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As tecnologias digitais e a relação entre família e escola na Educação Infantil: uma revisão de literatura
Educação Infantil e Instituição EscolaEste estudo realiza uma verificação dos estudos atuais realizados no cenário educacional brasileiro que tratam do uso de tecnologias digitais para uma maior interação entre a escola e a família. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura em livros, artigos científicos e dissertações publicadas nos últimos cinco anos. A abordagem qualitativa mostrou que as discussões atuais a respeito da aplicação das tecnologias digitais para o estabelecimento de vínculo entre família e escola giram em torno de adaptações urgentes nas práticas de ensino da pandemia e nos desafios encontrados pela comunidade escolar para ter acesso aos meios necessários ao ensino remoto.
Reflexões sobre a construção de materiais didáticos adaptados para aulas de Matemática de estudantes com deficiência visual
Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalApresentamos reflexões de professoras que atuam no ensino de estudantes com deficiência visual na sala de aula regular e na sala de recursos multifuncionais. Objetiva-se discorrer a respeito dos procedimentos metodológicos adotados pelas profissionais em seu cotidiano, evidenciando-se as possibilidades e os desafios na produção dos materiais didáticos adaptados e como essas ferramentas podem potencializar o ensino da Matemática. Verifica-se que os materiais adaptados surgem como recursos didáticos promissores, pois possibilitam transportar a abstração de conceitos matemáticos.
Letramento linguístico: desenvolvendo competências essenciais na era da informação
Comunicação e Língua Portuguesa e LiteraturaO letramento linguístico é uma habilidade na sociedade contemporânea que vai além da simples leitura e escrita. Este artigo explorou suas diversas dimensões, incluindo funcionalidade, criticidade, digitalização e literatura. Destaca-se a importância do letramento na participação cidadã, na inclusão social e no empoderamento pessoal. Diante dos desafios, propõem-se estratégias como integração curricular, uso da tecnologia, promoção da leitura criativa e avaliação formativa. Investir no letramento linguístico é investir na formação de cidadãos críticos e comunicativos. Estratégias inovadoras moldam não apenas leitores proficientes, mas agentes de mudanças capazes de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e dinâmica.
Tipologias discursivas como ferramenta de avaliação no ensino de Ciências: um enfoque para o 8º ano
AvaliaçãoA comunicação entre estudantes e professores tem papel fundamental na construção do conhecimento no ambiente escolar. Este trabalho investiga, por meio de abordagem analítica fundamentada nas tipologias discursivas, o processo de elaboração de significados pelos estudantes durante uma sequência de aulas de Ciências no 8º ano do Ensino Fundamental, em que o professor assume papel de mediador dialógico e provocador de um ensino crítico, reflexivo e plural. Os resultados indicam que as organizações dissertativas caracterizam melhor compreensão do conteúdo quando comparadas às narrativas ou descrições.
As ciências na Educação Infantil: uma análise a partir de revisão da literatura
Educação Infantil e Política EducacionalA BNCC é o referencial documental mais recente destinado a orientar a Educação Básica brasileira e possui grande importância em termos de novas concepções que orientam a sua primeira etapa – a Educação Infantil, tendo como eixos estruturantes a interação e a brincadeira. A justificativa do tema da presente pesquisa se dá pela necessidade de entender melhor o ensino de Ciências na Educação Infantil, tomando por base uma revisão de literatura feita a partir de palavras-chave em três plataformas de relevância, como o Portal de Periódico da Capes; a Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).
As cartas reutilizadas pela mestra Chiquinha Leite em Três Barras/MG como fonte para o estudo do tropeirismo
História da EducaçãoFrancisca Leite Teixeira colocou sua escola no povoado de Três Barras/MG entre 1884 a 1901. De família de negociantes/tropeiros diamantinenses, reutilizou cartas de seus protetores e conhecidos para que seus alunos aprendessem as lições escolares. As cartas/exercícios sobreviveram ao tempo no Arquivo do Iphan do Serro/MG. Apresentamos algumas cartas, pertencentes ao comerciante Joaquim Casemiro Lages, demonstrando suas sociabilidades do século XIX no Norte de Minas ligadas ao mercado de tropas de Diamantina/MG. O resultado é um panorama das sociabilidades da mestra Chiquinha Leite e de Casemiro Lages e um perfil do tropeirismo mineiro.
Reflexões sobre a formação de professores e o currículo em tempos metamorfos: se faz sentir, faz sentido
Formação de ProfessoresEste estudo reflete sobre o currículo e a formação de professores a partir das contribuições de Deleuze e Guattari e os pressupostos do rizoma. A problemática parte da seguinte indagação: de que forma os princípios do rizoma oferecem aportes para pensar e criar outros olhares e fazeres pedagógicos referentes ao currículo e à formação de professores? Sinalizamos para princípios formativos baseados numa perspectiva inter e transdisciplinar como oportunidade para firmar fazeres pedagógicos capazes de reconhecer a interdependência entre os saberes, em expansão multidimensional, tal qual evidenciado pelos rizomas.
Repertório comunicativo para bebês surdos: como favorecer a interação e a aprendizagem?
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de ProfessoresA presente pesquisa surge em função do acompanhamento do crescente ingresso de bebês e crianças surdas nos Centros de Educação Infantil do Ensino Regular do Município de São Paulo (CEI). Buscamos compreender como ocorre o acolhimento de um bebê surdo no CEI e como as experiências pedagógicas são organizadas para a promoção do seu repertório comunicativo. O percurso metodológico é qualitativo e os resultados demonstraram que os docentes que acompanharam esse bebê ao longo da primeira etapa da Educação Básica não se sentem preparados para essa atuação.
A Interdisciplinaridade no Ensino de Biologia a partir da obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada”
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Sociologia, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaNeste trabalho apresentamos um relato de experiência acerca de questões étnico-raciais associadas ao ensino de Biologia, de acordo com a Lei n° 10.639/03. A atividade é vinculada ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá. A proposta consiste na estratégia interdisciplinar de ensino de Biologia a partir da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. O relato aborda diálogos étnico-raciais associados a dimensões científicas de conhecimentos biológicos, históricos, culturais e socioambientais presentes na obra.
Conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I: o uso do livro infantil e de jogos como metodologia
Matemática, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste relato de experiência foi realizado em uma escola municipal do Rio de Janeiro onde havia demandas de letramento matemático. Assim, foi proposta aos alunos dos anos iniciais uma sequência didática que integrasse os conceitos matemáticos de forma ativa e lúdica. O livro A Cesta de Dona Maricota foi utilizado como fio condutor para atividades envolvendo contagem de números naturais, cálculo de pesos e medidas e criação de uma trilha numérica. A sequência didática permitiu aos alunos vivenciar os conceitos trabalhados, que se tornaram sistematizados, possibilitando alcançar os objetivos pedagógicos e fomentar novas hipóteses de ensino.