Biblioteca
Filtrar os artigos
Passeios com alunos
Uma amiga minha esteve mês passado na Europa, em lua de mel, e ficou impressionada com a quantidade de crianças passeando por museus, igrejas, exposições... Segundo ela, o mais interessante é como elas discutiam as obras de arte que viam. Crianças pequenas desenhavam, professores comentavam algum ponto marcante.
Alguma vez um negro inventou alguma coisa?
A resposta inevitável deve ser não, nunca – sempre e quando você acredita na história oficial. No entanto, os fatos contam uma história diferente.
A educação das relações étnico-raciais (2003-2013): racismo, transparência e efetividade
O presente artigo visa discutir à luz do seu decênio, a lei que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para a o Ensino da História e Cultura da África e dos Afro-brasileiros. Isso se deu por meio da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pelas Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 (Art. 26-A da LDB).
Juventude desejada
A adolescência é realmente um período difícil de definir. Até quando vai a adolescência? Trata-se de uma fase que coincide com a puberdade ou é uma fase determinada pela sociedade em que se vive? Sabe-se que décadas atrás um jovem de vinte anos já era um “homenzinho”. Hoje, muitos quarentões não passam de crianções com suas bermudas largas, vida de baladas e videogames...
Amazônia Real
Em junho de 2013, milhares de brasileiros foram às ruas dos grandes centros urbanos e nas pequenas cidades da Amazônia protestar contra a corrupção dos governos, o caótico sistema público de saúde, educação e transportes, além dos gastos com as obras da Copa do Mundo de 2014.
O cotidiano e a cultura contemporânea: revérberos sociais
A partir da década de 1970 começou-se a estudar mais profundamente os assuntos referentes aos fenômenos da cotidianidade, como afluentes de uma nova história, iniciada pela Escola dos Annales , na França. Tudo o que era marginal e excluído até então pelos intelectuais conservadores passou a estabelecer um sentido de que esses meandros contribuem e muito para a análise da História Cultural.
Trabalhando com recursos lúdicos no Ensino Médio: produzindo vídeos educativos para o ensino de Física
As tecnologias hoje em dia assumem importância tão grande em nossas vidas que é difícil para a maioria das pessoas ver-se vivendo sem elas.
Pedagogia e didática ambiental na formação do cidadão crítico-reflexivo
Em busca da práxis ambiental, a ciência social crítica traz para si as abordagens qualitativas na busca de processos autorreflexivos que despertem os atores envolvidos numa racionalidade alternativa, para que consigam alterar sua percepção de mundo e, dessa forma, consigam entender a si mesmos, a vivência na comunidade (inter-relações) e, com o mundo à sua volta intersubjetivamente, situado no universo cultural e natural (Abílio; Sato, 2012).
Individualidade e coletivismo na prática docente
Noite passada tive insônia. Dormi cedo, com a televisão ligada, luz acesa... E acordei às três da manhã; estava passando o filme O contador de histórias, brasileiro. Narra um período da vida de Roberto Carlos Ramos, que foi levado pela própria mãe para uma instituição que prometia fazer de crianças médicos, advogados e engenheiros. A instituição era a Febem. Claro que a realidade ali dentro era outra.