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Rede da Memória Virtual Brasileira

O nome do site é pomposo – Rede da Memória Virtual Brasileira – e o projeto também. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional, que criou a Rede com o objetivo de “automatizar e disponibilizar no ciberespaço os acervos de todas as instituições nacionais de disponham de patrimônio visual ou textual”.

Professora de tudo

Mesmo não sendo professora de Português, de tanto encontrar erros reincidentes nos textos de meus alunos, ultimamente, antes de pedir uma redação, escrevo no quadro as palavras proibidas de aparecerem no texto, tais como: “porrisso”; “derrepente”; “atravéz”; “talves”; “seje”; “mas” no lugar de mais e vice-versa; “mal” em vez de mau e vice-versa. Sobre a diferença entre “mais” e “mas” e “mal” e “mau” dou uma breve explicação. O curioso é que quando questiono a turma se eles sabem a diferença entre tais vocábulos, muitos respondem corretamente (inclusive os que cometem as trocas). Corrijo também quando algum deles dispara um “para mim fazer” e eu respondo com o clichê: “mim não faz, quem faz sou eu”. E, não raro, o próprio aluno que falou dessa forma sabe a maneira correta.

Fórmulas de restaurante

Num domingo desses, meu sobrinho deu, sem querer, um exemplo que todo professor gostaria de presenciar.

O discurso da comunicação integrada verbal e não verbal em instituições de ensino do Rio de Janeiro: comprometimento do professor com o setor de educação técnica e superior evitando evasão e exclusão futuras

O tema traz os efeitos possíveis de um debate oriundo da troca de experiências entre alunos e colegas professores, parceiros nos projetos de pesquisa da autora, comprometidos com a responsabilidade social pela excelência do ensino público e privado, de caráter ético e inclusivo.

Vampirismo e vitalismo

O mito do vampiro foi construído a partir de dois eixos: o da metafísica vitalista e o da experiência histórica. O primeiro eixo envolve a universalidade própria de tudo que é vivo, especialmente os mamíferos e, especialissimamente, os seres humanos. O segundo eixo enquadra tudo que é peculiar e, na maior parte das vezes, acidental na experiência única dos indivíduos humanos em sua história coletiva. Contudo, a divisão entre os dois eixos nem sempre é tão rígida. Trata-se mais de uma dicotomia metodológica do que de uma representação exata da natureza da dinâmica do mito do vampiro. Entre os elementos do primeiro eixo temos o caráter autótrofo da vida (a vida se alimenta de vida) e o caráter autótrofo de muitos animais (animais que se alimentam de animais), assim como o caráter autótrofo dos mamíferos (o filhote se alimenta do próprio genitor), em especial o ser humano.

Educação ambiental e a educação continuada de professores(as)

A Educação Básica por si só não consegue mais atender às reais necessidades da sociedade contemporânea, em virtude das grandes crises sociais e ambientais pelas quais passamos (CÓRDULA, 2010). Por essa razão, há décadas vêm se criando educações paralelas para suprir tais carências que vão além do trabalho docente, como a educação sexual, a do trânsito, a do cidadão etc. Sendo assim, a educação ambiental (EA) vem desde a década de 1940 sendo implantada em todas as esferas da sociedade, com ênfase no âmbito formal na escola, para tratar de questões inerentes às relações do ser humano com este planeta (CÓRDULA, 2012; TANNER, 1976).

Como vivem os vovôs no Brasil?

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que, dos 93 mil idosos que são internados a cada ano no Sistema Único de Saúde (SUS), 27% são vítimas de violência. Só em 2007, 116 mil pessoas acima dos 60 anos foram agredidas Brasil afora, segundo dados do Governo Federal. Dos 19 milhões de idosos brasileiros, 12% já sofreram maus-tratos e 54% das agressões são causadas pelos próprios filhos.

Breve relato histórico acerca da investigação de Russell sobre Leibniz

Ao ser convidado, em 1899, para ministrar aulas sobre Leibniz como professor no Trinity College, em Cambridge, Bertrand Russell iniciou um minucioso estudo sobre o sistema leibniziano que o fez perceber a fragilidade da estrutura sobre a qual construíra sua própria visão a respeito de tal filosofia.

Bem-vindo ao Facebook

A maioria dos amigos de minha filha – e ela, inclusive – não usam mais e-mail. Comunicam-se pelo celular ou pelo Facebook. Isso quer dizer que eu já devo ter passado pela minha terceira ou quarta desatualização em relação à comunicação entre as pessoas. Vamos ver: telefone, e-mail, icq, MSN, celular, SMS... Bem, é melhor parar. Continuo achando incrível poder mandar cartas por meio eletrônico e me comunicar por telefone no meio da rua, sem usar fios.