Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Planejando e refletindo: experiências do projeto de extensão permanente Alimentação Saudável na Escola
Nutrição e Alimentos, Saúde e Educação Infantil

Este relato trata das atividades do projeto de extensão Alimentação Saudável na Escola. Foram construídos materiais educativos para escolares. Ainda devido ao contexto pandêmico, o projeto foi adaptado. A equipe era composta por nove estudantes de Nutrição e Gastronomia e uma nutricionista/docente coordenadora. Os temas escolhidos foram: na, Educação Infantil – De onde vem a comida?; no Ensino Fundamental – grau de processamento de alimentos; no Ensino Médio – redução de resíduos e custo ambiental do consumo. A extensão possibilitou a interação com a comunidade, favorecendo a construção de materiais específicos e adequados.

A Teoria da Complexidade de Edgar Morin: um olhar para o ensino em Biociências
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia e Zoologia

O objetivo do presente artigo é discutir os principais pontos da Teoria da Complexidade de Edgar Morin aplicados ao ensino em Biociências, sendo abordados estes principais pontos teóricos: pensamento multidimensional; pensamento dialógico; princípio da incerteza e ambiguidade; e pensamento ecológico. É válido ressaltar que a aplicação da Teoria da Complexidade de Edgar Morin no ensino de Biociências demonstra a importância de uma abordagem holística e interdisciplinar. Ao adotar os princípios da complexidade, é possível transformar a percepção dos alunos em relação aos fenômenos biológicos.

Resenha do livro “Formação humana no ciberespaço: os sentidos da presença na Educação a Distância”
Educação a Distância

O presente texto visa oferecer uma resenha do livro Formação humana no ciberespaço: os sentidos da presença na Educação a Distância, de Karla Godoy, lançado em 2017 pela Eduff. A autora demonstra como a presença pode ser entendida e vivenciada no contexto da Educação a Distância (EaD), discutindo os desafios e as possibilidades do ciberespaço na construção de experiências educativas significativas. A obra também aborda a formação humana, destacando a importância de práticas pedagógicas que venham a valorizar a subjetividade e o engajamento dos estudantes nesse ambiente virtual.

Roda de conversa na Educação Infantil
História, Psicologia, Educação Infantil, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Nesta pesquisa, procurou-se refletir sobre a importância da roda de conversa e das brincadeiras na Educação Infantil, compreendendo-as como um espaço rico de articulação entre teoria e prática. O estudo das práticas pedagógicas em uma instituição de Educação Infantil possibilitou socializar o contexto real da sala de aula e repensar tanto a relação entre teoria e prática quanto os referenciais lidos e compartilhados no processo formativo. Para fundamentar a análise, foram utilizados os estudos de autores como Piaget, Vygotsky, Kishimoto e Rousseau, que ofereceram o embasamento teórico do presente trabalho.

O respeito às diferenças como princípio estruturante da prática pedagógica
Formação de Professores

Neste relato apresentamos a trajetória das alunas residentes e da professora preceptora, desde o planejamento até a execução de atividades em um projeto voltado ao combate ao bullying, com uma turma de 5º ano em uma escola de Ensino Fundamental de Sorocaba/SP, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Capes. A participação na elaboração do projeto Combatendo o Bullying, assim como a inserção na escola de Educação Básica, mostrou-se parte relevante da formação de futuros docentes, configurando o PRP como estratégia eficaz para a formação inicial de professores.

O livro didático e sua importância na educação antirracista
Língua Portuguesa e Literatura

O objetivo deste artigo é discutir o papel do livro didático no desenvolvimento da educação antirracista, analisando seu uso em sala de aula e a importância da Lei nº 10.639/03. A educação antirracista orienta-se para práticas pedagógicas que valorizam a pluralidade, promovem a equidade e combatem a discriminação racial. Considerando que o livro didático é frequentemente o principal material utilizado em sala de aula e como referência pelos professores junto aos estudantes, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de fomentar o letramento racial crítico por meio da reflexão sobre as relações étnico-raciais presentes nos livros.

Cultura, comemorações e tecnologia: estratégias inovadoras para o ensino de Inglês em escolas municipais
Língua Estrangeira

Este trabalho discute o uso de aspectos culturais, datas comemorativas e tecnologia como estratégias para o ensino de Inglês a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada em uma escola pública de Juiz de Fora/MG no primeiro trimestre de 2024. Embora o período de fim de ano coincida com férias escolares no Brasil, foi proposta uma tarefa semelhante às resoluções de Ano Novo para incentivar os alunos a se expressarem, o que ocorreu por meio de postagens no Padlet. Integrar cultura e sociedade ao ensino de Língua Estrangeira é fundamental, pois o idioma é uma prática social e a tecnologia enriquece o ensino.

Contribuições da monitoria de Biologia na formação dos alunos monitores em uma escola pública de Fortaleza/CE
Biologia e Biociências, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O ensino de Ciências alcança a alfabetização científica ao integrar teoria e prática; um exemplo dessa união é a monitoria acadêmica. O projeto de monitoria foi implementado na escola-campo e apresenta crescente demanda de interessados. Esta pesquisa analisa as contribuições da monitoria de Biologia na formação dos estudantes do Ensino Médio. Percebeu-se que as atividades de investigação e experimentação potencializaram a alfabetização científica e o rendimento acadêmico da maioria. Os monitores consideraram o projeto importante para a carreira científica e apresentaram mudanças em suas perspectivas sociais e profissionais.

A importância da música na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil
Psicologia, Sociologia, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Música

Ao abordar o tema da importância da música na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, procuramos demonstrar como é fundamental que a aprendizagem nessa fase seja realizada de maneira lúdica, dinâmica e satisfatória para as crianças. O interesse pela temática surgiu na disciplina Música e Educação do curso de licenciatura em Pedagogia. A partir dos estudos realizados, percebemos a relevância da música para a aprendizagem das crianças, o que despertou o interesse em pesquisar o assunto com enfoque na Educação Infantil, uma vez que esta desempenha papel significativo no desenvolvimento da criança.

Os recursos lúdicos e jogos no ensino e aprendizagem da Matemática
Matemática

Esta pesquisa é voltada para a diversificação das intervenções pedagógicas nas escolas, considerando a já existente deficiência no ensino de Matemática para crianças e adolescentes no sistema educacional brasileiro. Esse déficit acentuou-se durante a pandemia, pela dificuldade de manter o foco no conteúdo em ambiente virtual. Diversos autores defendem o uso de brincadeiras e elementos lúdicos como recurso para facilitar o ensino e a aprendizagem. Com base em pesquisas bibliográficas, este trabalho sustenta que o uso do lúdico pode ser especialmente eficaz no ensino da Matemática.