na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental, pensando a importância do setor responsável por organizar processos administrativos que garantam todos os direitos dos servidores. Os recursos humanos são fundamentais na gestão de instituições educacionais, pois a escola não se faz apenas de corpo docente. Autores como Barreto e Lopes discutem a presença dos recursos humanos na educação pública, enquanto Urpia et al. e Silva Moreira et al. analisam a atuação desse profissional na educação.
Aprendizagem colaborativa e Taxonomia de Bloom em sala de aula
Formação de ProfessoresEste texto reflete sobre a aprendizagem colaborativa aliada à Taxonomia de Bloom. Seu objetivo está na definição desses conceitos, buscando alinhá-los à prática do uso das tecnologias como auxílio para os estudos na sala de aula. Utilizou-se pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Seu referencial teórico aporta-se em pesquisadores que buscam definir os conceitos de forma objetiva e com precisão. Apresentando uma prática colaborativa embasada nesses conceitos, o texto propõe-se a pensar a escola como espaço de ensino e de aprendizagens para melhorar competências e habilidades para o desenvolvimento cognitivo e afetivo.