Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Educação Física: planejamento e propostas de aulas para o Ensino Fundamental baseadas nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais
Formação de Professores e Educação Física

A disciplina de Educação Física, na escola, permite que sejam trabalhados os diversos temas transversais definidos pelos PCN. Este artigo apresenta várias sugestões de atividades e planejamentos de aulas para aplicar esses objetivos, permitindo melhorar a cidadania e a participação dos alunos.

A construção de maquetes físicas como recurso didático para o ensino de projeto arquitetônico na educação profissional técnica de nível médio
Avaliação, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

O objetivo deste trabalho é analisar a construção de maquetes físicas de edificações como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico em um curso técnico de Edificações na modalidade Integrado ao Ensino Médio de uma escola da rede federal de ensino. Busca-se um melhor aprendizado para os alunos, estimulando sua criatividade e seu interesse pelo conteúdo por meio de uma adequação das aulas, considerando a identificação dos estilos de aprendizagem. Como a construção da maquete favoreceria os estilos preferenciais dos estudantes, definiram-se algumas diretrizes para que os alunos se desenvolvessem em todas as dimensões. Ao final da atividade, parte significativa dos alunos que experimentaram essa abordagem atestou a sensação de ter a compreensão das aulas melhorada em função do desenvolvimento da maquete física e do ensino direcionado, recomendando a atividade para as próximas turmas.

O ensino da produção de textos escritos na Educação Básica: relato de uma prática com o gênero charge
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O trabalho com a produção de gêneros discursivos – escritos e multimodais – é extremamente relevante para a formação dos alunos, uma vez que contribui para a ampliação dos seus graus de letramento e de multiletramento. Contudo, antes de iniciar um trabalho de produção de textos, é preciso realizar atividades voltadas a familiarizar os alunos com as características sociocomunicativas do gênero que será produzido.

Linguagens, códigos e suas tecnologias: a abordagem da Língua Portuguesa no Enem
Língua Portuguesa e Literatura

Esta pesquisa busca fazer uma análise crítica acerca da abordagem da disciplina de Língua Portuguesa nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem, das últimas edições (2015 a 2018). O estudo foi desenvolvido diante da necessidade de ampliar a interpretação acerca da forma com que as questões de linguagem são abordadas, realçando um contraste teórico entre o que comumente é ensinado nas escolas do Brasil com as exigências práticas do referido exame. Nosso aporte teórico é composto pelas contribuições de autores e estudiosos da área da educação. A metodologia apoia-se nas concepções de pesquisa qualitativa com vistas à revisão bibliográfica. O estudo abre espaço à interpretação das mais variadas abordagens da Língua Portuguesa em provas do Enem de modo a evidenciar traços característicos de suas abordagens e indicar a ênfase que professores de Língua Portuguesa necessitam dar em suas aulas, preparando o alunado com perspectivas plausíveis e concretas, de modo que professores e alunos possam traçar planos de aula e estudos coerentes com o que realmente é cobrado.

Linguagem coloquial e culta na língua portuguesa: onde e quando o "pobrema" não é problema
Língua Portuguesa e Literatura

O presente estudo engloba uma discussão acerca das variações linguísticas da língua portuguesa e apreciações de distintas áreas do conhecimento, como a Linguística e a Gramática. Diante do cenário de impasses comunicativos, a produção aqui desenvolvida destaca o objetivo de contrastar e evidenciar situações de ocorrência dessas variantes e sua interpretação pela norma culta oficial. O estudo justifica-se pela necessidade de inibir situação de exclusão por meio da expressão oral, bem como a superficial imposição do certo e do errado na língua pelas adequações e desproporções da prática linguística legítima. Como base ao estudo, contamos com as contribuições de autores representativos. Foi feita uma revisão bibliográfica de produções especificamente adequadas à temática investigada. Busca-se apresentar um panorama acerca das principais definições e apreciações da fala que expressam a formação linguística dos indivíduos e identificam origens, ressaltando a função da transmissão da informação de forma recíproca, clara e objetiva.

Da ideia à culminância: a importância dos processos pedagógicos
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

A prática de realização de trabalhos de projetos com apresentações finais festivas não pode prescindir da atenção e cuidado com as diversas etapas de produção e preparação das atividades de culminância, pois é a melhor forma de orientar as ações dos alunos e dar a eles trilhas, e não trilhos para caminhar rumo ao conhecimento.

História da leitura
Língua Portuguesa e Literatura

Esta resenha aborda um artigo de Steven Roger Fischer que analisa o início dos povos grafos, suas transformações na Antiguidade e a importância da leitura e da escrita na atualidade.

A escrita mecânica e padrão do Enem: um panorama com base no atual ensino de redação no Ensino Médio
Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

A redação ganhou muita importância na formulação e realização do Enem, pois possibilita o alcance de notas altas que podem significar o ingresso no curso superior desejado. Entretanto, esse modelo faz com que sejam criadas estratégias para mecanizar as informações a serem utilizadas na prova, perdendo o aspecto criativo dos jovens.

Reflexões sobre a arte de contar histórias
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo, fundamentado em pesquisa bibliográfica e prática docente em sala de leitura da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, propõe algumas reflexões sobre a arte de contar histórias, levando em conta sua importância histórica e cultural. A despeito da desvalorização da narrativa oral, especialmente diante dos avanços científicos e tecnológicos que dominam a sociedade contemporânea, a palavra permanece como elemento primordial da condição humana. Este trabalho destaca a importância de contar histórias no contexto escolar como estratégia na mediação de leitura literária, contribuindo para a formação de leitores.

Sequência didática em aulas de Língua Inglesa: uma abordagem no 7º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

O presente artigo almeja apresentar os pressupostos teóricos que constituem a proposta de sequência didática em meio educacional e sua contribuição em aulas de língua inglesa. Nossos objetivos concentram-se em demonstrar as contribuições significativas da aplicação de novas abordagens metodológicas na promoção do ensino da língua inglesa de forma significativa. Diversos autores tratam da relevância da SD no auxílio à prática pedagógica. Nossa abordagem metodológica lançou mão de pesquisa qualitativa com vistas à investigação de estudo de caso. O estudo é fruto da parceria entre coordenação escolar, docente e discente em prol do melhor desempenho da proposta metodológica.