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Os ativistas de Direitos Humanos e o racismo

Este artigo aborda as situações dos ativistas de Direitos Humanos na questão racial quando atribuídos à prática de racismo invertido e intolerância religiosa em razão do pertencimento étnico-racial. Inexistência em face do exercício do antirracialismo e do antirracismo no exercício da defesa de Direitos Humanos. O racismo é identificado quando não se reconhece a existência da escravidão moderna e da discriminação. Intolerância religiosa contra as religiões de matrizes africanas está relacionada à prática eurocêntrica. A desconstrução do racismo como princípio jurídico-filosófico se realiza a partir do reconhecimento do ciclo do racismo estamental.

O ensino jurídico em perspectiva: um quadro das faculdades de Direito no ensino superior público fluminense

O presente artigo pretende abordar o desafio do ensino jurídico no Brasil, tendo por aporte o próprio quadro das faculdades de Direito como principal e senão primeira para a formação, com destaque para as instituições de ensino superior públicas do Estado do Rio de Janeiro. Discute-se, por isso, o quadro legal e a cultura jurídica estabelecida. Desse modo, atentar à necessidade de articular um Direito que não denote distanciamento formal da realidade social e possa se mostrar veiculando concepções acríticas dos fenômenos sociais à luz da sua dogmática.

Louvor do aprender

Aprende o mais simples! Pra aqueles Cujo tempo chegou Nunca é tarde de mais! Aprende o abc, não chega, mas Aprende-o! E não te enfades! Começa! Tens de saber tudo! Tens de tomar a chefia!

Armas, germes e aço: a imposição civilizatória e a destruição de culturas

Aço é uma liga metálica formada por ferro (Fe) e carbono (C), porém o aço é mais moldável, maleável e mais resitente que o ferro, inclusive à oxidação (ferrugem). A fabricação de ferro teve início na Anatólia (Turquia, Ásia), cerca de 2000 a.C., a Idade do Ferro foi plenamente estabelecida por volta de 1000 a.C. Nesse período a tecnologia da fabricação do ferro espalhou-se pelo mundo. Em aproximadamente 500 a.C. chegou às fronteiras orientais da Europa (IAB, 2013). Com o domíno das forjas, os armamentos – antes de pedra, madeira, ossos e outros materiais – foram substituídos pelo ferro; quem dominava sua fundição tornou-se superior aos demais (AUGUSTO, 2013).

A interpretação de Russell acerca das proposições analíticas em Leibniz

Russell, em sua interpretação sobre a filosofia de Leibniz, sustenta que para o filósofo de Hanover todas as proposições da Lógica, Aritmética e Geometria pertencem ao domínio dos juízos analíticos, enquanto as proposições existenciais – exceto as relativas à existência de Deus – são sintéticas. O lógico britânico assinala que, para Leibniz, tanto as leis do movimento como as leis causais – embora a causalidade não se inclua aí – são também sintéticas e contingentes. Ele ressalta ainda que determinadas instâncias, como é o caso da Geometria e da Matemática, podem ser concebidas como não sendo de natureza analítica por serem consideradas tautologias ou por não serem consideradas realmente proposições. Leibniz considera que as verdades primitivas da razão possuem sujeito e predicado idênticos, não acrescentando, assim, nenhuma informação, como ocorre nos seguintes exemplos: “X é X”; “Maria é Maria”; “O triângulo tem três ângulos”. Proposições como estas não podem ser consideradas fundamento de alguma verdade importante. Por tal motivo, Russell considera que as proposições sintéticas são mais fundamentais, pois elas acrescentam algo, trazem uma nova informação.

Acidentes em usinas nucleares pelo mundo

Sérgio de Souza Henrique Júnior

Citador

Nesta época em que textos de até 140 caracteres estão fazendo sucesso nas redes sociais e vídeos humorísticos de menos de cinco minutos bombam no Youtube, fica cada vez mais claro que a pressa passou a não ser mais inimiga da perfeição (também não dá para dizer que se tornou amiga). O fato é que as “rapidinhas” estão tomando cada vez mais espaço no mundo virtual. Aí vem a questão de como lidar com pensamentos profundos neste tempo em que textos de duas laudas são vistos como tratados.

A importância dos fóruns na Educação a Distância: algumas considerações

O último século foi muito rico em mudanças tecnológicas, mas o ensino, de forma geral, não conseguiu acompanhar essas mudanças (Couto, 2004), embora muitos se esforçassem para introduzi-las com sucesso nas escolas (Rodríguez, 2000; Carballo e Fernández, 2005; Orellana et al., 2004; Canales, 2005; Wu et al., 2001; Barnea e Dori, 2000).

Entrelaçando Paulo Freire e Leonardo Boff

Ultimamente, tenho pensado bastante sobre o legado deixado por alguns escritores comprometidos com ideais que alicerçam ou deveriam alicerçar os princípios da Educação em nosso país. Pessoas que trazem sérias reflexões sobre a importância da prática docente nas salas de aula e de seu impacto em nossa sociedade. Considero aqui, dentre vários, Paulo Freire e seu livro Pedagogia da Autonomia e Leonardo Boff e o livro A águia e a galinha, para revisitar algumas questões norteadoras de tais práticas.